Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

19/08/2013

Educadores discutem os dez anos da Lei 10639/03


O Encontro abriu espaço para exposições e discussões de interesse dos movimentos e entidades atendidas pela abrangência da lei
10639/03.

De 15 a 17 de agosto aconteceu em Toledo o X Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial do Paraná (Fpeder). O tema escolhido para o fórum foi os “Dez anos da Lei 10639/03, perspectivas e desafios em sua implementação na educação escolar do Paraná”. Os participantes puderam debater os avanços, os limites, as dificuldades e as perspectivas nos dez anos de vigência da Lei.

Marcaram presença no evento a Diretora do Departamento de Diversidade da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – DED/SEED, professora Marli Peron, o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, professor Léo Inácio Anschau, o vice-prefeito de Toledo, Adelar Pelanka Holsbach, a Secretária de Educação do Município de Toledo, Tânia Elisete de Grandi, além das autoridades Políticas, Sociais, Religiosas e representantes dos diversos setores e entidades participantes do Fpeder.

O Encontro foi marcado por apresentações culturais de alunos dos Colégios Estaduais e Municipais de Toledo e por acalorados e emocionantes depoimentos dos integrantes dos movimentos e entidades que discutem a implementação da Lei.

Palestrantes e autoridades civis, sociais e religiosas apresentaram os anseios e as lutas pelo respeito às minorias e pela implementação de políticas educacionais para a valorização da cultura Africana e Afro-brasileira, Indígena e Cultura Cigana.


Alunos fizeram apresentações culturais lembrando a importância das várias culturas para formação da nossa "brasilidade".

Uma das políticas da Secretaria de Estado da Educação para fomentar os debates e a busca de ações afirmativas é a formação das Equipes Multidisciplinares nas escolas, destacou a Diretora do DED/SEED, na abertura do Encontro. Ela lembrou o compromisso da Secretaria em acolher a todos. “Queremos manter o diálogo com todos os movimentos, e esse Encontro é fundamental para isso”, disse.

Na ocasião, o Chefe do Núcleo Regional de Educação, Professor Léo Inácio Anschau, destacou a importância da participação dos educadores nesse processo. “Precisamos formar cidadãos que tenham condições de construir um futuro melhor para todos”, ressaltou.


Representantes avaliaram os dez anos de vigência da lei e apresentaram questões que precisam ser abordadas para sua efetiva implementação.

Objetivos
A palestra da manhã de sexta, 16, ficou a cargo do Professor Doutor Eduardo de Oliveira ("Duda"), filósofo, pesquisador e especialista em História Afro-brasileira e Africa da Universidade Federal da Bahia. Duda também é representante do Movimento Negro e atuou junto ao MEC nas discussões sobre a educação para a diversidade.

A Coordenadora da Educação das Relações da Diversidade Étnico-Racial da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED, Edna Aparecida Coqueiro, comenta que a décima edição do Fórum teve, também, o objetivo de avaliar os dez anos da implementação da Lei 10639/03, que inseriu no Currículo escolar a questão da História Afro-brasileira e Africana. “O encontro buscou fazer, ao mesmo tempo, uma celebração dos 10 anos e uma avaliação da implementação dessa Lei”, lembrou.

Já o período da tarde foi reservado para oficinas sobre temas relativos à cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. No sábado foi realizado Plenária (pela manhá) e sistematização dos assuntos para elaboração de documento com objetivo de orientar políticas públicas e educacionais para o trabalho das relações étnico-raciais.

Os Encontros Anuais do Fórum são realizados desde 2004 e o último foi em Maringá no ano passado, que teve como tema "As Relações Raciais no Trato Pedagógico da Diversidade, Visando uma Escola com Educação Cidadã”.

Saiba mais...

Confira Galeria de Imagens

Veja como foi a Programação do Encontro


Ouça Depoimentos de autoridades e participantes do Evento:

Depoimento da Coordenadora da Educação das Relações da Diversidade Etnico-Racial da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED, Edna Aparecida Coqueiro;

Áudio 1: http://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/File/toledo/site_antigo/Assessoria/X_Forum_Etnico_Racial.mp3

Áudio 2 : http://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/File/toledo/site_antigo/Assessoria/X_Forum_Etnico_Racial2.mp3

 

Clique no Link a Seguir e Escolha qual Depoimento deseja ouvir..

https://drive.google.com/folderview?id=0BzT0YqBrjVRBTTctOUJEZ0pucVE&usp=sharing

  • Dois Depoimentos do Professor Doutor Eduardo de Oliveira ("Duda"), professor e pesquisador na Universidade Federal da Bahia e representante do Movimento Negro. 
  • Três Depoimentos da Diretora do Departamento da Diversidade - DED, professora Marli Peron:
  • Depoimento da Professora Sandra, de Educação Física, participante do evento:
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.