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NRE Toledo

09/08/2013

II Seminário Integrador PDE - Turma 2013

Durante os dias 08 e 09 de agosto, 61 professores do Núcleo Regional de Educação de Toledo que cursam o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, participaram do II Seminário Integrador PDE - Turma 2013. A formação ocorreu nas dependências da Fasul, em Toledo, e contou com a presença do chefe do NRE, professor Léo Inácio Anschau, da Coordenadora do PDE no NRE, Alice Maria Bohnen e do Assessor Pedagógico da CRTE/PDE, professor Vanderlei Lavaqui.


61 Professores PDE participaram do II Seminário Integrador

Nestes dois dias os “professores-alunos” tiveram a oportunidade de participar de Mini cursos sobre Produção Didático-pedagógica, Implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola e Direitos Autorais, além de receberem orientações sobre a elaboração do Artigo Final e uso das plataformas do Grupo de Trabalho em Rede (GTR) e do SACIR, que é o Sistema de Acompanhamento das Atividades desenvolvidas pelos professores PDE.

O chefe do NRE Toledo, professor Léo Inácio Anschau, destaca que o PDE é um dos maiores e melhores programas de capacitação de professores em todo o Brasil. “Esses 61 professores que estão aqui hoje se juntam a outros 1800 profissionais em todo o Paraná. Nós temos nesse momento, em todo o Estado, em torno de 2000 professores que estão liberados de suas atividades para fazer a sua formação”, lembrou.

Ele explica ainda que o Programa é, na verdade, uma pós-graduação, um mestrado ofertado e para os professores públicos do Estado do Paraná. “É um Programa desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação – SEED, dando a oportunidade para esses profissionais de retornarem aos bancos escolares, durante dois anos”.

O chefe do NRE comentou também sobre a importância de ofertar essa capacitação aos professores. “Nós precisamos preparar bem os nossos profissionais da educação. A educação ainda tem um grande caminho a percorrer em termos da qualidade e da implementação de ações pedagógicas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Esse é um grande processo de aperfeiçoamento na parte pedagógica, na parte de ensino e profissionalização, e na formação de bons professores atuando na nossa Rede Pública Estadual de Educação”, disse.


Professora Alice Maria Bohnen, coordenadora do PDE no NRE orientou sobre os encaminhamento das próximas etapas do Programa.

Atividades

No segundo seminário integrador foram trabalhados com os professores PDE os três últimos períodos que antecedem a conclusão das atividades. “Eles fizeram o primeiro período do PDE, de fevereiro até julho e terão ainda mais um período pela frente (neste ano), sendo que em 2014 terão mais dois períodos”, explica Alice Maria Bohnen, coordenadora do PDE no NRE.

Por ora, os professores estão elaborando a produção didático pedagógica que será implementada na escola no primeiro semestre de 2014. O professor identifica um problema em sua escola e propõe uma solução. Para isso, ele traz como referência os cursos que fez na Universidade (dois cursos de 64 horas), encontros de orientação, cursos de inserção acadêmica e seminários realizados. Com essa bagagem e com sua experiência de escola, irá elaborar o material e, no ano que vem, volta para a escola para pôr em pratica seu planejamento.

“Chamamos esse processo de práxis pedagógica. É o professor sair de sua realidade escolar e ir para a Universidade, quando encontra uma carga horária de aprofundamento teórico, aliado a um longo tempo de reflexão, pesquisa, elaboração. A partir desse aprofundamento teórico, ele elabora o seu material e volta para a escola, para a sua realidade com uma nova proposta. A práxis pedagógica é a ação com reflexão, o professor agindo na escola, tendo passado por todo esse processo de reflexão da sua realidade”, explica Alice.

Para o segundo semestre de 2014 o trabalho será a elaboração de um artigo, analisando essa experiência do PDE e os resultados alcançados.

Mais qualidade
O professor de História Luis Cameran acredita que esse período irá contribuir para a melhoria na qualidade do ensino. “Cada um tem um projeto de curso dentro da sua área específica de conhecimento e tenho certeza que a reflexão sobre esse objeto de estudo vai contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da disciplina de cada professor”, diz.

Ele relata que fez vários estudos sobre a questão agrária e considera importante debater essa temática. “É daí que vem o nosso sustento. Nesse espaço se produz alimento, vida e conhecimento. A sociedade tem se modernizado a passos largos e a escola e a universidade tem que acompanhar essa mudança, essa evolução” e completa, “a melhoria da qualidade do ensino e dos sistemas de comunicação e de tecnologias tem que inserir, em primeiro lugar, as pessoas”.

Segundo Cameran, essa etapa de parada para reflexão faz com que os professores voltem à sala de aula com outro olhar sobre a educação pública. “Nós deixamos de ser professores e voltamos a ser alunos. É uma oportunidade riquíssima de “re-ver” muitos conteúdos que já foram vistos, reavaliar o trabalho em sala de aula e construir alternativas pedagógicas para que a gente possa melhorar, em primeiro lugar, o nosso trabalho em sala de aula a fim de oferecer um trabalho diferenciado para o estudante, que é o alvo principal do nosso trabalho”.

O que é o Seminário Integrador?
O II Seminário Integrador é parte constituinte do Plano Integrado de Formação Continuada do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, previsto para o início do segundo período. Assim, este tem por finalidade a reflexão e a discussão junto aos Professores PDE, sobre as Orientações teórico-metodológicas para desenvolvimento do Plano Integrado de Formação Continuada do PDE: Produção Didático-Pedagógica, Implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica, Direitos Autorais, Artigo Final, Grupo de Trabalho em Rede/GTR e Sistema de Acompanhamento e Integração em Rede/SACIR.

O principal objetivo é apresentar aos professores PDE orientações para elaboração das produções e implementação das atividades que serão realizadas no decorrer do Programa, além de subsidio para elaboração da Produção Didático-pedagógica, discussão de aspectos conceituais e operacionais para Implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica na escola e orientação para produção do Artigo Final.

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