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NRE Toledo

08/08/2013

Plano de Atendimento Descentralizado - NRE inicia cronograma de visitas às escolas

Ontem, 07 de agosto, o Núcleo Regional de Educação de Toledo iniciou as visitas do Plano de Ação Descentralizado – PAD, proposto pela Secretaria de Estado de Educação - SEED. O Plano prevê que uma equipe de técnicos do NRE faça visitas regulares de acompanhamento às escolas a fim de desenvolver, a partir dos diagnósticos e indicadores de resultados estaduais, ações para a melhoria da qualidade do ensino da educação pública e diminuição das taxas de abandono, reprovação, aprovação por conselho de classe e evasão.

Professor Léo Inácio Anschau, chefe do NRE Toledo e Rosana Ossucci, coordenadora da Equipe Pedagógica, apresentaram aos presentes o objetivo das visitas pedagógicas.

Para apresentar os objetivos e a forma como será desenvolvida a atividade, a equipe do NRE reuniu na terça-feira 06, nas dependências do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco em Toledo, a direção e um representante da equipe pedagógica dos Estabelecimentos de Ensino que irão receber, nesse primeiro momento, a visita dos técnicos do NRE. “Estaremos indo até 22 escolas indicadas pela SEED para o início das atividades de acompanhamento pedagógico. Para cada escola/colégio, foi indicado um técnico do NRE que ficará responsável por realizar esse trabalho de apoio. Na medida em que vamos avançando, iremos atendendo as outras escolas”, explicou Rosana Ossucci, coordenadora da Equipe Pedagógica do NRE.

Realidade Escolar
Cada escola tem uma característica própria e atende um público que é diferente em outras Unidades de Ensino. “Temos escolas que atendem somente Ensino Médio, outras com perfil mais agrário ou urbano; são realidades diferentes e cada escola está inserida neste meio social. Além da realidade dos alunos, temos a questão do entorno da escola e da forma de organização social a qual esta escola atende”, lembrou o chefe do NRE, Professor Léo Inácio Anschau.

Por isso, não há como levar uma “fórmula” para solucionar as dificuldades e carências da escola, sendo necessário um trabalho conjunto, a partir da realidade escolar local. “Queremos conversar sobre os sucessos e dificuldades apresentadas e buscar um caminho onde a gente possa desenvolver um trabalho conjunto entre os técnicos do NRE, direção, coordenação, professores e comunidade escolar, sempre pensando em melhorar cada vez mais a qualidade de nosso ensino”, ressaltou.

O Colégio Estadual São Pedro, em São Pedro do Iguaçu, faz parte do primeiro grupo atendido pelo PAD. Claudinei Lós, que é diretor do Estabelecimento, acredita que essa atividade irá contribuir para a qualidade da educação. “Todo trabalho em equipe para melhorar a educação é importante. Nós educadores temos uma missão muito grande e individualmente é mais complicado”, comenta. Ele afirma que o trabalho em conjunto como o NRE vai ser de grande valia. “Agora vamos analisar como vai ser o trabalho no colégio para montarmos um trabalho mais concreto. Junto com a comunidade escolar podemos agir em conjunto, nesse sentido poderemos avançar bastante, em prol da educação”, completa.


Diretora de Infraestrutura e Logística da SEED, Márcia Cristina Stolarski e Coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Andreia Bruginski, aproveitaram para fazer uma visita aos diretores e pedagogos, presentes na reunião.

Melhorias
Durante a reunião da terça, os diretores e pedagogos receberam a visita da Diretora de Infraestrutura e Logística, Márcia Cristina Stolarski e da Coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Andreia Bruginski, que passavam por Toledo para ministrar um curso aos servidores municipais.

Márcia trouxe informações sobre os avanços no Sistema de Transporte Escolar e o aumento no orçamento, que chegou a 90 milhões em 2013. Também foram apresentados alguns investimentos em mobiliário e renovação dos conjuntos escolares.

Sobre a Alimentação Escolar, foi destaque o aumento da oferta de 37 itens de Alimentação Escolar na Demanda Reprimida e a inserção de novos itens na pauta de Alimentação Escolar, entre eles, a oferta de carnes congeladas e filé de tilápia, que devem chegar às escolas da Rede Estadual já no segundo semestre deste ano, além da possibilidade do Estado oferecer Nutricionista para acompanhar a Merenda Escolar nos NRE, até 2014.

Andreia também apresentou o Projeto Educando com Horta e a Gastronomia no Paraná, que busca orientar sobre hábitos e boas práticas de manipulação de alimentos e destacou que 91% dos estabelecimentos da Rede Estadual de Educação já são atendidos com alimentos orgânicos, através do Programa de Agricultura Familiar.

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Plano de Atendimento Descentralizado - PAD

PAD - Objetivos

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