Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

05/08/2013

Equipe do NRE planeja ações para o segundo semestre

A fim de organizar e planejar o trabalho de acompanhamento e assessoria pedagógica às escolas e colégios dos 16 municípios que compõem o Núcleo Regional de Educação de Toledo – NRE, os servidores/técnicos estiveram reunidos, nos dias 31 de julho e 01 de agosto, nas dependências da Unioeste, para a Semana Pedagógica do NRE.


Equipes irão visitar e acompanhar escolas do NRE.

O objetivo principal foi analisar e debater a realidade escolar na área de abrangência do NRE, além de organizar e sistematizar o plano de ação para o segundo semestre de 2013, em especial, o cronograma de atendimento e acompanhamento pedagógico às escolas.

Como ponto de partida, foram conhecidos e analisados alguns índices e dados sobre a situação educacional da região oeste do Paraná. “Pudemos perceber, a partir da análise dos índices que estão sendo apresentados pelos institutos, como o IDH e a Avaliação Externa do Paraná – SAEP, além de índices avaliativos do Governo Federal, como IDEB, a importância de ter um planejamento, em nível regional, a fim de realizar um trabalho integrado, coeso e de responsabilidade. Ficamos felizes com os avanços que nós tivemos na educação na última década, mas precisamos continuar avançando”, comentou o chefe do NRE, professor Léo Inácio Anschau.

Avançar no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, melhorar os resultados que serão levantados nesse ano é o ponto fundamental do trabalho a ser desenvolvido no segundo semestre de 2013. “Queremos planejar, juntamente com os diretores, pedagogos e professores, e com cada instituição do NRE, um ambiente propício para o desenvolvimento da educação e para o planejamento de ações positivas em favor da educação do Paraná”, explica o chefe do NRE.

Planejamentos
De acordo com a professora Rosana Ossucci, coordenadora da equipe pedagógica, a Semana Pedagógica do NRE é uma oportunidade para a discussão e retomada dos trabalhos e um momento de parada para rever o planejamento do trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas. “Durante esses dois dias, toda a equipe trabalhou em cima do questionário (anexo 4) que as escolas responderam na Semana Pedagógica de fevereiro, que é o Plano de Ação da escola, e feito uma discussão para ver o que a escola já realizou, quais foram os resultados obtidos e quais as dificuldades enfrentadas”, explica.

O professor José Adailton Dechechi, que coordena a disciplina de Matemática, comenta que o encontro propiciou aos servidores e técnicos exporem como estão sendo desenvolvidos os trabalhos, em cada setor, em prol da melhoria do processo de ensino e aprendizagem, “integrando o trabalho entre os setores e, juntos, buscando ações e alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem para os nossos alunos, em cada uma das escolas do nosso NRE”.


Durante os debates, cada técnico pode refletir e colaborar para a busca de estratégias de apoio às escolas.

Acompanhamento
A partir da análise desses dados durante a Semana Pedagógica e do Plano de Ação Descentralizado – PAD, proposto pela Secretaria de Estado da Educação - SEED, será desenvolvido um trabalho de atendimento e acompanhamento periódico às escolas, buscando alternativas com relação às dificuldades no processo de ensino e aprendizagem e aos principais problemas identificados em relação aos índices de aprovação por Conselho de Classe, abandono e reprovação escolar. “Será uma conversa, junto com a escola, um trabalho de apoio, buscando propostas e alternativas e socializando experiências positivas de outras escolas”, comenta a coordenadora pedagógica do NRE.

Avaliações externas
Durante o segundo semestre irão acontecer as provas do SAEP e do Enem, em outubro, e a Prova Brasil, em novembro. A orientação é que as escolas motivem os estudantes e a comunidade escolar e se preparem para as avaliações, mostrando a importância das avaliações externas para o aprimoramento do processo educativo.

Ouça o áudio, veiculado pela Mundial Fm, no dia 05/08/13
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.