Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

26/07/2013

Semana Pedagógica de Julho - Escolas e Colégios do NRE discutem realidade escolar

Hoje (26), é o último dia da Semana Pedagógica nas escolas e colégios da Rede Pública Estadual. Desde ontem, os educadores refletiram sobre seu cotidiano, trocaram experiências e discutiram os sucessos e dificuldades enfrentadas pela escola, pensando em alternativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. 

No Núcleo Regional de Educação de Toledo, mais de 2.200 profissionais participaram da Semana Pedagógica em dois momentos do ano, em fevereiro, quando do início das atividades letivas e agora, no retorno do recesso de julho. 


Escolas e Colégios reuniram educadores para discutir a realidade escolar e planejar o segundo semestre de 2013.

A atividade faz parte do Calendário Escolar das Escolas do Paraná e proporciona um momento de diálogo entre professores, agentes educacionais, equipe pedagógica e direção escolar, oportunizando a análise do trabalho desenvolvido no primeiro semestre, bem como o estabelecimento de metas para o segundo semestre. 

Segundo o chefe do NRE Toledo, Léo Inácio Anschau, a Semana Pedagógica de julho é oportunidade para os educadores refletirem, também, sobre os números apresentados na avaliação externa do Estado do Paraná - SAEP, referentes à sua escola e sobre os dados que foram repassados sobre a educação no Estado do Paraná. “É importante a reflexão, por parte de toda a comunidade escolar, no sentido de motivar nossos estudantes a fim de aprimorarmos nossos resultados nos sistemas de avaliação externa. 

Durante o segundo semestre haverá algumas avaliações externas (Prova Brasil, ENEM, Olimpíada Brasileira de Matemática, prova do SAEP); os alunos estão em contato permanente com essas formas de avaliação e, de certa forma, passam a produzir os dados de cada uma de nossas unidades escolares. A Semana Pedagógica é um momento importante, democrático e proporciona momentos de reflexão sobre como melhorar cada vez mais o ensino em cada uma de nossas escolas”, completa. 

Rosana Ossucci, coordenadora da equipe pedagógica do NRE, explica que foram feitas reuniões com todos os diretores, durante todo o mês de maio e junho, com presença do chefe do NRE, coordenação pedagógica e coordenação das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, a fim de dar orientações sobre a interpretação desses resultados, como foram formulados e de que forma podem contribuir como a melhora do trabalho pedagógico escolar. “As escolas foram orientadas a dar ênfase a esse tema durante a capacitação, pois, dentro desses índices estão o plano de ação da escola, o processo de ensino e aprendizagem e o rendimento escolar dos alunos”. 


A Semana Pedagógica reuniu mais de 2200 educadores. em todo o NRE Toledo.

Temáticas 
Os temas da Semana Pedagógica deste 2º semestre foram preparados pela própria escola. “A Escola teve autonomia para delinear os temas a serem trabalhados, buscando a retomada e a continuidade dos trabalhos desenvolvidos na Semana Pedagógica de Fevereiro, dando andamento ao Plano de Ação que a escola apresentou no início desse ano”, explica Rosana. 

As escolas organizaram atividades a partir de temas pertinentes ao seu dia a dia, sendo trabalhados, tanto por integrantes da rede, quanto por convidados e palestrantes de outras entidades e segmentos sociais. 

Algumas atividades
No Colégio Estadual do Campo São Roque, em Santa Helena, foram desenvolvidas várias oficinas com a participação de 3 escolas: Colégio Estadual do Campo Santos Dumont, Escola Estadual do Campo São Miguel e Colégio Estadual do Campo São Roque, sendo que, durante o dia 25/07 e no dia 26/07 no período da tarde, as atividades foram desenvolvidas em conjunto, e no dia 26/07, no período da manhã, cada colégio realizou uma reunião interna.

No CE São Roque foram as atividades desenvolvida foram: no dia 25, pela manhã, o agente educacional I, Antonio Marcos da Silva, trabalhou a oficina de multimeios com um grupo de professores e Agentes Educacionais I, enquanto os Agentes Educacionais II faziam a mesma oficina com o Agente Educacional, Alex. 

Já a oficina de Educação Especial foi ministrada pela professora Gilvane P. Guidolin e Maria Helena, da equipe do NRE, abordando temas relacionados a Educação Especial, inclusão, Sala de Recursos, Sala de Apoio e adaptação curricular. No período vespertino, as professoras Rosana Ossucci e Renice, da Equipe da Educação Básica do NRE, ministraram a oficina de Avaliação e Conselho de Classe. 
 
No dia de hoje, 26, foram desenvolvidas reuniões internas (por colégios), com os professores e funcionários, abordando temas de assuntos gerais e análise das avaliações externas do colégio nos últimos anos (Prova Brasil, Ideb, Saep, Enem, Obmep, OLP) e planejamento e organização de materiais para o segundo semestre. À tarde foi reservada para a escolha do Livro Didático do Ensino Fundamental para os anos de 2014/2016, além de palestra com o Instituto Pais e Filhos, sobre “Os entornos da escola”.

No CE Ildo José Fritzen, em Entre Rios do Oeste, foram trabalhados os temas: A sala de Recursos: diversidade e inclusão escolar; Avaliações Externas, com ênfase nos resultados do SAEP; A importância do pré-conselho, diante da busca de sanar as dificuldades de aprendizado; Avaliação interna do processo ensino-aprendizagem e reorganização das metas/trabalhos a serem desenvolvidos no segundo semestre.
A Professora Pedagoga Daniela Inês Oberger, representando a equipe escolar, relata importância desse momento. “Ao avaliarmos estes dois dias de reflexão e formação continuada, consideramos que o trabalho realizado é de grande valia, e as metodologias serão readequadas a fim do aprimoramento do processo de aprendizagem escolar desta instituição”. 

Já o Colégio Estadual Barão do Rio Branco de Palotina, trouxe, no dia 26, pela manhã, o Professor Augusto César Piovesan, que tratou sobre o tema “Saúde e Qualidade de Vida”, abordando questões sobre Alimentação e Hábitos Saudáveis, Saúde Vocal, Tabagismo, Alcoolismo, Câncer, Atividades Físicas e Laborais. No período da tarde, a Psicóloga Solange Sanches falou sobre as Dificuldades de Aprendizagem, abordando os problemas De e Na Aprendizagem, Distúrbios e Questões Pedagógicas.
“Os temas não visaram apenas os cuidados pessoais dos educadores, mas houve contextualização com as práticas pedagógicas”, explica Nelsi Gris, diretora do Estabelecimento. 


Os Estabelecimentos de Ensino tiveram autonomia para escolher quais as prioridades a serem trabalhadas.


Volta às aulas
Na próxima segunda-feira, 29 de julho, mais de 36 mil alunos voltam as aulas no Núcleo Regional de Educação de Toledo, no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissional, e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. O segundo semestre letivo segue até o dia 19 de dezembro. 

CONFIRA FOTOS DA SEMANA PEDAGÓGICA EM ALGUNS COLÉGIOS DO NRE, CLICANDO AQUI.

Ouça o Áudio da Notícia, produzido pela Mundial FM de Toledo

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.