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Núcleo Regional de Educação de Toledo

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NRE Toledo

10/07/2013

Reuniões Técnico-pedagógicas sobre Sistemas de Avaliação Externas

O Núcleo Regional de Educação de Toledo – NRE realizou, entre os dias 28 de junho e 08 de julho, reuniões técnico-pedagógicas para tratar de assuntos referentes aos Sistemas Nacionais e Estaduais de Avaliações Externas: Prova Brasil, Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), índices de evasão, repetência e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 



As reuniões foram realizadas por polos e atendeu às equipes gestora e pedagógica das 99 escolas e colégios dos 16 municípios da área de abrangência do NRE. Um dos principais objetivos foi tratar sobre a importância das avaliações externas e o fomento de iniciativas a serem realizadas nos estabelecimentos avaliados a partir destes resultados. 

O chefe do NRE, Léo Inácio Anschau, ao falar com os presentes em Toledo, comentou sobre a importância de conhecer os índices levantados. “É importante conversarmos sobre esses índices. Quando falamos em avaliação externa, algumas pessoas ainda se assustam e é necessário um grande trabalho no sentido de quebrar essa barreira”, comentou. 

Segundo Anschau, a educação pode ser comparada com o trabalho do médico, que passa orientações a partir de um bom diagnóstico. “Nós podemos tomar algumas iniciativas pedagógicas a partir do momento que sabemos onde estão as nossas dificuldades, onde podemos melhorar, quais são as falhas. Por isso esse trabalho deve ser conjunto. Professores, pais, alunos, escola, NRE, enfim, todos precisam pensar sobre esses resultados e, juntos, fazer um trabalho no sentido de superar algumas dificuldades”.

Avaliações
Participam da Prova Brasil todos os estudantes da rede pública, matriculados no 5º e no 9º anos do Ensino Fundamental, em escolas com no mínimo 20 alunos de cada turma. Já o exame do SAEB é feito por amostragem e aplicado para alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª ano do Ensino Ensino Médio. Os exames da Prova Brasil e SAEB são bienais e avaliam a proficiência em Matemática, com foco na Resolução de Problemas, e Língua Portuguesa, com foco na Leitura.

Prova Brasil/SAEB/IDEB
Implantado em 2005, o exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, em parceria com as redes estaduais e municipais de educação. A Prova Brasil e o SAEB constituem a base para a definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. 

Por sua vez, o IDEB combina os indicadores de rendimento escolar (taxa de aprovação), bem como o desempenho dos estudantes, na avaliação do Saeb e Prova Brasil. A Prova Brasil é utilizada para o cálculo do IDEB de municípios e de escolas da rede pública e o SAEB subsidia o cálculo do IDEB dos estados e do IDEB nacional.

Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEP

Por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná – SAEP podemos obter informações sobre o desempenho escolar (testes) e dos fatores que se associam a esse desempenho (questionários), possibilitando o monitoramento e a formulação de políticas educacionais mais focalizadas para cada um dos ciclos. 

A Secretaria de Estado da Educação pretende subsidiar cada unidade escolar com informações sobre o desempenho de seus alunos, possibilitando a definição de ações específicas em cada escola.

O SAEP não tem a finalidade de comparar escolas ou fazer ranking, mas apontar áreas que necessitam de um trabalho diferenciado. “O mais importante, neste momento, é garantir que o resultado destas avaliações, pelo caráter investigativo e diagnóstico que possui, sirva de suporte empírico e instrumento pedagógico. Todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem precisam identificar-se com os resultados da escola. E, ainda, as avaliações internas precisam aproximar-se das avaliações externas no que se refere aos conteúdos estruturantes e básicos, bem como na contextualização das questões”, explica Sandra Mara Nogueira, coordenadora de Língua Portuguesa no NRE.

A primeira edição das avaliações do SAEP foi feita em novembro de 2012, avaliando alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ou 4º ano do Ensino Médio (cursos técnicos). A segunda edição ocorreu em abril de 2013, avaliando alunos do 6° ano do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio e Profissional – Integrado.

Mais Informações podem ser obtidas através do material trabalho nas reuniões. Clique aqui 

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