Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

11/06/2013

NRE Toledo inicia o Formação em Ação

O Núcleo Regional de Educação de Toledo iniciou, nesta terça (11), a primeira etapa do Formação em Ação 2013. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação – SEED, através dos NREs e tem carga horária de 16 horas, dividida em duas etapas distintas de 8 horas, uma em cada semestre. Nesta primeira etapa, o evento acontecerá em três municípios pólos, sendo o primeiro Palotina, que acolheu educadores dos municípios de Guaíra, Terra Roxa, Palotina e Maripá.

Os próximos encontros serão nos pólos de Toledo, na quinta-feira (13), e de Marechal Cândido Rondon, na próxima segunda, dia 17. Estão inscritos, nos três pólos, 3790 educadores, entre professores, pedagogos e agentes educacionais. No pólo de Palotina, a previsão era de reunir 917 pessoas, sendo 616 nas oficinas para professores, pedagogos e diretores, e 301 nas oficinas para agentes educacionais I e II.


Professores participaram de momento coletivo no período matutino.

Formação Continuada


O Formação em ação oportuniza, a todos os profissionais da Educação do Estado do Paraná, o direito à formação continuada, proporcionando momentos de reflexão e debate sobre temas pertinentes ao âmbito escolar e ao processo de ensino e aprendizagem, e objetiva orientar para os trabalhos e ações que são desenvolvidas nas escolas.

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Léo Inácio Anschau, comenta que a atividade “é oportunidade de uma parada nas atividades da escola para fazer uma reflexão do todo, com todos, podendo recarregar as energias a fim de que se possa melhorar cada vez mais a atuação profissional”. Segundo ele, os alunos e a educação são os grandes beneficiados neste processo.

Organização


As atividades foram organizadas em momentos coletivos e oficinas específicas. Os momentos coletivos aconteceram na Associação dos funcionários da C. Vale – Asfuca, quando se reuniram, pela manhã, professores, diretores e pedagogos e, à tarde, agentes educacionais I e II.


O Pólo de Palotina contou com mais de 20 voluntários, que trabalharam oficinas com professores e agentes educacionais.

Para o primeiro grupo, os assuntos foram de orientação e encaminhamentos metodológicos, planejamento e organização do trabalho docente, além de assuntos inerentes à compreensão do universo dos alunos, e do contexto social e educacional, com as palestrantes Ediana Beladelli e Simone Beatriz Ferrari.

A primeira palestrante, Ediana, é professora na Rede Estadual. Ela apresentou a importância dos educadores se reconhecerem na condição de sujeitos humanos, com valores, crenças e convicções. “Precisamos olhar a educação como um mecanismo de constituição e formação humana”, disse. Ela também reforçou a necessidade de acreditar que o trabalho educativo vale a pena. “Participar da grandiosidade da formação humana é o mais importante dessa profissão”, disse.

Já Simone, que é professora do Estado e Assistente Social, afirmou que o principal desafio para o professor é conhecer e entender a diversidade existente na sociedade. “Precisamos conhecer o contexto cultural atual, a partir de abordagens interdisciplinares, a fim de entender a sociedade que temos, pois, é nesta sociedade que estão nossos alunos”, disse aos professores.

Outra questão abordada por Simone foi a importância e necessidade de aperfeiçoamento profissional. “Precisamos “recarregar” nossos professores, com formação e capacitação, sem esquecer os momentos de lazer e socialização. Estes momentos são importantes e necessários para o trabalho docente”, salientou.


O Coral Águas de Março emocionou à todos, com apresentações e performances musicais.

Os presentes também puderam apreciar a apresentação do Coral Águas de Março, formado, principalmente, por alunos de Pato Bragado, que abrilhantaram o evento com poesia e performances musicais. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem que os integrantes prestaram à todos os educadores do NRE, com a execução da música “te amo meu Paraná”.

No período vespertino, professores, pedagogos e diretores participaram de oficinas por área de atuação, nos colégios Barão do Rio Branco, Ceebja, e Santo Agostinho.


Professores, Pedagogos e Diretores participaram de oficinas, por área de atuação.

Os agentes educacionais participaram das oficinas nos colégios, no período matutino, e o momento coletivo ficou à cargo do professor José Edione Pereira da Silva, que trabalhou a questão da diversidade, a partir do tema “O Mito da Democracia Racial”, dentro da linha da educação inclusiva.

O agente educacional Fábio Nunes Gonçalves, que participou de oficina com o professor Mauro Dietrich, diretor da Escola Estadual Indígena Araju Porá, pode aprender um pouco mais sobre a história indígena, desde o processo de colonização até os dias atuais. “A oficina me ajudou a entender e respeitar os direitos dos indígenas e buscar compreender melhor essa questão, tendo em vista que lidamos com essas questões nas escolas”, disse.


Os agentes educacionais participaram de Oficinas pela manhã e, à tarde, tiveram momento coletivo, com palestra sobre diversidade, com o professor José Edione.

O evento promove momentos de reflexão, de encontro e reencontro com outras pessoas. A professora Magda de Carli, que atua no CE Domingos Francisco Zardo, em Palotina, relata a impressão sobre o encontro desta terça. “Além das palestras terem sido excelentes, houve troca de experiência com os colegas. Acredito que todos saíram com mais ânimo e motivação, e isso faz toda a diferença no dia a dia na escola”, reflete.


Veja galeria de fotos do evento...
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.