Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

10/06/2013

Projeto Pratique Cortesia - Oficina para Alunos Multiplicadores

Com objetivo de fortalecer os grupos de alunos multiplicadores do Projeto Pratique Cortesia, foi realizado, na última quarta (05), no Auditório da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, um encontro entre multiplicadores dos municípios de Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Mercedes e Marechal Cândido Rondon, reunindo cerca de 90 pessoas.

O encontro contou com a presença do chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Léo Inácio Anschau, Tenente Rafael Bugre Geller Dornelles, do 2º Pelotão da 3ª Companhia da Comandante da Patrulha Escolar Comunitária – BEPC -, secretária de Educação de Marechal Cândido Rondon, Marta Bendo, Coordenadora Pedagógica do NRE, professora Rosana Ossucci e demais educadores que acompanham as atividades nas escolas.


Os alunos foram os responsáveis pelas oficinas do encontro.

Para o chefe do NRE, esse encontro foi de grande importância. “Os próprios alunos, que são lideranças na escola, estão promovendo ações para resgatar atitudes de respeito e boas maneiras, nos diversos ambientes onde freqüentam. Isto colabora para a construção de uma sociedade melhor, com pessoas mais afetivas e que valorizam quem está à sua volta”, explicou.

Ana Carolina Conte, 16 anos, que cursa o 2º Ano do Ensino Médio no Colégio Eron Domingues, em Marechal, é uma das disseminadoras do Projeto e ajudou a organizar as oficinas. Ela relata que o projeto promove mudança de atitudes. “O Pratique Cortesia é um diferencial, principalmente porque os disseminadores são os próprios alunos. Se o adulto fala, é sempre mais complicado, pois tem o conflito de gerações. Quando o próprio jovem fala sobre esses assuntos, há mais aceitação, principalmente pela linguagem e pela proximidade”, comenta.

Ana chama atenção para o fato de que não podemos esperar tudo da escola. “O desrespeito e indisciplina é um problema grave. A educação precisa vir de casa, e muitos não respeitam colegas e professores porque não fazem isso nos outros ambientes. Queremos disseminar boas atitudes, podemos ajudar nisso”, afirma.


O Projeto funciona através de alunos multiplicadores, que motivam e propõem ações para um bom convívio entre todos.

No Colégio Estadual Antônio Maximiliano, o Grêmio Estudantil está coordenando essas atividades através do trabalho com cartazes que conscientizam sobre a importância de palavras e atitudes de cortesia, como um “bom dia”, “com licença” e “muito obrigado”, explica o estudante Marco Alexandre Rauber. Ele diz que atitudes simples podem fazer toda a diferença no dia a dia. “Estamos motivando a amizade e o respeito entre os alunos, combatendo atitudes “chatas” ou grosserias”, relata. De acordo ele, quem adota boas atitudes também “tira vantagem” da situação. “Quando motivamos os outros a agir bem, também ficamos motivados. Todos ganham com isso”, afirma.

Maria Zancanaro, coordenadora do Projeto no NRE, diz que o encontro foi muito proveitoso e superou expectativas. “Tivemos oficinas que foram organizadas pelos próprios alunos de Marechal, apresentação do teatro “Mil e Uma faces”, coordenado pelo professor Flávio Henrique Santos do CE. Jardim Porto Alegre, de Toledo, e a palestra com Tenente Geller, que sintetizou tudo o que foi trabalhado no dia”, relata. Maria diz que os alunos puderam discutir o que consideram como violência, no âmbito escolar e na sociedade, e as discussões foram muito intensas e proveitosas. “Nós, do NRE, ficamos muito felizes com o resultado”, finaliza.


O Projeto é uma parceria do Núcleo Regional de Educação e Patrulha Escolar Comunitária e visa criar hábitos de respeito e gentileza no ambiente escolar.

Projeto Pratique Cortesia

O Projeto Pratique Cortesia foi iniciado no Núcleo Regional de Educação de Toledo no dia 05 (cinco) de abril, quando alunos e professores participaram do lançamento do Projeto, nas dependências da Unipar. “A partir daquele momento já percebemos que a proposta foi bem recebida”, comenta o chefe do Núcleo Regional. Desde então, várias ações já estão sendo promovidas em escolas e colégios dos 16 municípios que pertencem ao NRE. “A mensagem foi captada e as idéias estão sendo postas em prática. Tenho certeza que o projeto terá grande êxito”, afirma.

O projeto é uma proposta da Secretaria da Educação do Paraná – SEED, em parceria com o comando da Patrulha Escolar Comunitária do Estado, e visa oferecer ao educando a oportunidade de aprender regras e procedimentos de comportamento, que permitam uma efetiva integração na comunidade escolar, apontando novos caminhos para viver mais harmônico.

Dentre as ações a serem desenvolvidas, está a realização, por pólos, de encontros de motivação com alunos representantes do Grêmio Estudantil ou representante de turmas, acompanhados por um professor coordenador por escola.

O próximo encontro será realizado em Toledo, no dia 19 deste mês, no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel - CEJU/Coopagro, período matutino.

Veja fotos da Oficina

Leia mais...

NRE de Toledo lança Projeto Pratique Cortesia
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.