Núcleo Regional de Educação de Toledo
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NRE Toledo
07/06/2013
Conferência Livre discute o Eixo III da Conae
Em preparação à Etapa Municipal da Conferência Nacional da Educação – CONAE 2014 foi realizada nesta quarta (05), a Conferência Livre sobre o Eixo III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente, nas dependências do SENAC - Toledo.
Estiveram presentes na discussão, a chefia do Núcleo Regional de Educação, a secretária de Educação do Município, Tânia Elisete de Grandi, diretores e educadores de escolas da Rede Estadual e Municipal, coordenadores de Cursos Técnicos e acadêmicos de Ciências Sociais da Unioeste, além de membros da comunidade em geral.
![](http://farm6.staticflickr.com/5346/8981070242_727e5ed824.jpg)
Os participantes saíram satisfeitos com o debate promovido pelo Eixo III.
O palestrante, professor Alfredo Batista, da Unioeste – Campus Toledo, trabalhou o tema “Educação e Trabalho”. Ele trouxe à tona a importância de se entender o trabalho como significação social. “Trabalho não é mercadoria, e educação não é negócio” afirmou, logo no início de sua fala.
Alfredo apresentou a necessidade de que a educação produza a emancipação pessoal, formando pessoas criativas e ativas no mercado trabalho e não para o mercado. “O trabalho orienta o processo educativo no sentido de que, através dele, criamos instrumentos e condições que modificam a realidade em que vivem os homens, mas não podemos nos tornar escravos das demandas do mercado capitalista. A grande contribuição do mundo do trabalho é fomentar a dimensão humana, ampliando a sua capacidade criadora”, expôs.
![](http://farm6.staticflickr.com/5344/8981069450_9efec91683.jpg)
Os participantes puderam compreender um pouco mais sobre o tema "Educação e Trabalho".
O seu colega de Academia, professor Ricardo José Perin, contribuiu com a discussão ao expor que o significado prático desse processo é o engajamento coletivo entre todos os envolvidos na questão. Ele explicou que o ser humano precisa construir um sentido para o seu ser no mundo, o seu ethos social (que etiologicamente, significa casa, morada).
Essa busca é construída na relação que se faz com as pessoas, dentro do campo do humano. “Esse trabalho, que não tem a ver com a concepção que temos de trabalho produtivo, é fundamental na construção da personalidade do indivíduo, com sensibilidade e laços afetivos. Na medida em que esse humano precisa se relacionar, ele estende esses laços para o coletivo, juntando-se para discutir, debater e expor suas idéias. Este é o processo ético, enquanto relação de pessoas que se fazem e se constroem num conjunto”, fundamentou.
O professor Alfredo expôs aos participantes que este trabalho pode (e deve) ser feito em grupos de discussão, a partir do que já temos, procurando entender quais caminhos estamos seguindo e, principalmente, quais precisamos e desejamos seguir, “sempre coletivamente”, disse.
Segundo ele, o mundo moderno induz a viver individualmente, o que gera dificuldade quando há necessidade de pensar ações coletivas. Nesse sentido, propõe manter núcleos de discussões permanentes, a partir dos espaços já existentes, e pensar e propor mudanças. “Toledo, a meu ver, tem condições de fazer essa discussão sobre os rumos da educação, pondo essa questão em movimento”, afirmou.
![](http://farm9.staticflickr.com/8272/8981069262_b4bfb2cff4.jpg)
"Nosso desafio é pensar uma educação que humaniza", reflete a Acadêmica de Ciências Sociais, Juliane Helanski.
Conferências Livres (ou pré-conferências)
As Conferências Livres, ou pré-conferências, possibilitam um amplo debate, com a participação de todos os setores e segmentos da educação, quando a comunidade em geral ou grupos específicos, discutem temas pertinentes ao Documento Referência da Conae-2014. As discussões antecedem e preparam a Conferência Municipal que, em Toledo, acontecerá nos dias 20 e 21 de junho. A abertura acontecerá no dia 20, com presença do Assessor do MEC, Genuíno Bordignon, que irá proferir a palestra “Gestão Democrática e Participação Social”, no Teatro Municipal de Toledo. As atividades continuam no dia 21, na Unipar, quando serão feitas as discussões dos sete eixos do documento referência.
Demais Conferências Livres:
No dia de ontem (06), foi debatido, no auditório da Fasul, os Eixos V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social e VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Dia 10, às 19 h, no auditório do Sindicato dos Servidores, será trabalhado o Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem e, no dia 14, às 19 h, será discutido o Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos, no auditório do Sindicato dos Servidores de Toledo.
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Estiveram presentes na discussão, a chefia do Núcleo Regional de Educação, a secretária de Educação do Município, Tânia Elisete de Grandi, diretores e educadores de escolas da Rede Estadual e Municipal, coordenadores de Cursos Técnicos e acadêmicos de Ciências Sociais da Unioeste, além de membros da comunidade em geral.
![](http://farm6.staticflickr.com/5346/8981070242_727e5ed824.jpg)
Os participantes saíram satisfeitos com o debate promovido pelo Eixo III.
O palestrante, professor Alfredo Batista, da Unioeste – Campus Toledo, trabalhou o tema “Educação e Trabalho”. Ele trouxe à tona a importância de se entender o trabalho como significação social. “Trabalho não é mercadoria, e educação não é negócio” afirmou, logo no início de sua fala.
Alfredo apresentou a necessidade de que a educação produza a emancipação pessoal, formando pessoas criativas e ativas no mercado trabalho e não para o mercado. “O trabalho orienta o processo educativo no sentido de que, através dele, criamos instrumentos e condições que modificam a realidade em que vivem os homens, mas não podemos nos tornar escravos das demandas do mercado capitalista. A grande contribuição do mundo do trabalho é fomentar a dimensão humana, ampliando a sua capacidade criadora”, expôs.
![](http://farm6.staticflickr.com/5344/8981069450_9efec91683.jpg)
Os participantes puderam compreender um pouco mais sobre o tema "Educação e Trabalho".
O seu colega de Academia, professor Ricardo José Perin, contribuiu com a discussão ao expor que o significado prático desse processo é o engajamento coletivo entre todos os envolvidos na questão. Ele explicou que o ser humano precisa construir um sentido para o seu ser no mundo, o seu ethos social (que etiologicamente, significa casa, morada).
Essa busca é construída na relação que se faz com as pessoas, dentro do campo do humano. “Esse trabalho, que não tem a ver com a concepção que temos de trabalho produtivo, é fundamental na construção da personalidade do indivíduo, com sensibilidade e laços afetivos. Na medida em que esse humano precisa se relacionar, ele estende esses laços para o coletivo, juntando-se para discutir, debater e expor suas idéias. Este é o processo ético, enquanto relação de pessoas que se fazem e se constroem num conjunto”, fundamentou.
O professor Alfredo expôs aos participantes que este trabalho pode (e deve) ser feito em grupos de discussão, a partir do que já temos, procurando entender quais caminhos estamos seguindo e, principalmente, quais precisamos e desejamos seguir, “sempre coletivamente”, disse.
Segundo ele, o mundo moderno induz a viver individualmente, o que gera dificuldade quando há necessidade de pensar ações coletivas. Nesse sentido, propõe manter núcleos de discussões permanentes, a partir dos espaços já existentes, e pensar e propor mudanças. “Toledo, a meu ver, tem condições de fazer essa discussão sobre os rumos da educação, pondo essa questão em movimento”, afirmou.
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"Nosso desafio é pensar uma educação que humaniza", reflete a Acadêmica de Ciências Sociais, Juliane Helanski.
Conferências Livres (ou pré-conferências)
As Conferências Livres, ou pré-conferências, possibilitam um amplo debate, com a participação de todos os setores e segmentos da educação, quando a comunidade em geral ou grupos específicos, discutem temas pertinentes ao Documento Referência da Conae-2014. As discussões antecedem e preparam a Conferência Municipal que, em Toledo, acontecerá nos dias 20 e 21 de junho. A abertura acontecerá no dia 20, com presença do Assessor do MEC, Genuíno Bordignon, que irá proferir a palestra “Gestão Democrática e Participação Social”, no Teatro Municipal de Toledo. As atividades continuam no dia 21, na Unipar, quando serão feitas as discussões dos sete eixos do documento referência.
Demais Conferências Livres:
No dia de ontem (06), foi debatido, no auditório da Fasul, os Eixos V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social e VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Dia 10, às 19 h, no auditório do Sindicato dos Servidores, será trabalhado o Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem e, no dia 14, às 19 h, será discutido o Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos, no auditório do Sindicato dos Servidores de Toledo.