Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

24/05/2013

Toledo Inicia Conferências Livres - CONAE 2014


Evento marcou o início das Conferências Livres no Município de Toledo.

Em preparação à Etapa Municipal da Conferência Nacional da Educação – CONAE 2014 foi realizado nesta terça (21), a abertura das Conferências Livres no Município de Toledo. Reuniram-se, nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Toledo – ACIT, representantes de órgãos e entidades ligadas à educação, pertencentes ao município de Toledo, além da comissão da CONAE formada por membros do Núcleo Regional de Educação de Toledo – NRE. O objetivo dessa etapa é orientar e planejar ações educacionais para a Conferência Municipal, que será realizada nos dias 20 e 21 de junho.

Os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a questão histórica do Plano Nacional de Educação e os desafios para sua implementação, bem como a necessidade do envolvimento de todos nas discussões sobre os rumos da educação no País.

A palestrante do dia foi Maria Aparecida Baldini, que é professora universitária, membro do Conselho Municipal de Educação e Integrante da Equipe da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel. Dentre os assuntos abordados, ela destacou que a responsabilidade em discutir os eixos da CONAE é de todos. O documento base já define a 2ª CONAE como um Pacto Coletivo, deliberativo, com participação de todos os órgãos e segmentos sociais. “Não podemos esperar que só a classe dos professores faça tudo. É necessária a participação conjunta de toda sociedade”, destacou.

Foi tratado também sobre a necessidade de se trabalhar na perspectiva da construção de uma sociedade mais justa e solidária e do direito à educação com qualidade, bem como propor ações afirmativas e respeito à diversidade, garantidas por uma organização do sistema nacional. Segundo a palestrante, deve-se ter em conta uma visão de totalidade da educação, estabelecendo as articulações necessárias entre os todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.


A palestrante, Maria Aparecida Baldini, destacou a responsabilidade em discutir os rumos da educação. “Não podemos esperar que só a classe dos professores faça tudo. É necessária a participação conjunta de toda sociedade”, disse.

Para o chefe do NRE, esta é a oportunidade para discutir propostas para o Plano Nacional da Educação. “É um momento importante da sociedade organizada, professores, escolas particulares e universidades, participar e dizer como querem a educação para o Município, para o Estado e para o Brasil”, afirma.

O Núcleo Regional está organizando e acompanhando, através de comissão, as etapas municipais dos 16 municípios que compõe o NRE. “Em Toledo, especificamente, estamos ajudando a discutir as propostas que serão encaminhadas à Conferência Municipal. Eu creio que é um momento ímpar, oportuno, e que vai canalizar com as diversas Conferências Livres e também com a Etapa Municipal”, explica Anschau.

A Secretária Municipal de Educação de Toledo, Tânia Elisete De Grandi, pensa que este é um espaço democrático de debate e discussão de propostas para ver o que se tem pensado e como se tem pensado a educação. “Temos uma preocupação constante no que se refere ao financiamento e orçamento da educação para que se garantam as ações e a política de educação no Município de Toledo e nos demais municípios” expõe. De acordo com a secretária, é fundamental esse pacto federativo que se faz, para que se garanta a qualidade da educação e conclui: “Quanto maior o investimento em educação, menor o gasto com outras questões preocupantes, como segurança, saúde e desigualdade social”.

Veralice Aparecida Moreira, integrante do Fórum Municipal de Educação, - que é um órgão deliberativo, com caráter permanente, responsável pelas pautas que serão discutidas na Conferência Municipal de Educação - diz que toda a sociedade foi convidada a participar de Pré Conferências. Foram chamados ao debate Associações de Moradores, Conselheiros, alunos representantes dos Grêmio Estudantis e DCE’s, Coordenação dos cursos universitários e membros da sociedade em geral.

As escolas estão participando ativamente, convidando pais, alunos, Associações dos bairros e fazendo reuniões para estudar os eixos temáticos. “Nós imaginamos que, desta forma, estamos atingindo todas as classes e segmentos da sociedade organizada, embora ainda tenhamos uma parcela da população que (ainda) acha que isso é “coisa de professor””, comenta.


As conferências Livres podem ser organizadas por órgãos, entidades ou representações de classe, e servem para discutir e preparar as questões a serem trabalhadas nas Conferências Municipais.

Etapas Municipais, Estadual e Nacional
No dia 20 de junho acontecerá a abertura da Conferencia Municipal de Toledo, com palestra no Teatro Municipal. As atividades continuam no dia 21, na Unipar, quando serão feitas as discussões dos sete eixos do documento referência. (inserir link) As Conferências Municipais e/ou Intermunicipais acontecerão em junho e julho, conforme organização de cada município.

As contribuições e propostas elaboradas nas conferências municipais de educação serão analisadas e debatidas durante a conferência estadual, prevista para setembro deste ano, em Curitiba. As deliberações resultantes das conferências estaduais serão levadas à CONAE 2014 pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados.

A segunda CONAE acontecerá nos dias 17 e 21 de fevereiro de 2014 em Brasília, e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação, pelos municípios, pelos estados, e pelo DF, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

Conheça os sete Eixos

EIXO I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação
EIXO II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
EIXO III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: Cultura, ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente
EIXO IV – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem
EIXO V – Gestão democrática, participação popular e controle social
EIXO VI – Valorização dos profissionais da educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
EIXO VII – Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos

Saiba mais...

Documento referência – CONAE 2014
Orientações - NRE Toledo
Organização e data das Conferências Municipais e Intermunicipais
Cronograma de Trabalho
Fórum Estadual de Educação

Veja também:  Página da Secretaria de Educação do Paraná - SEED

Veja Galeria de Fotos
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.