Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

27/05/2013

CE do Campo São Roque Ofertará Educação em Tempo Integral -Turno Único, em 2014


Cerca de 60 pessoas estiveram presentes na reunião em foi decidido pela implantação doTempo Integral -Turno Único em 2014.

Nesta sexta-feira (24) estiveram reunidos no Colégio Estadual São Roque, no Município de Santa Helena, técnicos do NRE Toledo, direção, equipe pedagógica, professores e representantes da APMF, para organizar e formular proposta Curricular para Educação em Tempo Integral Turno Único, que deverá ser implantado, gradativamente, a partir de 2014.

Em recente reunião no auditório comunitário a equipe do Núcleo Regional de Educação já havia reunido Direção, Professores e Pais de alunos dos 5º anos e Membros da APMF, para a apresentação da Proposta da Educação de Tempo Integral para conhecimento e aprovação da comunidade.

A Coordenadora de Educação em Tempo Integral no NRE, Marlise Hoffstaetter Zanini, explicou aos presentes a relevância do ETI (Educação em Tempo Integral), sua organização e funcionamento. Também foi apresentada Legislação vigente que subsidia a ETI.


Marlise explicou aos presentes a importância e o funcionamento do ETI (Educação em Tempo Integral).

Durante a reunião, alguns pais de alunos, relataram a grande preocupação com a continuidade do estudo dos alunos do campo, assim como a necessidade do aprofundamento de conhecimentos que auxiliam nas atividades familiares e a implementação e uso das tecnologias associadas à manutenção dos filhos no interior. Eles acreditam que com expansão de tempo na escola, é possível cumprir currículo regular e adicionar outros componentes curriculares que proporcionam conhecimentos adequados a realidade do campo. “No Ensino Integral eles estarão agregando os conhecimentos que a escola proporciona e os pais ficam mais tranqüilos, pois sabem que os filhos estão seguros”, disse pai presente.

Passar o dia na escola, participando de atividades diferenciadas em diversas áreas do conhecimento, aliando teoria e prática. Este é o desejo de alunos, professores e comunidade escolar da CE São Roque. Conforme relato da diretora, o tempo integral era um sonho antigo. “Agora que surgiu a oportunidade nós “abraçamos a causa” e, com o apoio da comunidade, tenho certeza que iremos desenvolver um grande trabalho”, afirma Loreni Foletto Toigo.

Após as explicações gerais e o levantamento de possibilidades de trabalho e parcerias, a Comunidade Escolar decidiu implantar o período integral, iniciando gradativamente com o 6º Ano, a partir de 2014.

Adelar Laurindo Machado, Presidente da APMF, afirma que há o envolvimento de toda a comunidade escolar nesta decisão. “Os pais, professores, enfim, todos, estão apoiando a iniciativa e auxiliando em todo o processo de discussão. Estamos contentes, pois houve grande aceitação da proposta e, mais ainda, há intenção de seja feita a implantação o quanto antes” comenta.


Equipe do Núcleo Regional de Educação, Direção, Professores e Pais de alunos e Membros da APMF.

Atividades de Complementação Curricular em Tempo Integral
Por meio desse programa, cada escola pode propor uma atividade de ampliação de jornada por modalidade de ensino, cujo objetivo é:
* Promover a melhoria da qualidade do ensino por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas na escola ou no território em que ela está situada, a fim de atender às necessidades socioeducacionais dos alunos;
* Ofertar atividades complementares ao currículo escolar vinculadas ao Projeto Político-Pedagógico da Escola, respondendo às demandas educacionais e aos anseios da comunidade;
* Possibilitar maior integração entre alunos, escola e comunidade, democratizando o acesso ao conhecimento e aos bens culturais.

Galeria de Imagens...
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.