Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

14/05/2013

NRE reúne Diretores para Repasse de Informações


Participaram do encontro representantes de todas as escolas pertencentes ao NRE.

O Núcleo Regional de Educação de Toledo reuniu, na última quarta (08), no centro de eventos Ismael Sperafico em Toledo, diretores, diretores auxiliares, pedagogos e documentadores das escolas dos 16 municípios pertencentes ao NRE, a fim de orientar e repassar informações sobre a CONAE 2014, Formação em Ação, PDE Interativo e Semana Pedagógica.

Em conversa com os participantes, durante a abertura do evento, o professor Ildo Bombardelli, assistente técnico do NRE, comentou sobre a importância de todos terem conhecimento e acompanharem as atividades propostas. ”Precisamos que cada um faça a sua parte, participando e se envolvendo nas atividades que estão sendo organizadas”, disse.

Veja os principais assuntos abordados no encontro:

CONAE – Conferências Livres
A comissão organizadora da CONAE no NRE apresentou a importância do envolvimento de todos os profissionais da educação nas conferencias municipais e nas conferencias livres que estão sendo organizadas nos 16 municípios, sob jurisdição do Núcleo Regional de Educação. A orientação é que as escolas encontrem um momento, durante as atividades escolares, para reunir todos os profissionais que atuam nas escolas a fim de estudar e analisar se o documento referencia que é nacional, estão de acordo com as propostas e necessidades da escola. Para a cidade de Toledo, especificamente, foi acordado que esse momento ocorrerá durante a Parada Pedagógica, no dia 18 deste mês.

Após a discussão nas escolas essas propostas serão encaminhadas à comissão organizadora que irá repassar às demais instâncias que participam das discussões. O conjunto dessas discussões será levado para a Conferência Nacional de Educação, agendada para fevereiro do próximo ano.

De acordo com Monica Rodrigues, membro da comissão organizadora da CONAE no NRE, “este é um momento muito importante porque as escolas terão a oportunidade de discutir as propostas do Plano Nacional de Educação, buscando o que e a escola pode fazer e como pode participar nas decisões e na construção desse Plano”.

Uma ferramenta de grande utilidade para esse processo é o site do Fórum Estadual, disponível no endereço www.fee.pr.gov.br. O Fórum Estadual da Educação é constituído por mais de 30 órgãos, instituições e movimentos sociais voltados para a área de educação. A página traz informações sobre as conferências municipais ou intermunicipais, estadual e sobre a Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014), além de documentos oficiais e vários recursos para discussão.

O site visa atender a toda a comunidade escolar: “Pais, alunos, profissionais da educação, sindicatos e movimentos sociais".

Para saber mais sobre a CONAE, clique aqui...




PDE Interativo
No encontro também foi apresentado a importância de manter atualizado os dados da escola no sistema Simec e a utilização desses dados na Semana Pedagógica de Julho.

O PDE Interativo é uma ferramenta disponibilizada pelo MEC, através do SIMEC – Sistema de Monitoramento do MEC, pela qual a escola pode fazer um diagnostico completo de toda a escola, a partir de dados como identificação, numero de turmas, índices de aprovação e reprovação, dados do Educacenso, distorção idade série, e quais são as disciplinas que mais reprovam. A partir destes dados, o MEC disponibiliza algumas ações que são possíveis de serem realizadas para sanar as deficiências da escola.

A Secretaria de Estado solicitou, no início deste ano, que todas as escolas do Paraná façam o cadastramento e atualização dessa ferramenta e, até o dia 29 desse mês, esses dados devem estar lançados e concluídos no Sistema SIMEC.

Essas informações irão ser usadas na Semana Pedagógica do mês de Julho, sendo uma ferramenta pedagógica para avaliar e visualizar a situação da escola perante os índices estaduais e nacionais. “O sistema cruza esses dados possibilitando à escola ter um panorama real de como ela está situada dentro do contexto educacional do Paraná e do Brasil. Por isso há necessidade destes dados estarem atualizados”, explica Marlise H. Zanini, responsável pelo SIMEC e PDE Interativo, no NRE Toledo.

Semana Pedagógica – Segundo Semestre
Outro assunto tratado foi a organização da Semana Pedagógica, que irá acontecer nos dias 25 e 26 de julho. No segundo semestre, as atividades terão caráter estritamente pedagógico, levando em consideração os diagnósticos da Semana Pedagógica de fevereiro de 2013 e as metas estabelecidas pela comunidade escolar.

Nesta segunda etapa, as escolas terão autonomia para propor suas próprias oficinas, “Assim as escolas podem trazer os temas que são mais relevantes para a sua realidade, convidar oficineiros, e propor atividades diferenciadas”, comentou a Coordenadora da Equipe de Educação Básica, Rosana do Rosário Ossucci. As oficinas serão desenvolvidas em forma de projetos, contemplando duas oficinas de 8h ou quatro oficinas de 4 h.

A Semana pedagógica descentralizada é uma das modalidades de Formação Continuada, através da qual se fomentam as políticas públicas do estado e se proporciona espaço para apropriação e produção do conhecimento, que fundamenta a prática pedagógica. Para que a proposta se efetive, é importante a participação de todos que estão lotados no estabelecimento de ensino, sendo uma oportunidade para a comunidade escolar se reunir para discutir, planejar e estabelecer ações conjuntas para o sucesso da escola.

Formação em Ação
Também foram tratados assuntos referentes ao Formação em Ação 2013. O evento está previsto em calendário escolar, conforme solicitações dos trabalhadores em educação, e será ofertado com um total de 16 horas, sendo 08 horas em cada semestre.

No primeiro semestre, o evento está sendo organizado em três pólos: Palotina, Toledo e Marechal Rondon, e será realizado nos dias 11, 13 e 17 de junho, respectivamente.

O Formação em Ação proporciona troca de experiencias entre todos que fazem parte da escola.

Para os professores, serão apresentados encaminhamentos teórico-metodológicos, com a utilização de diferentes recursos didáticos, proporcionando atualização e aprofundamento teórico das disciplinas que compõem a matriz curricular, além de importante momento para a troca de experiências entre os profissionais da educação.
Para os agentes educacionais I e II serão tratados os temas da Diversidade nas oficinas.

Novidade
Uma novidade para esse ano é a Oficina Adaptação e Flexibilização Curricular, oferecida pela equipe de Educação Especial. Participarão desta oficina professores das diferentes disciplinas que atuam na educação básica do ensino comum.

Segundo Rosimeire Galbiati, integrante da equipe de Educação Especial e Inclusão Educacional do NRE, a oficina tratará da dificuldade de aprendizagem que alguns alunos com necessidades educacionais especiais apresentam, o que requer atenção pedagógica individual para que tenham acesso à aprendizagem. Neste sentido, faz-se necessário que a instituição escolar, espaço próprio de aquisição de conhecimentos, oportunize a esses alunos apoio de serviços especializados, bem como adaptação e flexibilização curricular.

Destaca-se que a adaptação e flexibilização deve ser proposta e realizada por todos os profissionais envolvidos na educação dos alunos com necessidades educacionais especiais, desde o professor da Educação Infantil até o os professores do Ensino Médio.

Assim, a proposta da oficina busca atender esta premissa: contribuir na orientação aos professores, refletindo sobre para que, o que, quando, e como é possível realizar a Adaptação e a Flexibilização Curricular e, o que, quando e como avaliar.

Saiba mais...

Fórum Estadual da Educação (CONAE)
NRE prepara oficinas do Formação em Ação 2013 (matéria publicada em 02/05/13)
Cronogramas das Oficinas e a Organização do Formação Em Ação nos Polos
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.