Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

07/05/2013

Alunos participam de Projeto de Contação de Histórias


Alunos fizeram visita a Biblioteca Pública Municipal - Extensão Pioneiro, em Toledo.

Os 26 alunos da Escola Estadual do Campo Vinícius de Moraes, de Nova Santa Rosa, integrantes da Atividade de Contraturno “Contação de Histórias”, visitaram na tarde de ontem (26) a Biblioteca Pública Municipal de Toledo – Extensão Pioneiro.

A dinâmica do encontro consistiu em, num momento, acompanhar a contação de duas histórias: Cordel Adolescente Oxente, de Silvia Orthof e Os Sete Corvos dos Irmãos Grimm, apresentadas pela assistente de biblioteca Silvia Moreira Corrêa da Cruz.

Em seguida, houve um momento de treinamento da memória, numa dinâmica realizada em círculo de memorização do nome associado ao gosto.

Essa capacidade de contar o que o outro disse é fundamental para o grupo “uma vez que contadores de história precisam ter habilidades de mentalizar e criar gestos e expressões que dão vida à história” comentou a Coordenadora da Educação Integral e das Atividades de Contraturno no NRE, Marlise H. Zanini, presente no Evento.


Professora Sandra, Coordenadora de Lingua Portuguesa no NRE, acompanhou as atividades.

Projeto Contação de Histórias

A EE Vinícius de Moraes desenvolve o projeto Contação de Histórias há quatro anos, sob a coordenação da professora Miria Gundt. A finalidade do projeto (atividade) é desenvolver a capacidade de imaginar e criar, conhecer técnicas de arte de contar histórias através de exercícios vocais e corporais e incentivar o hábito da leitura, da expressão oral e da interpretação de texto, além de desenvolver e oportunizar a socialização de idéias, opiniões, visão de mundo e conhecer o acervo da biblioteca da escola.

De acordo com a diretora da Escola, Maria Ester Philippsen Baumann, “o projeto já apresenta resultados como maior estímulo à leitura, melhorias na competência da interpretação de textos, treino da memória e a capacidade de falar em público”.

A aluna Geane Caroline Orlandin participa do projeto desde o início e conta que os resultados são gratificantes. “A contação ajuda a desenvolver a fala, perder a vergonha, e nos incentiva a apresentar aos outros o que sabemos e ouvimos”, comenta. “Eu gosto muito de participar do projeto. Quando estou lendo ou contando uma história tenho vontade de continuar, de fazer sempre mais”, relata.

Apoio
A equipe do NRE entrou em contato com a Biblioteca Pública – Extensão Pioneiro, e as assistentes em biblioteca, Silvia Moreira Corrêa da Cruz e Carmem Luiza Carletto, prontamente aceitaram receber o grupo de alunos.


Silvia Moreira Corrêa da Cruz é assistente da Biblioteca Pública e contou duas histórias aos alunos.

A atividade de contação de história é realizada por Silvia, na biblioteca pública, há cerca de quatro anos, mas o projeto existe desde 1994. Além deste espaço, ela também leva o encanto das histórias às escolas e outros espaços, sempre que há oportunidade. “A partir do momento que uma pessoa ouve uma história, ela se envolve e vai buscar o livro, vai ler e contar essa história para outra pessoa, formando uma corrente. Assim também estamos formando leitores”, explica. “Quando a Sandra comentou que havia um projeto de contação realizado por alunos eu fiquei muito feliz e empolgada. Nesta idade, esta iniciativa é algo muito importante”, comenta.

O Núcleo Regional de Educação de Toledo apóia esta iniciativa, uma vez que amplia as chances de aprendizagem e da superação das dificuldades. Como se trata de um grupo de alunos, que trabalha coletivamente, este tem condições de contagiar outros alunos da escola e da comunidade, estimulando-os para a leitura. “Entende-se que é pela leitura que o indivíduo se torna cidadão e sujeito, ampliando sua visão crítica da sociedade”, afirma a professora Sandra Nogueira, Coordenadora de Língua Portuguesa do NRE.

Veja fotos do Evento...
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.