Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

30/04/2013

Núcleo de Educação e Corpo de Bombeiros dão orientações sobre Programa Brigada Escolar


Participaram da capacitação representantes de escolas e colégios dos NREs de Toledo e de Assis Chateaubriand.

A Secretaria de Estado da Educação - SEED, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Patrulha Escolar, está desenvolvendo nas escolas o Programa Brigada Escolar – Defesa Civil nas Escolas. A iniciativa visa construir na rede estadual de ensino uma cultura de prevenção, com a formação de brigadas escolares em todas as escolas, de forma a garantir a segurança e evitar situações de pânico em caso de emergências.

Para isso, representantes das escolas e colégios estaduais dos NREs de Toledo participaram, nos dias 29 e 30, nas dependências da Unioeste, em Toledo, de um encontro com soldados do Corpo de Bombeiros e soldados da Patrulha Escolar, quando receberam orientações teóricas e práticas sobre o Programa. De acordo o Tenente Rafael Geller, Comandante do Batalhão da Patrulha Escolar – BPEC, essa é uma parceria única no país.

Além da apresentação do Programa e de orientações de como proceder em casos de emergência, foram realizados atividades práticas do uso e manejo de extintores e técnicas de atendimentos emergenciais. Também foram realizadas atividades práticas de simulação de evacuação, com professores e alunos no Colégio Novo Horizonte, em Toledo.


Os participantes puderam testar na prática alguns dos conceitos explicados pelos instrutores.

A formação das brigadas nas escolas teve início em 2012. Segundo Geller, o que se busca é orientar a escola para que, no caso de um evento imprevisto, “ele seja o menos danoso possível”. O Capitão Rogério Lima de Araújo, Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros, diz que esse trabalho de orientação traz resultados no presente e no futuro. “O Corpo de Bombeiros trabalha sempre com a prevenção. Estamos formando pessoas que terão atitudes de prevenção em qualquer lugar que estiverem”, explica.

A Professora Cristina Irisane Wulff, do C.E do Campo Novo Sarandi, diz que essas orientações são fundamentais. “Nós precisamos ter noção de como proceder para oferecer segurança a todos que se encontram no ambiente escolar”, reflete a educadora.

Funcionamento
Cada escola irá escolher cinco pessoas para compor a brigada escolar. Essas pessoas irão participar de uma capacitação a distância de 60 horas, com complementação de mais 16 horas de treinamento presencial com a Defesa Civil. Para fazer parte da brigada é preciso ter boas condições físicas, ser alfabetizado, e ser uma pessoa conhecida por todos na escola. Segundo a coordenadora do programa no NRE, Maria Zancanaro, já foram feitas 328 inscrições para a formação on-line e os cursos se iniciarão em breve.

Além da composição da brigada escolar, cada escola deverá elaborar, com a assistência do corpo de bombeiros, um plano de evacuação em caso de emergências. Este plano de ação deve constar no Calendário Escolar e serem previstos dois treinamentos com toda a escola, ao longo do ano. “É fundamental que a escola faça esses procedimentos a fim de que tenham preparo para saber como proceder em casos de urgência e emergência”, relata Maria Zancanaro.


Alunos do C.E Novo Horizonte participaram de simulação, juntamente com participantes do encontro.

Segundo o Capitão Araújo, toda a dinâmica do projeto se baseia em três eixos: Os dois primeiros se referem à capacitação dos gestores que compõem as brigadas escolares e a confecção de um plano de abandono na escola, sob a responsabilidade dessa equipe. Já o terceiro eixo é composto pela implementação dos itens básicos de segurança nas escolas, tais como extintores, saídas de emergência, sinalizadores e indicadores da rota de fuga, em casos de urgência e emergências. “A meta é que todas as escolas estejam adequadas às normas de segurança, com equipes capacitadas e atuantes”, afirma Araújo.

Para maio está prevista outra etapa de formação para Toledo, nos dia 15 e 16.

Adequações
Além da formação da Brigada e da elaboração do Plano de Evacuação da escola, o Governo do Estado está encaminhando às escolas o valor de R$ 2.500,00 para adequação da estrutura física, instalação de equipamentos de segurança e faixas de identificação. “A verba também prevê a contratação de mão de obra especializada, a fim de ter um serviço de qualidade”, afirma Léo Inácio Anschau, chefe do NRE Toledo.

Veja Fotos do Encontro...
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.