Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

26/04/2013

Atividades de contraturno do Colégio Novo Horizonte oferece esporte, arte e educação ambiental

Passar o dia na escola, participando de atividades diferenciadas em diversas áreas do conhecimento, indo muito além de conteúdo previsto no currículo. Esta tem sido a realidade de alguns alunos do Colégio Estadual Novo Horizonte, que participam do Projeto de Contraturno Escolar. O projeto piloto, visa a implantação gradativa da educação em tempo integral, e oferece cinco atividades: aprofundamento da aprendizagem em língua portuguesa e em matemática, educação para a sustentabilidade, esporte e lazer, e cultura e arte.

As aulas do contraturno acontecem todos os dias, nos espaços do colégio e em espaços alternativos mediante parceria com o Centro da Juventude - CEJU e Ginásio de Esportes Adenir Massola, do Jardim Coopagro. De acordo com o diretor do Colégio, professor Sadi Nunes da Rosa, a expectativa é de que a participação no contraturno ajude os alunos a superar dificuldades de aprendizagem e indisciplina. “A nossa expectativa é que, com os alunos passando mais tempo na escola, isso traga resultados na aprendizagem”. Ele destaca que o projeto favorece os pais que trabalham fora e precisam deixar os filhos sozinhos em casa. “Assim eles se sentem mais tranquilos, sabendo que os filhos estão seguros na escola”, afirma o diretor.

E as atividades não se restringem ao espaço da escola. Foi o que aconteceu na quarta-feira, 17, quando os alunos de Educação Para a Sustentabilidade realizaram uma visita ao Projeto Florir Toledo. O projeto, desenvolvido pelo Município de Toledo, visa capacitar os adolescentes com ações ativas na proteção do meio ambiente, e atende jovens de diferentes bairros da cidade.


Alunos puderam conhecer as mudas que utilizarão para realizar o paisagismo do Centro da Juventude do Jardim Coopagro.

Segundo o professor Carlos Antonio Branco, o objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do local e como são produzidas as mudas de plantas. Na oportunidade, os alunos puderam conhecer as mudas de flores que serão utilizadas para trabalhos futuros de paisagismo, numa parceria entre o Colégio e o Centro da Juventude, onde os alunos irão realizar o paisagismo do espaço externo.

Cultura e Arte
Já nas aulas de cultura e arte, os alunos estão aprendendo um pouco sobre história e teoria musical e ainda a tocar violão. Para o professor da atividade, Carlos Juscimar, se não fosse pelo projeto, dificilmente os alunos teriam despertado o interesse pelo instrumento musical. “E não é apenas aprender a tocar violão. É ter contato com música de qualidade, aprender sobre ela. Os alunos gostam muito de música, mas só escutam aquelas que estão na mídia”, afirma.

Segundo o professor, o fato de oferecer as aulas de música na escola é positivo, pois para fazer um curso seria necessário que os pais desembolsassem dinheiro, ou mesmo em cursos gratuitos, os alunos teriam que se deslocar uma distância considerável até o centro da cidade. “Aqui na escola eles estão próximos de casa, e ainda tem os instrumentos a disposição para praticar”, completa.


Além de tocar violão, alunos estão tendo a oportunidade de aprender teoria musical e história da música.

Atividades diferenciadas
Nas aulas do contraturno, mesmo os conteúdos considerados mais difíceis ganham nova roupagem, se tornando lúdicos e divertidos. Nas aulas de aprofundamento em matemática, por exemplo, a professora Elza trabalha jogos e práticas. “Nós estamos trabalhando com o soroban, os alunos aprenderam o que é, como é utilizado, e depois vão fazer um tabuleiro com material reciclado”, explica a professora.

CELEM
Além das atividades permanentes de contraturno, o colégio oferece aulas de Espanhol através do Centro Estadual de Língua Estrangeira – CELEM. As aulas acontecem na escola e estão disponíveis não apenas para alunos, mas para toda a comunidade.

Fonte:

Página do Colégio Estadual Novo Horizonte:

http://www.toonovohorizonte.seed.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.