Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

25/04/2013

Atividades sobre Dia Mundial da Água apresentam resultados


Trabalhos dos alunos do C.E Leonilda Pappen, em Mercedes.

Nas escolas e colégios são muitos os momentos de comemorações e datas. Dentre estes, alguns são marcantes, justamente pela importância e profundidade das reflexões produzidas. É o caso do dia 22 de março, dia Mundial da Água.

As escolas e colégios do Núcleo Regional de Toledo – NRE fizeram várias atividades, visando lembrar e refletir sobre a importância da preservação deste recurso natural, imprescindível para o equilíbrio de nosso planeta.

Confira a seguir algumas atividades realizadas pelas escolas do NRE Toledo.

Coletas de lixo, Debates, Reflexões e Participação em Concurso de Cartas.

Alunos do Colégio Estadual Quatro Pontes, acompanhados pela Professora de Educação Física, Rosemere Poersch, fizeram uma visita (de bicicleta) à Cachoeira da Linha São José, cerca de doze quilômetros da escola. Os alunos puderam apreciar a natureza e desenvolveram atividade de coleta do lixo nas proximidades da cachoeira.



Para a professora Rosemere, esta foi uma excelente oportunidade de prática de exercício físico saudável, além da oportunidade de ter contato com a paisagem rural da comunidade, “sentindo o cheiro envolvente de mato, aromas das árvores nativas, som do rio cachoeira, som das aves e apreciar as belas paisagens.” Após a atividade os alunos puderam refletir sobre a importância da preservação dos recursos naturais, e a necessidade de recuperar a capacidade de conviver com o mundo natural e aprender com ele.


Alunos e alunas da E.E do Campo São Francisco, em Santa Helena, fizeram maquetes, paródias, teatro e interpretações musicais.

Na E.E do Campo São Francisco, em Santa Helena, os alunos fizeram maquetes, paródias, teatro e interpretações musicais, lembrando que a água é um recurso natural limitado e pode acabar.

Já no C.E Dr. João Cândido Ferreira, em Toledo, foi feito produção de cartas para o Concurso Internacional de Cartas com o tema: “Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso". Além disso, “foram feitas pesquisas, confecção de murais e produção de histórias em quadrinhos”, comenta a Pedagoga Eliana Ribeiro e Silva Menegasso.


No C.E Dr. João Cândido Ferreira, em Toledo, foram escritas cartas para o Concurso Internacional de Cartas. Na foto, a atividade de confecção de murais e produção de histórias em quadrinhos.

O Colégio Estadual do Campo Professor Nilso Franceski mobilizou alunos e professores para reflexões e discussões sobre o tema “Água e Meio Ambiente”. Após assistirem ao vídeo “Carta escrita no ano 2070”, foram encaminhados debates sobre a melhor maneira de preservar a natureza e de que forma cada um pode colaborar, bem como as conseqüências da não preservação e cuidados com nosso bem maior que é a água.

A discussão demonstrou que gestos simples do dia-a-dia como o cuidado em economizar água em casa e no Colégio, não jogar lixo no pátio e nas ruas, cuidar dos rios e nascentes e orientar colegas e amigos sobre a importância de preservar o meio ambiente, são atitudes importantes para garantir que continuemos a ter água potável no futuro. “Foi um trabalho bastante gratificante, pois percebemos que já existe uma preocupação muito grande por parte de nossos alunos com as questões do Meio Ambiente. Eles mostraram conhecimentos sobre devastações, enchentes, falta de alimentos e a relação destes problemas com a importância da água”, destaca Mari Lourdes Bernardi Albrecht, diretora.


No C.E do Campo Professor Nilso Franceski, foram feitas reflexões e discussões sobre o tema “Água e Meio Ambiente”.

Parcerias

No Colégio Mendes Gonçalves, em Guaíra, houveram várias atividades relacionadas à data, como produção de painéis com poemas sobre a água e sua importância. Além disso, foi realizada uma palestra, em parceria com a UNIPAR - Guaíra, com apresentação de slides e filmes educativos, apresentando a retrospectiva da ocupação do homem nos centros urbanos, a falta de respeito com os mananciais, ocupações irregulares próximas aos cursos de água e como conseqüência a poluição dos mesmos, conscientizando os alunos dos cuidados e a economia no consumo diário em suas casas de forma simples.


No Colégio Mendes Gonçalves, em Guaíra, houve o envolvimento das Agentes de Biblioteca, que disponibilizaram o acervo escolar e orientaram a exposição de cartazes.

As bibliotecárias da escolas também participaram das ações, provendo atividades com exposição de painéis sobre a água, e disponibilização do acervo de livros relacionados ao tema, motivando para a reflexão sobre o tema e o gosto pela leitura.


Mais de 60 alunos dos Colégios Dario Vellozo e C.E Novo Horizonte participaram de Caminhada no Parque Linear da Sanga Panambi, em Toledo.


Em Toledo, alunos do C.E Dario Vellozo e do CE Novo Horizonte participaram de uma Caminhada no Parque Linear da Sanga Panambi. A Sanga é um dos cartões postais do Município de Toledo e um dos afluentes do rio Marreco, local que vem enfrentando sérios impactos ambientais provenientes da urbanização.

Mais de 60 alunos participaram da caminhada. Dentre estes, cerca de 25 alunos do CE Dario Velloso, integrantes da Atividade Complementar Permanente, na Disciplina de Sustentabilidade. Segundo os organizadores, o principal objetivo da caminhada foi apresentar aos alunos alguns espaços de preservação e sensibilizar sobre a importância da proteção dos ecossistemas aquáticos e a grande contribuição dos pequenos rios e afluentes para o ecossistema hídrico. Também foram abordados os impactos do urbanismo sobre a preservação da natureza.

Continuidade

Embora a data comemorativa seja no dia 22 de março, as escolas continuam trabalhando com o tema através de projetos e atividades dentro das disciplinas. Alguns colégios aproveitaram o tema “água” para um trabalho em conjunto sobre o combate e prevenção à dengue, por exemplo.

Confira a galeria com Fotos das Atividades Desenvolvidas nas Escolas...
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.