Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

17/04/2013

Prova do SAEP Avalia mais de 10 mil alunos no NRE


Mais de 10 mil alunos participaram da Avaliação no Núcleo Regional de Educação de Toledo.

O Núcleo Regional de Educação de Toledo realizou ontem (16), a segunda prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). O sistema serve para medir a aprendizagem dos estudantes, na formulação de ações de educação e para subsidiar os professores na prática docente.

A avaliação foi aplicada em todas as escolas do NRE, e envolveu cerca de dez mil e trezentos alunos, entre sextos anos do ensino fundamental (antiga 5ª série) e primeiros anos do ensino médio e educação profissional integrado.

Os estudantes responderam 26 questões objetivas da disciplina de matemática e outras 26 de português. Os alunos foram avaliados nos turnos em que estão matriculados e tiveram três horas para concluir a prova.
Além das questões de conhecimentos das disciplinas, o Saep trouxe questões pedagógicas e de gestão escolar, que foram respondidas por diretores e professores de matemática e português, em torno de 900 profissionais.

Segundo o coordenador do Saep no NRE, professor José Adaiton Dechechi, a aplicação da prova foi tranqüila e não houve transtornos para a escola. “Os demais turmas tiveram aulas normalmente e tudo ocorreu conforme orientamos os diretores”, comenta.


As provas trouxeram conteúdos estudados nas séries anteriores, Debora, que está no primeiro ano, espera um bom resultado.

A estudante Debora Wigna de Souza Santos, aluna do primeiro ano no CE Luiz Augusto Morais Rego, em Toledo, diz que com atenção e concentração foi possível resolver bem as questões. “A prova trouxe coisas que eu já tinha estudado até agora e acho que vou ter um bom resultado”, relata.

Para Simone Andrea Ruschel, que é pedagoga na instituição, avaliar os conhecimentos em Português e Matemática é importante, principalmente porque essas disciplinas preparam o aluno para aquisição de conteúdos em outras áreas do conhecimento. “É importante saber o nível em que estão os alunos e o que pode ser feito para melhorar”, afirma.

A segunda fase da avaliação acontecerá em novembro, quando serão avaliados os nonos (fundamental) e terceiros anos do ensino médio e poderá conter outras disciplinas. Os resultados do Saep podem subsidiar as escolas com dados específicos da sua realidade e informações para que possam desenvolver metodologias de ensino diferenciadas, que atendam as necessidades identificadas no sistema.


Nesta primeira fase, o Saep avaliou alunos de sextos anos do ensino fundamental (antiga 5ª série) e primeiros anos do ensino médio e educação profissional integrado.


Resultados


A primeira avaliação do sistema próprio da Secretaria foi aplicada em novembro passado para 250 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio em todo o Estado. Os dados serão disponibilizados para as escolas, por meio do portal da Secretaria: www.educacao.pr.gov.br

Cada escola terá uma senha para acessar individualmente seus resultados. Qualquer integrante da comunidade escolar, como responsáveis que queiram saber do desempenho dos estudantes, pode procurar a direção e solicitar as informações.


Simone Andrea Ruschel, Pedagoga. “É importante saber o nível em que estão os alunos e o que pode ser feito para melhorar”.


Mais fotos...

Veja também:

SAEP avalia 300 mil alunos da rede pública
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.