Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

05/04/2013

Equipe de Educação Especial do NRE orienta professores da rede municipal de ensino.


Mais de 50 educadores participaram do encontro.

O Núcleo Regional de Educação de Toledo, por meio da Equipe de Educação Especial e Inclusão Educacional reuniu na última quarta (27), nas dependências da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, os Coordenadores da Educação Especial das Secretarias Municipais de Educação, Psicólogos e Professores das Salas de Recursos Multifuncionais Tipo 1, a fim de repassar orientações sobre a Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar, para alunos que apresentam acentuada dificuldade de aprendizagem.

De acordo com a professora Maria Helena, que coordena a equipe no NRE, esse encontro é importante, pois viabiliza o trabalho posterior de avaliação nas escolas municipais. “O município trabalha com os alunos do ensino fundamental, desde a educação infantil até o quinto ano, depois eles passam para a rede estadual. Assim, é fundamental que haja interação NRE/SMED para a identificação e avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais, a fim de que ocorra o mais rápido possível o atendimento na Sala de Recursos Tipo1”, comenta.

Além de representantes dos 15 municípios da área de abrangência do NRE, também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Educação de Toledo, que é sistema de educação. A parceria firmada entre Secretaria Municipal e NRE visa o encaminhamento às equipes das escolas estaduais, na ocasião da passagem do 5º para o 6º ano, de toda a documentação dos alunos que estão sendo atendidos pela rede municipal. Este procedimento é importante porque permite que os mesmos continuem a ser atendidos nas Salas de Recursos Multifuncional Tipo 1.


Rosilei Ortolan Dazzi e Bernardete Bernardi Barbian, de Palotina, dizem que o encontro valeu a pena.

Para Bernardete Bernardi Barbian, que é psicóloga e membro da Coordenação de Educação Especial e da Equipe Avaliadora de Palotina, o encontro foi interessante e serviu para aproximar as equipes que atuam nos municípios, além de oferecer aperfeiçoamento profissional. Sua colega Rosilei Ortolan Dazzi, que atua na secretaria municipal e coordena a equipe de educação especial e inclusão educacional no município, completa dizendo que esse contato com a equipe do NRE é fundamental. “Sempre há algo novo em relação ao processo de avaliação e precisamos estar sempre nos atualizando. Esse contato pessoal é fundamental para que possamos estar ciente dos procedimentos a serem adotados em nossos municípios, conhecendo as legislações e aprimorando nosso trabalho. Essa capacitação é importante porque orienta e nos ajuda a conduzir as atividades no município da melhor forma possível”, completa.


Lucia, de Entre  Rios e Neiva, de Pato Bragado comentam sobre a importancia de aliar teoria à prática, para o bem do aluno.

Já Lucia Gonçalves Dias, que trabalha com Sala de Recursos Multifuncional em Entre Rios do Oeste, diz que “as informações repassadas ajudam a aliar o conhecimento teórico com a prática cotidiana, no atendimento aos alunos da SRM”. Começando a trabalhar esse ano na SRM, Neiva Ludwig, que é Psicopedagoga e trabalha na Escola Municipal Marechal Deodoro, em Pato Bragado, relata que já está fazendo avaliações com os alunos e identificou-se com as questões abordadas no encontro. “Penso que todo esse processo tem um só objetivo: melhorar o trabalho de avaliação, identificando as reais facilidades e dificuldades que o aluno apresenta”, falou. A Avaliação Psicoeducacional no Contexto Escolar traça um perfil do aluno(a) avaliado e aponta para suas facilidades e dificuldades.


Equipe do NRE: Rosemeire, Lisiane, Gilvane e Maria Helena, coordenadoras do encontro.

Antes deste encontro com os educadores da rede municipal, a equipe de Educação Especial e Inclusão Educacional do Núcleo Regional de Educação de Toledo já havia feito o encontro com professores e pedagogos das escolas e colégios estaduais, no dia 14 de março, nas dependências do CE Presidente Castelo Branco – PREMEN, em Toledo.

Veja também:
Encontro capacita professores das SRM
Tipos de Atendimentos da Sala de Recursos Multifuncional (em Pdf)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.