Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

25/03/2013

Equipe de docentes desenvolve projeto de acolhimento


Equipe do Colégio se uniu para acolher os novos alunos.

Quem já viveu esta fase da vida de estudante lembra o quanto é temerosa a passagem do 5º para o 6º ano. Nova escola, um monte de professores ao invés de apenas um, diversas matérias, alunos mais velhos e várias outras mudanças exigem uma nova adaptação ao sistema educacional. Porém, uma iniciativa do corpo docente do Colégio Estadual Doutor João Cândido Ferreira, em Toledo, tem tornado este processo mais fácil para os alunos.

Toda a equipe se uniu para realizar um projeto de acolhimento dos novos estudantes na escola, diminuindo os receios trazidos e aumentando o sentimento de pertencimento ao ambiente novo. A partir da leitura da prosa inspiradora de Olinda Guedes, no livro ‘O Que Traz Quem Levamos Para Escola?’ diversas atividades foram e serão promovidas para diminuir o estranhamento dos alunos que chegam, abrindo o caminho para um ensino de qualidade no decorrer do ano letivo.

Conforme contam os professores, coordenação e direção que participam do projeto, a ideia é uma melhora na postura de recebimento destes alunos. “Através de uma pedagogia sistêmica, respeitando o tempo deles, nos adaptando em um primeiro momento a eles para depois eles se adaptarem a nós”, detalham.

Foram quatro semanas de ações diferenciadas para os estudantes. Eles contam que para recebê-los, os professores fizeram camisetas com a frase do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine De Saint-Exupery, ‘Quando eu soube que você vinha, eu já estava feliz’. As portas das salas também ganharam mensagens especiais para receber os novatos. Os alunos dos anos superiores foram instruídos a serem exemplos e acolherem bem os mais novos.

ATIVIDADES
Nas primeiras semanas vieram as atividades especiais com objetivo de despertar nos alunos o sentimento de pertencimento ao local e grupo. “Para eles saberem qual era o papel de cada um aqui e suas responsabilidades”, explicam ao citar que foram levadas as histórias de cada professor quando passaram pela situação de troca de grau de escolaridade.

“Na seguida pedimos para eles escreverem uma cartinha com o tema “O que você traz na sua mochila?”, onde relataram como estavam se sentindo, o que esperavam, suas dúvidas, ansiedades e expectativas desta nova etapa”, relatam. Cada aluno também fez uma ficha de conhecimento com diversas informações sobre gostos pessoais, hábitos, entre outras. A pretensão era que os professores ao lerem as cartas e fichas conhecessem mais cada estudante, soubessem o seu perfil, de onde tinha vindo e o que esperava.

Assim prosseguiram com diversas atividades diferenciadas no projeto, como a identificação de cada um através de crachás, promovendo a interação e individualização. “Fizemos também uma reunião com os familiares depois da primeira semana. Sempre deixamos clara a necessidade de resolver um problema juntos, escola, família e aluno. Cada um assumindo seu papel e responsabilidade”, citam ao exemplificar outro grande objetivo, a aproximação da família.

O corpo docente dos 6os anos do colégio assegura que o cerne maior deste projeto foi proporcionar aos alunos uma autonomia responsável dentro da escola, com confiança nos professores e sem a velha visão de que estes são fiscais e cobradores de limites. “Como diz a autora, a escola recebe o bem mais precioso da família”, parafraseia.

CONTINUIDADE
Mas as primeiras ações não finalizam o projeto. Os professores comentam que no final do ano as cartas e fichas preenchidas serão devolvidas para os alunos, para que eles possam avaliar como chegaram ao 5º ano e como estão encerrando. “Mas já podemos ver diferenças porque desta vez ele estão mais à vontade, confiantes, tranquilos e sem as dúvidas que rondam sempre os 6os anos”, avaliam.

Este projeto é inédito nas escolas de Toledo e região e seus resultados serão analisados para uma possível continuidade nos próximos anos letivos e até o encaminhamento para inspirar outras instituições. “Fomos convidados a apresentá-lo à superintendência da Secretaria de Estado da Educação”, comentam ao indicarem também que a escritora Olinda Guedes também quer receber as cartas, já que ficou conhecendo a iniciativa.

Fonte: Jornal do Oeste - (Publicado em: 22/03/2013)
http://www.jornaldooeste.com.br/cidade/equipe-de-docentes-desenvolve-projeto-de-acolhimento-44220/
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.