Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

27/11/2012

Marechal Cândido Rondon e Pato Bragado Receberão Escolas Novas

Construção deve ser iniciada no primeiro semestre de 2013 e aumentará o número de vagas para atender melhor as famílias desses municípios

Mais duas escolas estaduais serão construídas no Oeste do Paraná. No primeiro semestre de 2013 devem ser iniciadas as obras das novas unidades da Escola Estadual Monteiro Lobato, em Marechal Cândido Rondon, e do Colégio Estadual Pato Bragado, em Pato Bragado. Serão investidos mais de R$ 6,5 milhões para melhorar o atendimento ao ampliar o número de vagas de ensino fundamental e médio na região. As obras serão licitadas e a previsão é que sejam iniciadas ainda no primeiro semestre de 2013.

“A educação é prioridade absoluta e todos os esforços do governo buscam garantir ensino de qualidade e a cidadania para nossos jovens”, afirma Richa. “Isso está bem claro nos processos que estamos promovendo para valorizar o professor, nas reformas e ampliações das escolas, na troca do mobiliário dos estabelecimentos, no novo sistema de avaliação educação básica e agora na construção dessas escolas”, disse o governador.

O secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, disse os recursos para os projetos das escolas estavam sendo negociados desde o ano passado e foram empenhados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na semana passada. As obras devem ser iniciadas no primeiro semestre do próximo ano.

“Além de escolas urbanas, neste pacote vamos construir também unidades que vão beneficiar comunidades quilombolas e escolas do campo, onde estas estruturas são muito necessárias, para levar cidadania a essas pessoas”, afirma o secretário.

De acordo com o secretário, a construção das 18 unidades novas terá um grande impacto nas comunidades, porque são esperadas há muito tempo, para atender a demanda por vagas em escolas públicas. As novas construções também ajudarão a reduzir os gastos com o transporte escolar em alguns municípios, por conta da oferta de ensino mais próximo das comunidades.

As novas escolas vão garantir que as redes estadual e municipal tenham mais qualidade na educação ofertada em Marechal Cândido Rondon. “É uma conquista importante para a região. O estado terá seus próprios espaços para implantar programas e projetos. E os municípios poderão fazer o mesmo”, afirma Léo Inácio Anschau, chefe do Núcleo Regional de Toledo, que atende as escolas dos municípios.

A construção da Escola Estadual Monteiro Lobato, em Marechal Cândido Rondon, é um pedido antigo da comunidade. Desde 1984, a escola divide o prédio com a Escola Municipal 25 de Julho. Com a nova unidade, o número de alunos atendidos deverá aumentar de 165 para 300.

“Agora poderemos oferecer à comunidade o ensino médio, que era um desejo antigo dessa população. Hoje os alunos precisam se deslocar para outros colégios mais distantes, por não ter essa modalidade de ensino aqui perto”, explica o diretor Cloecir dos Santos Ribeiro.

Ainda segundo ele, a nova estrutura chega em boa hora, devido ao crescimento populacional que ocorre na região.

Em uma área de quase 2,5 mil metros quadrados está prevista a construção de 8 salas de aula, cozinha, refeitório, laboratórios de informática, de Ciências, Física e Biologia, sanitários, quadra poliesportiva, passarela coberta, sala dos professores, setores administrativo, de serviços gerais, e casa do zelador.

Pato Bragado
A nova unidade do Colégio Estadual de Pato Bragado, também é esperada há muito tempo. O colégio ocupa o mesmo prédio que a Escola Municipal Marechal Deodoro. São cerca de 1,2 mil alunos em três períodos nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, do ensino médio e da educação de jovens e adultos.

“Este é o único prédio escolar do município. Já estamos sem espaço para atender com mais qualidade de ensino”, comentou a prefeita Normilda Koehler.

Com um novo colégio, a escola municipal terá como implantar atividades de educação em tempo integral, outro desejo da prefeita, que é professora por formação. O município espera há mais de seis anos por essa escola.

“O governo do Paraná trabalha pela educação. Ele tem essa marca. E as melhorias acontecem em todos os lugares, inclusive em Pato Bragado”, disse Normilda.

Serão construídas 12 salas de aula, cozinha, refeitório, laboratórios, laboratórios de informática, de Ciências, Física e Biologia, sala multidisciplinar, sanitários, quadra poliesportiva, passarela coberta, sala dos professores, setores administrativo, de serviços gerais, e casa do zelador, em 2.454 metros quadrados.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.