Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

26/07/2012

Seminário Com José Manuel Moran Discute o Uso da Tecnologia nas Escolas


Teatro lotado para ouvir a fala do professor Moran.

É quase impossível viver hoje sem interagir com a tecnologia. Presente em todos os lugares seja em casa ou no trabalho, a tecnologia cada vez mais se aprimora. E a escola não pode ficar de fora desta revolução. Então, como utilizar as tecnologias de informação e comunicação de maneira pedagógica dentro da escola? Como trazer todas estas informações para o cotidiano sem perder o foco do processo de ensino e aprendizagem? Como equilibrar a tradição e a mudança?

Estas foram algumas das questões levantadas e discutidas pelo Professor José Manuel Moran, no Seminário “O Uso Pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas”. O evento, promovido pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo, aconteceu nesta quarta-feira, 25, no Teatro Municipal. Aproximadamente 900 pessoas compareceram, entre professores, funcionários, gestores educacionais, acadêmicos e interessados pelo tema, de Toledo e região.

Defendendo uma visão humanista e inovadora da educação, Moran diz que para utilizar a tecnologia na escola é preciso encontrar um equilíbrio entre o que é permitido e o que é proibido. “A escola tende primeiro a proibir, porque essa é a solução mais simples, mas isso não educa. O celular é um exemplo clássico, temos que saber em que momento o celular deve estar desligado porque atrapalha e quando pode ser útil para aprender. O professor pode criar situações em que o celular faça sentido, em que o aluno possa utilizá-lo como um meio de comunicação, em atividades pensadas de forma educativa.”

Segundo o professor da USP, os educadores tem hoje muitas situações desafiadoras, como a internet, que traz uma enorme quantidade de informações. “A internet nos ajuda a pesquisar, trazendo uma quantidade fabulosa de informações, mas também nos traz uma superficialidade, onde vamos navegando de janela em janela, de vídeo em vídeo, sem nos aprofundar muito, apenas flertando com as informações”, ele destaca o papel do professor neste processo, “A internet é uma extensão de nossa mente, nela temos o que há de melhor e pior para o ser humano. o papel do professor na internet é orientar, ajudar, questionar e ampliar aquilo que está disponível neste mundo. O educador deve mostrar caminhos e ajudar o aluno a compreender o conteúdo e não somente explicá-lo”.

O Seminário foi parte integrante do curso “Uso das TIC na Escola: Entre Limites e Possibilidades na Gestão Escolar”, que foi realizado com gestores e pedagogos das escolas estaduais neste semestre. Em todo o Paraná, foram 60 turmas formadas neste curso, totalizando mais de 1800 cursistas. Além dos 120 concluintes do curso na Regional de Toledo, o evento recebeu educadores de todo o Paraná.


Para a professora Vera Lucia Campos, que veio de Goioerê, esta foi uma oportunidade de ouvir ao vivo o autor que inspirou seus trabalhos e pesquisas. “Escrevi um artigo sobre blogs educacionais, onde utilizei como referencial teórico muitos dos artigos e livros do Professor Moran”, afirmou, “A fala dele é muito importante para embasar os professores na hora de aplicar as tecnologias no ambiente escolar, para nós é necessário pois temos muitas dificuldades nesse sentido”, completou.

Na opinião da representante da Coordenação de Apoio ao Uso das Tecnologias (CAUTEC/SEED), de Curitiba, professora Gisele do Rocio Guimarães, que esteve presente no evento, o seminário foi significativo para a formação dos professores, “Ter a oportunidade de ouvir um estudioso do gabarito de José Moran é algo enriquecedor”. Ela ainda avaliou o uso das tecnologias na educação do Paraná. “É lógico que o objetivo é sempre melhorar, mas quando comparamos o Paraná com outros estados do Brasil, vemos que já avançamos muito nesta questão, em virtude das políticas públicas que vem sendo implantadas”, afirmou.

Galeria de Imagens:
(Clique nas fotos para ver em tamanho maior)




Download dos materiais:
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.