Núcleo Regional de Educação de Toledo
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NRE Toledo
03/07/2012
Educadores Aprendem a Utilizar Softwares Educacionais
A Coordenação Regional de Tecnologias na Educação (CRTE Toledo) encerrou na semana passada as aulas dos cursos de softwares educacionais. Ao todo foram 15 turmas e 161 educadores atendidos. Nestes cursos, professores e agentes educacionais tiveram a oportunidade de conhecer os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, e de repensar suas práticas profissionais neste contexto.
Para os professores foram ofertados cursos para o pacote BR Office, com ênfase nos aplicativos Impress, Writer e Calc, e para o JClic, programa de autoria para criação de jogos e atividades pedagógicas em qualquer disciplina.
A professora Marcia Regina Ciambroni foi uma das alunas na turma de Writer. “Eu resolvi participar do curso porque eu realmente não tinha domínio e precisava me capacitar. Com certeza vai ser útil, porque as nossas aulas acabam ficando monótonas se a gente não busca um aprimoramento”, conta a professora.
![](https://lh6.googleusercontent.com/-_ccwiy4naaQ/T_MCT79TZXI/AAAAAAAAH6Q/YQYz7OQhv2s/s640/Writer%2520-%2520Marcia.JPG)
Professora Marcia na aula do curso de writer.
Já para os agentes educacionais o curso ofertado foi de Introdução a Educação Digital. Voltado à iniciantes, as aulas incluíram o uso do sistema operacional Linux, a navegação segura na internet e como criar e utilizar o e-mail institucional da Secretaria de Educação, entre outros temas. Zilda Lopes Perereira Possamai é agente educacional no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre e tinha pouco contato com a informática. “Fazia anos que eu tinha feito um curso de informática, agora eu pretendo continuar praticando, porque comecei a fazer faculdade e isso ajuda muito”, comentou.
Colega de Zilda no curso de Introdução a Educação Digital, o agente educacional Cláudio Ferreira da Cruz afirma que a capacitação o ajudou nas aulas de outro curso: o Profuncionário. “Eu estava estudando o módulo de informática e o curso ajudou bastante. Na verdade eu tinha um conhecimento bem básico, e no Profuncionário agente tem que usar bastante o computador, então foi bom por isso”, relatou.
![](https://lh5.googleusercontent.com/-dwlV5DDefI0/T_MCUzp22tI/AAAAAAAAH6o/Au5KZBIrhxk/s640/agentes1_tere_claudio_zilda.JPG)
Claudio e Zilda na aula de Introdução a Educação Digital.
Para os professores foram ofertados cursos para o pacote BR Office, com ênfase nos aplicativos Impress, Writer e Calc, e para o JClic, programa de autoria para criação de jogos e atividades pedagógicas em qualquer disciplina.
A professora Marcia Regina Ciambroni foi uma das alunas na turma de Writer. “Eu resolvi participar do curso porque eu realmente não tinha domínio e precisava me capacitar. Com certeza vai ser útil, porque as nossas aulas acabam ficando monótonas se a gente não busca um aprimoramento”, conta a professora.
Professora Marcia na aula do curso de writer.
Já para os agentes educacionais o curso ofertado foi de Introdução a Educação Digital. Voltado à iniciantes, as aulas incluíram o uso do sistema operacional Linux, a navegação segura na internet e como criar e utilizar o e-mail institucional da Secretaria de Educação, entre outros temas. Zilda Lopes Perereira Possamai é agente educacional no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre e tinha pouco contato com a informática. “Fazia anos que eu tinha feito um curso de informática, agora eu pretendo continuar praticando, porque comecei a fazer faculdade e isso ajuda muito”, comentou.
Colega de Zilda no curso de Introdução a Educação Digital, o agente educacional Cláudio Ferreira da Cruz afirma que a capacitação o ajudou nas aulas de outro curso: o Profuncionário. “Eu estava estudando o módulo de informática e o curso ajudou bastante. Na verdade eu tinha um conhecimento bem básico, e no Profuncionário agente tem que usar bastante o computador, então foi bom por isso”, relatou.
Claudio e Zilda na aula de Introdução a Educação Digital.
Segundo o docente da CRTE, Nilton Sérgio Rech, os cursos de softwares educacionais trouxeram aos participantes subsídios para entender as propostas públicas para uso das tecnologias e alternativas de atividades pedagógicas. “É muito importante a busca de práticas significativas e com propostas pedagógicas que utilizem os recursos tecnológicos em favor da aprendizagem,”, opinou o docente. Ele afirmou ainda que quando o assunto é tecnologia é importante se atualizar sempre. “As tecnologias estão presentes, são desafiadoras e precisamos de formação continuada para enfrentar e minimizar as dificuldades em lidar com elas”, finalizou.
Galeria de Imagens:
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