Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

04/05/2012

Governador Inaugura Escola Estadual Indígena Araju Porã

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (03), a inauguração da Escola Estadual Indígena Araju Porã, na aldeia indígena Tekohá Itamarã, em Diamante do Oeste. Com um investimento de R$ 1.014.036,25, em 726,86m2 de área construída, a nova sede da escola irá atender neste ano a 70 alunos, matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

O evento contou com a presença do Governador do Estado, Beto Richa, da Prefeita de Diamante do Oeste, Inês Gomes, do Diretor-Geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, do Chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Léo Inácio Anschau, e demais autoridades locais e regionais, além do diretor, da comunidade escolar, e de lideranças indígenas da região.


Governador foi recebido pela comunidade e pelos rezadores guarani.



Coral da aldeia se apresentou na solenidade.

Beto Richa destacou a importância da educação, que de acordo com ele é prioridade absoluta do Governo. “O futuro que nós queremos para as nossas crianças e jovens, passa pela educação de qualidade. E essa escola é uma manifestação do respeito que o Paraná tem pelas comunidades indígenas, que merecem ter uma vida muito mais digna”, afirmou o governador, destacando ainda que é a partir do incentivo à escolarização que as pessoas conseguem melhores condições de vida.


O Governador Beto Richa e a Prefeita de Diamante do Oeste, Inês Gomes.

“Diamante do Oeste está em festa, este momento é um marco para o engrandecimento da comunidade guarani do Tekohá Itamarã. A escola é um espaço agradável, favorável a aprendizagem, ao bem estar e ao desenvolvimento social da comunidade”, afirmou a prefeita Inês Gomes.

O cacique Isário Karai Tapery Vaz falou em nome de toda a comunidade, agradecendo o investimento na escola. “Essa ajuda vai permitir um futuro melhor para as nossas crianças”, destacou. Já Teodoro Tupã Alves, liderança indígena da região, destacou a importância da obra. “Essa escola é um sonho que se realizou, um orgulho para a comunidade indígena, porque as crianças precisam de educação de qualidade”, disse. As lideranças indígenas aproveitaram a oportunidade para entregar um documento a Richa, elaborado pela Comissão de Terras Guarani do Oeste do Paraná, solicitando avanços também para outras comunidades indígenas da região.


Beto Richa recebe documento do cacique Isário, representando as lideranças indígenas.

Para o diretor da Escola Estadual Indígena Araju Porã, Mauro Dietrich, a construção da escola reflete os sonhos e anseios do povo guarani. “É uma demonstração do respeito que o Governo tem com os povos indígenas, construindo uma escola intercultural, bilíngüe, que respeita as tradições, e ao mesmo tempo dando acesso as ciências, as tecnologias para o povo guarani. É um desenrolar de toda uma luta, que não começa aqui, mas há 500 anos. Enquanto outros povos com 50 anos de contato com os não índios perderam totalmente sua língua, sua cultura, sua religiosidade, o povo guarani resiste e mantem sua identidade cultural”, afirmou o diretor.


Orgulho para a Tekohá Itamarã: Inauguração da Escola Estadual Indígena Araju Porã.

Araju Porã
A Escola Estadual Indígena Araju Porã foi criada e autorizada a funcionar através da Resolução nº 1674, de 22 de maio de 2007, para atender as crianças da aldeia indígena Tekohá Itamarã. O nome da escola homenageia o líder indígena e herói da pátria Sepé Tiaraju e significa “Céu Azul”. Nas escolas indígenas do Paraná, os alunos aprendem os conteúdos previstos em currículo, mais a língua guarani. Os professores são preferencialmente indígenas e devem estar em constante processo de escolarização, caso não a possuam.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.