Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

29/03/2012

Dia Mundial da Água: Momento Para Debate e Reflexão

No dia 22 de março comemorou-se o Dia Internacional da Água. Em tempos onde os noticiários mostram desastres climáticos, enchentes e terremotos, e onde o meio ambiente é tema de debates em todo o mundo, esta é uma data propicia para a reflexão. E foi isso que as escolas e colégios do Núcleo Regional de Educação de Toledo fizeram, seja em forma de hora cívica, apresentações, cartazes, entre outras atividades e trabalhos relacionados à importância da água. Confira a seguir algumas atividades realizadas pelas escolas do Núcleo.

Murais e Apresentações
Na Escola Estadual Zulmiro Trento, em Marechal Cândido Rondon, os alunos confeccionaram um painel a partir de pesquisas sobre água potável e saneamento básico. Em seguida foram reunidos no saguão da escola, onde realizaram apresentações de jogral, teatro e dança.


Mural confeccionado em mosaico de papel pelos alunos da EE Zulmiro Trento.


Já a Escola Estadual Augustinho Donin, em Toledo, decorou o saguão e as salas de aula com cortinas de gotas, confeccionadas pelos alunos e professores em EVA. Enquanto na Escola Estadual Eronildes Francener, em Mercedes, alunos, professores, e equipe pedagógica confeccionaram um cartaz coletivo com recortes, colagens de imagens, desenhos e frases, com o tema “Água é...” os alunos mostraram o que a água representa para eles: vida, saúde, alimento, energia, sustentabilidade e esperança.


Saguão da EE Augustinho Donin decorado com gotinhas de EVA.


Cartaz coletivo na EE Eronildes Francener.



No CE João Cândido, de Toledo, os alunos criaram histórias em quadrinhos, que ficarão expostas nos murais do Colégio.



Na EE Alto Alegre, de Terra Roxa, o coral Sementes do Amanhã animou o dia de atividades da escola, cantando a música Planeta Água, de Guilherme Arantes.


Reflexão e Debate
Em alguns colégios o Dia Mundial da Água foi espaço para reflexão e debate. Nos Centros Estaduais de Educação Básica Para Jovens e Adultos (CEEBJA), de Toledo e de Palotina, vídeos, músicas e textos embasaram esta importante discussão entre professores e alunos sobre o tema.

Vídeos e textos embasaram a discussão no CEEBJA Palotina.



No CEEBJA Toledo, a professora Christina Gatto discutiu com seus alunos esse importante tema.

A Escola Leonilda Papen, de Mercedes, realizou um momento cívico, com a apresentação do texto “Carta Escrita no Ano de 2070”, que relata os apelos de um sobrevivente em um mundo com escassez de água. Por fim, a gestora ambiental Tânia Regina Effting apresentou ao alunos o Projeto de Educação Ambiental do município, enfatizando a importância do Dia Internacional da Água, e explicando a origem da data.


Momento Cívico no CE Leonilda Papen.

Mobilização

No Colégio Estadual Quatro Pontes, a equipe de educadores desenvolveu uma série de atividades, envolvendo professores de diversas disciplinas e funcionários. Depois de intensa pesquisa, os alunos desenvolveram frases e desenhos, que serão selecionados, um por turma e turno, para decorar os muros e painéis do colégio. Já as funcionárias Leni Buss e Lúcia Winter, cursistas do Profuncionário, fizeram um levantamento de focos de desperdício de água, e apresentaram aos alunos um comparativo em litros de água desperdiçada. “O maior foco detectado na escola foi o banheiro onde se observaram torneiras gotejando e gasto com água na limpeza, o que pode ser melhorado após maior conscientização dos alunos no cuidado e preservação da limpeza no ambiente escolar”, registrou Leni. Em sua apresentação, elas também falaram sobre a disponibilidade de água doce no mundo e no Brasil, o porquê da necessidade de preservação e que atitudes em favor da vida podem ser adotados no dia-a-dia por cada pessoa.


Agentes Educacionais do CE Quatro Pontes.

Para a pedagoga Rosemere Poersch as ações realizadas pelo colégio podem fazer a diferença. “Reforçamos junto aos alunos que todas estas ações deverão ser incorporadas como hábito e não apenas um trabalho de “comemoração da data”, ou seja, o que precisamos é de ATITUDE em nosso dia a dia que colabore para a preservação e economia deste bem natural”, afirmou.


Selecionados no Concurso de Frases e Desenhos.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.