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NRE Toledo

14/02/2012

NRE Toledo Realiza Aula Inaugural do PDE 2012


Sessenta e dois professores, de diversas disciplinas, participaram nesta terça-feira (14) da aula inaugural do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, turma 2012. O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Toledo, marca o início de um curso de formação continuada com duração de dois anos, no qual os professores participantes irão não apenas progredir em sua carreira profissional, mas também propor intervenções pedagógicas positivas nas escolas em que atuam. Nos próximos dias 15 e 16, os cursistas participam do Seminário Integrador, a ser realizado no mesmo local.

A abertura do evento contou com a presença do chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Léo Inácio Anschau, do Coordenador do PDE na Unioeste, Marco Antonio Batista Carvalho, da Coordenadora Técnico Pedagógica do NRE Toledo, Iria Schallenberger Kappel, e da Representante do PDE no NRE, Alice Maria Bohnen, que deixaram sua mensagem aos “calouros” do PDE.

O chefe do NRE, Léo Inácio, destacou a importância da formação continuada dos professores, que, de acordo com ele, irá refletir na qualidade da educação oferecida aos alunos. “Este é um grupo significativo de professores, que está tendo uma grande oportunidade, de se dedicar durante um ano integralmente aos estudos. Quero crer que isso irá torná-los mais bem preparados e com uma visão mais ampla da educação”, opinou.

Para Marco Antonio Batista Carvalho, que durante a tarde proferiu a palestra “A Escola Como Objeto de Estudo”, o PDE é um programa que está dando certo. “É um discurso que estava lá primeiro no papel e que tem se materializado em projetos muito interessantes no chão da escola. Nós, na universidade, com o PDE, convivemos não só com a teoria, mas com a prática dos professores, que vão discutindo com seus orientadores a teoria, aplicando essas discussões nas escolas em que trabalham e produzindo materiais didáticos. Isso tem sido um intercâmbio extremamente positivo, não só para a escola, para os alunos e para a comunidade escolar, mas também uma boa contrapartida para a própria universidade”, comentou o palestrante.


O Coordenador do PDE na Unioeste, Marco Antonio Carvalho, também foi o palestrante da tarde.

Para ingressar no PDE, o professor deve ser efetivo e estar no mínimo na classe 8 do nível II de seu plano de carreira. O processo seletivo para a turma de 2012, realizado em 2011, contou com mais de 8 mil inscritos em todo o Paraná. Destes, 2 mil foram selecionados no Estado, e 66 na Regional de Toledo.

Entre os selecionados do NRE, professores como as amigas Elaine Magda Reinheimer e Anelori Eckert, de Marechal Cândido Rondon, docentes nas disciplinas de ciências e educação física, respectivamente, que iniciam o curso de formação com grandes expectativas. “Todos que participaram comentam que esse vai ser um ano muito bom e produtivo para nós que estamos saindo para fazer o PDE. Minhas expectativas são as melhores possíveis”, conta Elaine, que pretende elaborar um projeto envolvendo o uso das tecnologias na educação.

“É um momento de crescimento profissional, de estudo e produção”, opina a professora Anelori, “e eu sentia falta dessa troca de experiências entre universidade e escola, porque isso quase não acontece. Espero que isso acrescente tanto na minha vida profissional quanto na minha vida pessoal. E, pelo que todos que já participaram falam, vale a pena!”.


PDE
O PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional é uma formação para os professores da Rede Estadual de Ensino em parceria com as universidades. No primeiro ano do programa os professores se dedicam exclusivamente aos trabalhos acadêmicos, já no segundo ano, eles ficam afastados em 25% da carga horária, para realização de suas atividades. Cada professor PDE elabora um Plano de Trabalho, ou seja, uma proposta de intervenção prática na realidade escolar, que irá ser aplicada em seu colégio. Ao término da aplicação os professores ainda produzem um artigo científico, analisando a implantação e os resultados desta proposta.

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