Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

12/04/2013

NRE Reinaugura Biblioteca Escolar em São Pedro do Iguaçu


Comunidade escolar também será atendida pela Biblioteca Elenita Markoski Faria.

O Núcleo Regional de Educação de Toledo reinaugurou, neste dia 05, no Colégio Estadual São Pedro, em São Pedro do Iguaçu, a biblioteca escolar que recebeu o nome de Elenita Markoski Faria, em homenagem à funcionária que dedicou muitos anos de sua vida ao trabalho na instituição. A solenidade faz parte do Projeto de Implantação da Rede de Bibliotecas Escolares do Estado do Paraná, que tem como objetivo resgatar a importância do livro e promover o gosto pela leitura não apenas nos estudantes, mas em toda a comunidade escolar.

Marcaram presença no evento, o assistente técnico do NRE, professor Ildo Bombardelli e a professora Sandra Mara Nogueira, o diretor, Claudinei Lós, e a equipe de educadores do Colégio Estadual São Pedro, além da família da homenageada e de representantes da comunidade escolar.

Para o diretor do estabelecimento, Claudinei Lós, reinaugurar a biblioteca foi muito emocionante, principalmente por poder prestar homenagem à alguém que faz parte da história do colégio. “Quando conseguimos unir o processo educativo à vida real, mostrando que o colégio faz parte da vida da comunidade, todos se sentem felizes e ganham com isso”, afirma.


Claudinei Lós, diretor do colégio, juntamente com a família da homegeada.

O assistente técnico do NRE, Ildo Bombardelli, diz que as escolas precisam incentivar os alunos ao hábito da leitura. Segundo ele, não precisamos de grande esforço para que a leitura aconteça sendo que, em qualquer lugar, com um bom livro, pode-se dar asas à imaginação. “Quem lê se comunica melhor, estuda melhor”, completa.


Crônica Menino Ladino, vencedora da Olimpíada de Lingua Portuguesa (OLP) de 2012, de autoria da aluna Mara Domingos, sob a orientação da professora Lucilene, foi encenada por alunos da escola.

A reinauguração da biblioteca foi marcada pela apresentação (dramatização) da crônica Menino Ladino, vencedora da Olimpíada de Lingua Portuguesa (OLP) de 2012, de autoria da aluna Mara Domingos, sob a orientação da professora Lucilene. Esta foi a primeira vez que a crônica foi representada através de uma encenação teatral. Também foi feito declamação de poesias por alunos da escola.

Na ocasião, foram entregues Carteirinhas para alunos da instituição e para uma assídua leitora da comunidade escolar, tendo em vista que a biblioteca está aberta a todos. Diante do acervo da instituição, Edson Aparecido Gates, aluno do segundo ano do Ensino Médio, conta que costuma ler cerca de dois livros por mês e explica os motivos. “A leitura é muito importante, pois através dela criamos em nossa mente um cenário diferente. Usando a imaginação, vivemos o que está acontecendo no livro”, reflete.


Carteirinhas permitem que alunos emprestem livros pertencentes a qualquer Biblioteca da Rede Escolar.

De acordo com a Coordenadora de Língua Portuguesa e responsável pela Rede de Bibliotecas no NRE, Sandra Mara Marcello Nogueira, a Rede de Bibliotecas trará grandes benefícios para as escolas, pois oferece a possibilidade de acesso a todos os títulos cadastrados nas bibliotecas escolares do Estado do Paraná. Essa iniciativa tem como objetivo incentivar os alunos ao hábito da leitura e mudar o conceito de biblioteca escolar. “A idéia é transformar a biblioteca em um centro de fomento à leitura, à cultura, e às atividades de pesquisa, discussão e produção”, explica. “Dentro desse conceito é missão da biblioteca facilitar o acesso a informação e resgatar a memória escolar, entre outras atividades”, completa.

A Rede de Bibliotecas Escolares prevê ainda a implantação de um sistema eletrônico para o gerenciamento do acervo e a capacitação dos agentes de biblioteca para a utilização desse sistema. A meta da Secretaria de Estado da Educação (SEED) é expandir a Rede de forma gradativa em todas as escolas públicas até 2014.

Veja mais Fotos da Solenidade....

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.