Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

14/08/2014

Estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Realizam Simulação de Plano de Abandono na Sede do NRE


Todos saíram de mãos cruzadas no peito e em fila. Todo o prédio foi evacuado em 51 segundos. Havia cerca de 80 pessoas no local.

Estudantes do quinto semestre do Curso Técnico em Segurança do Trabalho-PROEJA do CE Dario Vellozo, de Toledo, realizaram, no dia 11 de agosto, uma simulação de emergência na sede do Núcleo Regional de Educação de Toledo-NRE. A atividade faz parte do Programa Brigadas Escolares-Defesa Civil na Escola, que prevê duas simulações do plano de abandono ao longo do ano, uma em cada semestre. Assim como as escolas, os técnicos do NRE também participam do Programa, através de uma equipe de brigadistas que são os responsáveis pela realização de ações preventivas e orientação dos demais técnicos da equipe.

A iniciativa de firmar uma parceria com o colégio partiu dos brigadistas do NRE, que propuseram aos alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho uma assessoria junto ao NRE para a implantação do Plano de abandono. No mês de julho, os alunos conheceram a estrutura do prédio onde está funcionando o NRE e, em sala, juntamente com os professores, os estudantes fizeram o planejamento das atividades. “foi trazido para a sala de aula o projeto do prédio e nós estudamos e discutimos qual a melhor forma para fazer a evacuação do prédio e o jeito mais simples de passar isso para os funcionários”, explica o estudante José Antunes.


Antes da simulação, os estudantes repassaram todas as orientações.

Plano de Abandono
Antes da realização da simulação de emergência os estudantes passaram em todas as salas explicando aos técnicos do NRE no que consiste o plano de abandono e quais os procedimentos a serem adotados em uma situação de sinistro ou emergência no local. “Todos foram orientados de que a simulação é uma ação séria, com vistas a saber o que fazer em uma situação real. No caso de ocorrer uma situação em que seja necessário a evacuação do prédio, isto deve ser feito com segurança e no menor tempo possível, porque o que está em jogo é a vida desses profissionais”, ressalta o estudante Marcelo de Oliveira. A sede principal do NRE, que abrigava, no momento, em torno de 80 pessoas, foi evacuada em 51 segundos. Já a outra unidade, que abrigava em torno de 20 pessoas, foi evacuada em 28 segundos. “Estamos falando de uma vida, e cada segundo a menos, neste caso, é muito importante”, lembra.

Outro aluno que participou da coordenação da simulação foi Reni Antonio Jahn. Ele acredita que o programa é importante, porque muitos locais de trabalho não conhecem ou não tem um plano de abandono. “É importante “passar” para as pessoas que deve haver uma organização no momento de evacuar um prédio ou um local de trabalho, sem pânico”. Reni comenta que a parceria com o NRE foi importante para sua formação profissional “foi uma oportunidade que tive para repassar os conhecimentos aprendi em sala. Foi uma ótima experiência”.


Todos foram encaminhados para um local seguro, onde foi feito a recontagem e uma avaliação sobre a simulação.

Técnico em Segurança do Trabalho
A coordenadora do Departamento de Educação Profissional do NRE, professora Claudete Miola, comenta que o Curso Técnico em Segurança do Trabalho é bastante procurado e oferta boas oportunidades para o mercado de trabalho, pois um número significativo de empresas tem a obrigatoriedade de ter em seu quadro de funcionários um técnico em segurança do trabalho.

“O Curso oportuniza uma formação bastante importante para a atuação profissional desses alunos. Além de toda essa parte de averiguação das saídas, em uma situação de emergência, estes profissionais tem a função de assegurar que os trabalhadores das empresas não estejam expostos a algum acidente ou incidentes no local de trabalho. Nesse sentido, é de suma importância, para esses alunos, entrar em contato com situações reais das empresas ou de outros campos de trabalho, antes mesmo de ser formarem, para que eles consigam organizar os conteúdos aprendidos na teoria e ver como isso se viabiliza na prática do dia a dia”, explica a coordenadora.

Saiba mais sobre o Programa Brigadas Escolares-Defesa Civil na Escola:


Formação de Brigadistas


O que é o Programa
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.