Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

20/08/2014

Escola cria Banca de Jornal para Incentivar Hábito da Leitura


A “Banca do Eron” surgiu dentro do projeto de incentivo à leitura da professora Vera Pagnussatti, de Língua Portuguesa.

Os 1.300 alunos do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, acompanham de perto as notícias da cidade e da região. Há quatro anos uma banca de jornal instalada dentro da escola recebe as edições de um diário de Marechal Cândido Rondon, além de revistas, gibis e conteúdo para o vestibular.

A “Banca do Eron” surgiu dentro do projeto de incentivo à leitura da professora Vera Pagnussatti, de Língua Portuguesa. O projeto “Diferentes suportes, diferentes gêneros discursivos” já conquistou o primeiro lugar do prêmio Educadores Inovadores, da Microsoft, em 2011, entre 1.500 trabalhos inscritos no Brasil inteiro. A professora Vera viajou até Washington, nos Estados Unidos, para apresentar o trabalho desenvolvido com os alunos do Colégio Eron Domingues.

JORNAL PRÓPRIO - Em 2011, os alunos produziram um jornal da escola impresso, também ofertado na Banca do Eron, e que tinha uma versão on-line. “Fizemos um trabalho para desenvolver todos os gêneros textuais com os alunos a partir da própria realidade”, explica a professora Vera. “Trabalhamos com notícia e classificados. Fizemos um trabalho de produção de jornal, de notícia dentro da sala de aula e, no final do ano, elaboramos o jornal da escola, com cinco mil exemplares”, conta.

A banca de leitura surgiu durante esse processo. No início, os jornais eram retirados para a leitura e depois guardados. Daí surgiu a ideia de disponibilizar as edições dos jornais para os três períodos de funcionamento da escola.


O projeto “Diferentes suportes, diferentes gêneros discursivos” já conquistou o primeiro lugar do prêmio Educadores Inovadores, da Microsoft, em 2011.

LEITURA - O espaço caiu no gosto dos estudantes. “A banca é um incentivo à leitura. Muitos não têm assinatura de jornal em casa. Vários alunos já têm o hábito de chegar à escola e pegar o jornal para ler”, disse Vera. Alguns preferem a leitura dos jornais a ficar navegando na internet.

Natália Maria Chwarz, de 16 anos, do 1º ano, é uma das alunas que preferem a leitura das notícias. “Eu pego mais o jornal, uso pouco a internet. A nossa professora incentiva a gente a fazer vários projetos com a leitura. A internet é uma boa ferramenta, mas só isso não adianta. Gosto da banca. Aproveitamos a hora do recreio para ler. Os jornais também nos ajudam nos trabalhos escolares”, afirmou Natalia.

Neste ano a professora Vera Pagnussatti realiza um trabalho de leitura com os alunos envolvendo todas as mídias digitais.

Fonte: COM/SEED
http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5527&tit=Escola-cria-banca-de-jornal-para-incentivar-habito-da-leitura
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.