Núcleo Regional de Educação de Toledo
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NRE Toledo
22/02/2011
Criança e Adolescente na Escola: Essa Lição é Para Todos!
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) e o Ministério Público (MP), promovem até o dia 14 de março a campanha “Criança e adolescente na escola: essa lição é para todos!”. Uma iniciativa que busca mobilizar toda a sociedade paranaense a fim de identificar e trazer para a escola crianças e adolescentes que não estejam matriculados ou frequentando a rede regular de ensino.
Cadastramento
A comunidade pode colaborar sensibilizando pais ou responsáveis por crianças e adolescentes que não estão estudando para que procurem a escola estadual mais próxima e façam o cadastramento e a matrícula do aluno.
“Todas as escolas da rede estadual de ensino estão aptas a fazer o cadastramento dessas crianças e jovens”, explica o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. “Havendo vaga, a matrícula será efetuada imediatamente. Caso não exista a vaga imediata, o sistema da Secretaria da Educação irá identificar uma vaga adequada para que a criança ou o jovem retomem os estudos o quanto antes”.
Dados
A taxa de abandono escolar nas escolas da rede estadual de ensino é de 9,4%, segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2009, o último disponível. No primeiro ano do ensino médio este índice sobe para 11%.
Mas além desta estimativa, ainda é preciso considerar as crianças e os adolescentes que se evadem, os que nunca foram matriculados na escola, os que saíram do ensino municipalizado e não ingressaram na rede estadual e ainda os que não têm acesso à escola pela distância da moradia ou outras questões sociais.
A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (2009) do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – aponta que o Paraná possui 1,549 milhão de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, idade escolar que corresponde da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. De acordo com a Seed, estão matriculados nestas séries 1,1 milhão alunos na rede estadual de ensino.
Diante desses dados, é possível se ter uma idéia da demanda escolar na rede estadual. Porém, as estatísticas revelam parte da realidade, uma vez que não contemplam, por exemplo, crianças e jovens que repetiram o ano ou que estão cursando o CEEBJA - Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos.
Cadastramento
A comunidade pode colaborar sensibilizando pais ou responsáveis por crianças e adolescentes que não estão estudando para que procurem a escola estadual mais próxima e façam o cadastramento e a matrícula do aluno.
“Todas as escolas da rede estadual de ensino estão aptas a fazer o cadastramento dessas crianças e jovens”, explica o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. “Havendo vaga, a matrícula será efetuada imediatamente. Caso não exista a vaga imediata, o sistema da Secretaria da Educação irá identificar uma vaga adequada para que a criança ou o jovem retomem os estudos o quanto antes”.
Dados
A taxa de abandono escolar nas escolas da rede estadual de ensino é de 9,4%, segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2009, o último disponível. No primeiro ano do ensino médio este índice sobe para 11%.
Mas além desta estimativa, ainda é preciso considerar as crianças e os adolescentes que se evadem, os que nunca foram matriculados na escola, os que saíram do ensino municipalizado e não ingressaram na rede estadual e ainda os que não têm acesso à escola pela distância da moradia ou outras questões sociais.
A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (2009) do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – aponta que o Paraná possui 1,549 milhão de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, idade escolar que corresponde da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. De acordo com a Seed, estão matriculados nestas séries 1,1 milhão alunos na rede estadual de ensino.
Diante desses dados, é possível se ter uma idéia da demanda escolar na rede estadual. Porém, as estatísticas revelam parte da realidade, uma vez que não contemplam, por exemplo, crianças e jovens que repetiram o ano ou que estão cursando o CEEBJA - Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos.