Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

13/05/2014

Universidades estaduais usam as notas do Enem


As universidades estaduais do Paraná utilizam de diferentes formas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção dos estudantes que ingressam no sistema estadual de ensino superior. Uma das formas é a reserva de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Outra forma é a utilização da nota do Enem para compor a nota final da seleção pelo vestibular tradicional. Existe, também, a possibilidade de utilização da nota para selecionar os estudantes para vagas remanescentes.

UNIOESTE - A Universidade Estadual do Oeste do Paraná utilizou para o ano letivo 2014 a nota do Enem para o ingresso dos acadêmicos na Universidade por meio do SiSU, e também por meio do Processo Seletivo para Ocupação das Vagas Remanescentes.

A Unioeste é a primeira universidade pública do Paraná a adotar o SiSU como modo de seleção dos candidatos, e reservou 50% das vagas em seus 34 cursos, divididas entre os cinco campi da Universidade. A finalidade por meio do SiSU, é preencher todas as vagas disponíveis, sendo que pelo Vestibular tradicional foram destinadas as outros 50% das vagas.

Todo ano a Universidade após o vestibular, realiza as chamadas de seleção e em casos de não preenchimentos de turma a Universidade pode utilizar outros processos de seleção de candidatos, que pode utilizar a nota do Enem.

Para o ano letivo de 2015, o Conselho de Ensino de Pesquisa e Extensão da Unioeste, vai definir os critérios do processo de seleção para ingresso nos cursos de graduação na Universidade, inclusive a permanência do SiSU.

UEM - A nota do Enem não será utilizada no Vestibular de Inverno 2014, em cumprimento ao contido na Resolução n.º 031/2013-CEP. A resolução suspende a uso da nota da prova Enem no cômputo do escore da Prova 1 – Conhecimentos Gerais. A universidade instituiu uma comissão para produzir uma proposição para viabilizar a aplicabilidade da utilização da nota do ENEM nos processos seletivos para ingresso nos cursos de graduação da UEM, a partir de 2015.

UEL - A Universidade Estadual de Londrina utiliza o Enem para preencher as vagas remanescentes do vstibular, realizado anualmente em duas etapas, nos meses de novembro e dezembro. Este ano foram abertas 578 vagas para preenchimento por meio da nota do exame. Segundo a Coordenadora de Processos Seletivos da UEL, Cristina Bulhões Simon, foram utilizadas todas as notas do ENEM, inclusive a de redação.

Ela explica que esta sistemática garante à universidade preencher praticamente todas as 3010 vagas oferecidas anualmente, no Vestibular. Segundo a coordenadora, uma vaga é considerada remanescente quando não há mais candidatos a serem chamados por meio do vestibular. Dessa forma a vaga passa para o quadro de remanescente, podendo ser preenchida por outra convocação, que classifica os interessados de acordo com o desempenho no Enem.

UEPG - A Universidade Estadual de Ponta Grossa adota o Enem como parte da nota final do candidato. A utilização não é obrigatória. No processo de inscrição o candidato deve optar se deseja ter o aproveitamento do resultado obtido em suas provas objetivas do Enem, realizado a partir de 2009. O candidato deve obrigatoriamente ter aproveitamento de 40% nas questões objetivas. Dependendo do desempenho do candidato no Enem, este poderá ter sua nota final do vestibular acrescida em até 10%.

UNICENTRO - O Processo Seletivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste está passando por mudanças. A universidade aderiu ao Sistema de Seleção Unificada, do Governo Federal e, com isso, a partir de 2015, 50% das vagas totais ofertadas serão preenchidas por esse sistema que é baseado nas médias obtidas pelos alunos do ensino médio no Enem. A outra metade das vagas será destinada aos aprovados no vestibular (40%). A Unicentro realiza dois por ano - e aos alunos que obtiverem melhor desempenho no PAC, o Programa de Avaliação Continuada realizado ao fim de cada ano letivo do ensino médio.

Entre 2010 e 2014, a Unicentro também lançou mão das notas do Enem para preencher suas vagas remanescentes, que são aquelas não preenchidas nas três chamadas referentes à cada vestibular.

UENP – Na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) os candidatos poderão concorrer às vagas pela realização de exame vestibular, pelo aproveitamento das notas do ENEM, ou nas duas modalidades. Dez por cento (10%) do total das vagas de cada curso são reservadas para candidatos com notas do ENEM, de 2012 e 2013. A opção para as vagas do ENEM deve ser manifestada pelo candidato no ato de sua inscrição, fornecendo o seu número de cadastro no ENEM que, automaticamente, autoriza a UENP acessar suas notas. As vagas não preenchidas pelos candidatos inscritos pelas notas das provas serão destinadas aos candidatos remanescentes que se inscreveram com as notas do ENEM.

UNESPAR – A Universidade Estadual do Paraná deve definir na próxima reunião do Conselho Universitário a forma de utilização da nota do Enem para ingresso dos estudantes nos cursos da universidade. Provavelmente utilizará 50% das vagas para ingresso com a nota do Enem.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.