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NRE Toledo

21/07/2014

SAEP - Escolas utilizam Avaliação para melhorar a qualidade da Educação

Desde 2011 a Rede Estadual de Educação realiza o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). A avaliação tem como objetivo disponibilizar informações detalhadas sobre o desenvolvimento cognitivo dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. O Núcleo Regional de Toledo em todas as edições ficou entre os dois de melhor resultado, mas mesmo assim utiliza desses dados para aprimorar a qualidade da educação nas escolas.

O coordenador de Matemática no NRE de Toledo José Adailton Dechechi revela que a avaliação é feita através da aplicação de uma prova em duas etapas no ano, a primeira para os 6os anos do Ensino Fundamental e 1os do Ensino Médio e a segunda para os anos finais, 9os do Ensino Fundamental e 3os do Ensino Médio ou 4os do Ensino Técnico. “O resultado é amplo e detalhado. Tem os dados do Estado, do NRE, do município, de cada escola, turma e aluno, portanto podem ser usados especificamente para cada situação, ou seja, todas as escolas podem ver onde estão os erros no aprendizado e direcionar melhor o ensino, enfim, melhorar a qualidade da educação”, detalha.

A prova possui questões que avaliam todo o conteúdo da matriz curricular e os resultados mostram onde estão as fragilidades e dificuldades. “Nós do NRE apresentamos oficinas para as escolas e professores mostrando os resultados e indicando forma de trabalhar para que nossas avaliações internas cheguem o mais próximo possível dessas externas”, detalha ao citar que se o professor identifica que uma turma apresentou resultado negativo em geometria, por exemplo, pode retomar e aprofundar este conteúdo.

Foto: Francielly Hirata/JO

No CE Luiz Augusto Morais Rego, em Toledo, os resultados do Saep são utilizados para duas ações, de incentivo e motivação dos alunos e equipe, e melhoria do ensino.

Resultados - Os dados mostram que o NRE está adiantado em relação ao Estado. A avaliação considera a nota de proficiência em cada disciplina para determinar o nível de cada unidade. Até 175 é considerado baixo, de 175 a 225 básico, de 225 a 275 adequado e acima de 275 avançado. No último Saep, por exemplo, do 9º e 3º ano em 2013 - já que o 2014 ainda será aplicado - as médias do NRE de Toledo foram superiores à estadual.

“No Núcleo de Toledo estamos no nível básico, um resultado bom comparado aos demais, mas que mostra que temos ainda muito que trabalhar. Alguns municípios possuem particularidades que precisam ser superadas”, avalia Dechechi.


Utilização - Na escola Luiz Augusto Morais Rego em Toledo os resultados do Saep são utilizados para duas ações, de incentivo e motivação dos alunos e equipe, e melhoria do ensino. A pedagoga Simone Andréia Ruschel conta que durante a parada pedagógica os professores avaliam juntamente com a equipe pedagógica os resultados e determinam quais os conteúdos que devem receber mais atenção.

“Existe uma preocupação com a qualidade da educação, então cada professor analisa onde os alunos cometeram mais erros, na concordância verbal, por exemplo, e ao longo do ano trabalham de maneira diferenciada para suprir essa carência”, explica ao afirmar que os dados detalhados são de fundamental importância para amparar a preparação das aulas. Ela enaltece que o colégio possui ótimos resultados na avaliação, inclusive acima dos do NRE, e que é um mérito dos professores, que são comprometidos com a superação anualmente das dificuldades apresentadas pelos alunos.

O diretor José Carlos Guimarães acrescenta que os dados servem para motivar equipe, pais e alunos a dar valor no trabalho realizado diariamente na escola. “Quando vamos aplicar a prova orientamos sobre sua seriedade, mas não escolhemos alunos, todos fazem, e nem preparamos a turma, ou seja, o resultado é real, mostra como está o aprendizado do conteúdo no ano”, enaltece.Desde 2011 a Rede Estadual de Educação realiza o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). A avaliação tem como objetivo disponibilizar informações detalhadas sobre o desenvolvimento cognitivo dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. O Núcleo Regional de Toledo em todas as edições ficou entre os dois de melhor resultado, mas mesmo assim utiliza desses dados para aprimorar a qualidade da educação nas escolas.

O coordenador de Matemática no NRE de Toledo José Adailton Dechechi revela que a avaliação é feita através da aplicação de uma prova em duas etapas no ano, a primeira para os 6os anos do Ensino Fundamental e 1os do Ensino Médio e a segunda para os anos finais, 9os do Ensino Fundamental e 3os do Ensino Médio ou 4os do Ensino Técnico. “O resultado é amplo e detalhado. Tem os dados do Estado, do NRE, do município, de cada escola, turma e aluno, portanto podem ser usados especificamente para cada situação, ou seja, todas as escolas podem ver onde estão os erros no aprendizado e direcionar melhor o ensino, enfim, melhorar a qualidade da educação”, detalha.

A prova possui questões que avaliam todo o conteúdo da matriz curricular e os resultados mostram onde estão as fragilidades e dificuldades. “Nós do NRE apresentamos oficinas para as escolas e professores mostrando os resultados e indicando forma de trabalhar para que nossas avaliações internas cheguem o mais próximo possível dessas externas”, detalha ao citar que se o professor identifica que uma turma apresentou resultado negativo em geometria, por exemplo, pode retomar e aprofundar este conteúdo.

Fonte: Jornal do Oeste
http://www.jornaldooeste.com.br/cidade/escolas-utilizam-avaliacao-para-melhorar-a-qualidade-da-educacao-82110/
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