Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

09/08/2010

Ceebja de Guaíra se Destaca Com Trabalho em Apeds

Levar a educação de jovens e adultos aos lugares distantes das sedes municipais é uma das tarefas dos Centros Estaduais de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA), através das Ações Pedagógicas Descentralizadas – Apeds. Não é uma tarefa fácil, pois os professores precisam se deslocar a lugares de difícil acesso e percorrer quilômetros até chegar aos alunos.

No CEEBJA Valdir Fernandes, de Guaíra, as Apeds são um exemplo de diversidade: há turmas nas aldeias indígenas, nos distritos e vilas rurais, em uma comunidade quilombola e até nos municípios vizinhos.

Comunidade Indígena
Na Comunidade Indígena Tekohá Marangatu, as aulas começaram em maio deste ano, mas já estão fazendo a diferença para professora e alunos. “Estou aprendendo muito sobre a cultura indígena”, relata a professora Marli Jardim, responsável pela Aped na comunidade, “a visão que se tem sobre os índios é completamente oposta quando não vivenciamos seus costumes e hábitos. Os adultos buscam a escola com muita vontade de aprender e sonham com um futuro melhor para seus filhos, que ficam a mercê das leis dos brancos”, completa a professora.


Aula na Aped da Aldeia Indígena Tekohá Marangatu

O Cacique Inácio reconhece a importância da turma de alfabetização e educação de jovens e adultos na aldeia. “É positivo para a comunidade, uma oportunidade para nossa gente aprender a ler e escrever”, opina. “Como líder de minha comunidade viajo muito e vejo as dificuldades que as pessoas têm quando não entendem o português, como por exemplo, preencher passagens e hospedar-se em um hotel”, diz o cacique.

Meio Ambiente
O mês de junho foi movimentado no CEEBJA Guaíra, que realizou projetos relacionados ao meio ambiente em quase todas as turmas de Aped. Aprender a preservar e valorizar o meio ambiente, reciclando materiais, conhecendo as propriedades das plantas medicinais, separando o lixo e dando-lhe um destino correto, foram algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos e professores.

Na comunidade quilombola Manoel Ciriaco a atividade Preservar e Reciclar teve duração de 12 dias e envolveu diversas disciplinas, com o objetivo de desenvolver e estimular a criatividade, a leitura e a escrita, além dos conhecimentos lógicos e matemáticos, dos alunos do Ensino Fundamental I e II. Durante os dias de atividade foram realizadas pesquisas em diversas fontes. De imagens e vídeos surgiram frases, poesias e textos, expressados de forma oral ou escrita; de objetos aparentemente sem uso surgiram brinquedos pedagógicos matemáticos.


Atividade na comunidade quilombola Manoel Ciriaco

Os alunos da Aped da Vila Guarani também confeccionaram objetos a partir do lixo reciclável, enquanto que na Aped da Eletrosul, o projeto Medicina Alternativa demonstrou como as plantas podem ser usadas na cura de algumas enfermidades. No distrito de Oliveira Castro, os alunos assistiram palestras e aprenderam a maneira correta de separar o lixo. Outro destaque vai para a atividade desenvolvida em parceria com a Escola Municipal Rainha dos Apóstolos, na Aped do município vizinho de Terra Roxa, onde os alunos participaram de uma série de atividades, incluindo a confecção da maquete de um sítio ecologicamente correto e a organização de uma colméia em sala de aula, onde os alunos explicaram seu funcionamento e a importância da apicultura e da mata ciliar para a conservação do meio ambiente.

Avaliação

A diretora do CEEBJA, Lenira Giroldo Assunção, avalia as ações: “Muitas vezes as salas de aula estão num espaço adaptado e provisório. Portanto o saber e a informação é um veículo de comunicação poderoso que pode auxiliar no processo de construção de conhecimento”. Ela se diz orgulhosa do trabalho dos professores e alunos, “os projetos superaram as expectativas, pois de forma brilhante todos (professores e alunos) se dispuseram a fazer o melhor. E o resultado foi constatado no aprendizado e comprometimento dos alunos”, finaliza.


Exposição das produções da Aped da Vila Guarani


Exposição dos trabalhos da Aped em Terra Roxa


Atividade do projeto Medicina Alternativa, da Aped na Eletrosul

Anna Carolina de Oliveira
Ass. Comunicação - NRE Toledo
(45) 3379-7220
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.