Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

11/06/2010

Pato Bragado: Território Livre de Analfabetismo!

Pato Bragado foi declarado oficialmente Território Livre de Analfabetismo. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (11), no Centro Cultural Municipal, perante os olhos atentos dos alfabetizandos, alfabetizados e comunidade local.

“Esse é um momento muito importante para Pato Bragado e os alfabetizandos e alfabetizados são o principal motivo desta festa. É necessário ter coragem e ousadia par voltar a sala de aula, mesmo em idade avançada, aprender a ler e escrever. Mas é necessário também a parceria das Prefeituras, assim como foi em Pato Bragado. Esse é o resultado de um esforço coletivo”, disse a Coordenadora Estadual do Programa Paraná Alfabetizado Izabel Cordeiro Ribas de Andrade.



Pato Bragado é um município novo, com apenas vinte anos de emancipação. Já foi distrito de Marechal Cândido Rondon e possui 4.947 habitantes, em sua maioria descendentes de imigrantes de origem alemã. Entre os destaques do município está a Festa Nacional do Cupim, que este ano completa a 22ª edição.

Para a prefeita Normilda Koehler, que também é professora, a implantação do Programa Paraná Alfabetizado no município foi encarado como um desafio pessoal. “Sendo professora eu tinha ainda mais vontade de implantar o Programa em nosso município. Hoje nos emociona esse momento tão especial. No mês do nosso aniversário de emancipação política e administrativa, o dia 11 com certeza ficará marcado. Um município livre de analfabetismo é visto com outros olhos”, afirmou.

O município de Pato Bragado recebeu o certificado de território livre de analfabetismo ao obter o índice de analfabetismo de 3,54% em 2009. No Censo do IBGE em 2000, o município tinha um índice de 5,26%. O Certificado de Território Livre de Analfabetismo é conferido aos municípios com índice inferior a 4% de analfabetismo entre a população com 15 anos ou mais.

“Só um estado reconhecido como Território Livre de Analfabetismo pode fazer a diferença no cenário nacional. Fico muito feliz de ter a oportunidade de participar da declaração deste município como Território Livre de Analfabetismo, de participar desta caminhada”, afirmou o professor Aparecido Mendes Cardoso, chefe do Núcleo Regional de Educação.



Trinidad Gonzalez Torales, de 39 anos, veio do Paraguai e foi alfabetizado no Brasil através do Programa Paraná Alfabetizado, hoje ele é aluno do último ano do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Hoje estou no ensino médio, por isso tenho orgulho, esse programa pra mim foi muito bom, porque eu já estava perdendo a esperança de estudar. Agora quero dizer para vocês: começar de novo e estudar é muito bom. As vezes a gente chega cansado de tanto trabalhar, mas chega na escola e se diverte com os colegas e professores”, relatou Trinidad.



“Há cinco meses atrás eu recebi a visita da alfabetizadora, me convidando para ir pra aula e achei que eu não iria conseguir voltar a estudar. Hoje estou indo firme nas aulas com meu marido e estou muito feliz”, disse a alfabetizanda Edith de Jesus Soares Brandão, de 65 anos.



Desde a criação do Programa Paraná Alfabetizado, em agosto de 2004, já foram formadas mais de 23 mil turmas de alfabetização, totalizando 368 mil pessoas alfabetizadas no Estado do Paraná. Em Pato Bragado, o Programa foi implantado em 2005 e já formou 09 turmas. Um trabalho realizado em conjunto pelo Núcleo Regional de Educação e Prefeitura Municipal.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.