Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

10/06/2010

Agora é Maripá: Território Livre de Analfabetismo!

Nesta quinta-feira, 10, foi a vez de Maripá ser declarada Território Livre de Analfabetismo! O evento aconteceu no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski e contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre autoridades locais e estaduais, alfabetizados, alfabetizadores e comunidade .



Para a Coordenadora Estadual do Programa Paraná Alfabetizado, Izabel Cordeiro Ribas de Andrade esse é um momento que ficará registrado na história de Maripá. “Esta festa tem um significado especial porque é um marco para o município. É a coroação do trabalho de muita gente, de várias pessoas que se envolveram, se comprometeram e se dispuseram a fazer uma realidade diferente no Estado do Paraná, garantindo o acesso a leitura aos sujeitos da alfabetização”, disse.

Maripá, conhecida no Estado como a Cidade das Orquídeas, é considerado o quinto município do Paraná em qualidade de vida e 49º no ranking nacional. Entre os destaques do município está a Festa das Orquídeas e do Peixe, e o Arrancadão de Tratores, que acontece desde 1990 e rendeu a Maripá o 1º Tratoródromo do país. Hoje, os tratores participam de exposições, demonstrações e competições em diversos estados brasileiros.

“Essa certificação é mais um motivo de orgulho para Maripá. Um dia muito importante para os alfabetizados, que abriram as portas do conhecimento para um novo mundo”, disse a prefeita Jacira Quirino Alves. “Agora é a hora de reunir a todos e continuar com esse trabalho. Encaminhando aqueles que ainda não sabem ler e escrever para a alfabetização e continuando com os Círculos de Leitura”, completou o Secretário Municipal de Educação, Vanderlei Lavaqui.

Para ser considerado Território Livre de Analfabetismo, o município precisa atingir um índice de analfabetismo inferior a 4%. Em 2000, o Censo do IBGE estimou que Maripá tinha um índice de 4,84%. Hoje, o município reduziu este índice para 3,4%.

A superação do analfabetismo é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido pelos órgãos públicos, organizações da sociedade civil, universidades estaduais, instituições, empresas e igrejas, e através de ações como o Programa Paraná Alfabetizado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, que desde sua implantação em 2004, já alfabetizou 368 mil pessoas. A meta para 2010 é alfabetizar 100 mil pessoas no Estado.

“Quando eu era pequena, meu pai morreu e eu tive que parar de estudar para ajudar minha mãe. Eu ia no mercado e se queria comprar uma coisa mais barata tinha que ficar perguntando: que preço é isso? Que preço é aquilo? E hoje eu já posso comprar sozinha”, relata a alfabetizada Alzira Moreira Mendes, de 59 anos

A alfabetizada Carolina Alves Serafim, de 99 anos, que teve que abandonar os estudos em 1944, afirma sua alegria em aprender cada vez mais. “Fiquei muito contente quando a minha professora me convidou para estudar. Eu já sabia um pouquinho, mas aprendi ainda mais com ela”, comentou.


Carolina Alves Serafim, 99 anos.

Já a alfabetizadora Rosangela Jacobi Barbosa acredita que não são apenas os alfabetizandos que aprendem: “Nós saímos a procura dos alfabetizandos e eles vieram. Nós acreditávamos que íamos alfabetizar essas pessoas, mas nós é que fomos alfabetizados por elas, pelas histórias que nos contaram. Nós os alfabetizamos com as letras e eles nos alfabetizaram com suas histórias de vida”, afirmou.


A alfabetizadora Rosangela Jacobi Barbosa.

Estiveram presentes na cerimônia em Maripá os deputados estaduais Ademir Bier e Elton Welter. Este é o terceiro município da região de Toledo que recebe a declaração. O próximo município a ser certificado é Pato Bragado. As cerimônias de Declaração deTerritório Livre de Analfabetismo seguem até o mês de julho.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.