Núcleo Regional de Educação de Toledo
Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200
![mapa](https://www.nre.seed.pr.gov.br/themes/nre/images/ico_map.gif)
NRE Toledo
30/11/2009
Colégio Estadual Luiz Augusto Moraes Rego Expõe Produção Artística dos Alunos
*Da Redação do Jornal do Oeste (30/11/09)
Uma verdadeira manifestação do que há de mais belo na arte: a criatividade. É esse cenário que pode ser observado em uma das salas no Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego, que até hoje (1º) estará expondo seus trabalhos realizados pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio, na disciplina de Arte.
Com materiais recicláveis, os artistas criaram trabalhos utilizando diferentes técnicas. No Ensino Fundamental, os estudantes de 5ª a 8ª série aplicaram a técnica do mosaico em telhas de construção descartáveis, utilizando frascos de desinfetantes e amaciantes, e nos pratos de isopor com retalhos de EVA. Eles também realizaram pinturas em garrafas com barbantes e tinta guache e retratos com lápis grafite a partir de figuras que eles escolheram. “Além disso, trabalhamos com a cultura afro. Utilizamos o livro 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares e os alunos fizeram releituras das imagens da obra, em grafite”, frisou a professora de Arte no Ensino Fundamental, Angelina Gracite Ferreira.
Já no Ensino Médio, foi trabalhado desde a pré-história, passando pelo realismo, surrealismo, impressionismo, arte moderna, arte contemporânea. Tudo isso aliando a teoria à prática. “O trabalho é difícil, devido às dificuldades com materiais, mas é importante observar a espontaneidade dos alunos ao realizar os trabalhos. Quando eles vêem o resultado final, passam a gostar de arte”, enfatiza a professora de Arte no Ensino Médio, Jacinta Welter, destacando que cada estudante estará levando para casa sua obra ao final do ano letivo.
Segundo o vice-diretor, Flávio Henrique Dolberth Santos, a escola busca através de projetos inserir o aluno no universo das artes, como música, teatro, dança e artes visuais. “Procuramos amarrar as linguagens artísticas para reverter em um envolvimento maior com a questão educacional. A linguagem serve como ‘gancho’ para trazer os alunos para a escola e isso é revertido em sala de aula. Se a pessoa já vem com uma predisposição para a linguagem artística, encontra aqui um espaço para desenvolver isso”, concluiu.