Núcleo Regional de Educação de Toledo
Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200
![mapa](https://www.nre.seed.pr.gov.br/themes/nre/images/ico_map.gif)
NRE Toledo
23/09/2009
Brincando de Matemática
Alunos da Escola Estadual de Dez de Maio, no NRE Toledo, melhoram o desempenho escolar através da prática de jogos matemáticos no Programa Viva a Escola.
Na Escola Estadual de Dez de Maio, do NRE Toledo, 25 alunos participam de atividades do Programa Viva a Escola na disciplina de matemática, nas terças e quintas a tarde. A atividade Jogos Matemáticos, tem como objetivo fornecer aos alunos situações que os levem a fazer descobertas, levantarem hipóteses e estratégias, através de jogos baseados em conteúdos matemáticos como o xadrez, trilha da tabuada, dama, bingo da matemática, entre outros. O ato de jogar propicia situações que exigem planejamento, aplicação de novos conhecimentos, descoberta de habilidades e tomada de atitudes.
Além dos jogos, propriamente ditos, os alunos utilizam o laboratório de informática para acessar site matemáticos, onde podem descobrir novos jogos lúdicos e jogarem online. O aluno da 6ª série, Matheus Petry, acredita que as aulas do Viva a Escola podem ajudar nas aulas regulares de matemática: “Eu gosto de vir no projeto, porque além de me divertir estou aprendendo a fazer ‘continhas’ e sei que vai me ajudar nas aulas de matemática.”
O professor responsável pelo Programa Viva a Escola em Dez de Maio, Jairton Mauro Rech afirma que a proposta surgiu da vontade de ter mais tempo para trabalhar com os jogos matemáticos, que já eram utilizados nas aulas regulares de matemática, mas com tempo reduzido. “Com o Programa Viva a Escola, há um tempo maior, no contra turno, com a possibilidade de abrir um leque de outras possibilidades, de outros jogos.”, frisou.
Segundo o professor Jairton, o jogo apresenta um aspecto relevante – o desafio – provocando satisfação, interesse e prazer do aluno. “É fundamental que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor avaliar seus objetivos.Quando crianças ou jovens brincam, demonstram prazer e alegria em aprender. Eles têm oportunidade de lidar com suas energias em busca da satisfação de seus desejos. E a curiosidade que os move para participar da brincadeira é, em certo sentido, a mesma que move os cientistas em suas pesquisas. Dessa forma é desejável buscar conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar.”
Com a prática dos jogos matemáticos, a concentração e atenção dos alunos melhorou, refletindo no desempenho em sala de aula.
![](http://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/toledo/site_antigo/fotos_noticias/01(1).jpg)
Alunos durante as aulas do Viva a Escola.
![](http://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/toledo/site_antigo/fotos_noticias/02(1).jpg)
O xadrez é um dos jogos praticados.
![](http://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/toledo/site_antigo/fotos_noticias/jairton.jpg)
Professor do Viva a Escola, Jairton Mauro Rech.
Além dos jogos, propriamente ditos, os alunos utilizam o laboratório de informática para acessar site matemáticos, onde podem descobrir novos jogos lúdicos e jogarem online. O aluno da 6ª série, Matheus Petry, acredita que as aulas do Viva a Escola podem ajudar nas aulas regulares de matemática: “Eu gosto de vir no projeto, porque além de me divertir estou aprendendo a fazer ‘continhas’ e sei que vai me ajudar nas aulas de matemática.”
O professor responsável pelo Programa Viva a Escola em Dez de Maio, Jairton Mauro Rech afirma que a proposta surgiu da vontade de ter mais tempo para trabalhar com os jogos matemáticos, que já eram utilizados nas aulas regulares de matemática, mas com tempo reduzido. “Com o Programa Viva a Escola, há um tempo maior, no contra turno, com a possibilidade de abrir um leque de outras possibilidades, de outros jogos.”, frisou.
Segundo o professor Jairton, o jogo apresenta um aspecto relevante – o desafio – provocando satisfação, interesse e prazer do aluno. “É fundamental que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor avaliar seus objetivos.Quando crianças ou jovens brincam, demonstram prazer e alegria em aprender. Eles têm oportunidade de lidar com suas energias em busca da satisfação de seus desejos. E a curiosidade que os move para participar da brincadeira é, em certo sentido, a mesma que move os cientistas em suas pesquisas. Dessa forma é desejável buscar conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar.”
Com a prática dos jogos matemáticos, a concentração e atenção dos alunos melhorou, refletindo no desempenho em sala de aula.
Anna Carolina de Oliveira
Assessoria de Comunicação - NRE Toledo
Assessoria de Comunicação - NRE Toledo
![](http://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/toledo/site_antigo/fotos_noticias/01(1).jpg)
Alunos durante as aulas do Viva a Escola.
![](http://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/toledo/site_antigo/fotos_noticias/02(1).jpg)
O xadrez é um dos jogos praticados.
![](http://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/Image/toledo/site_antigo/fotos_noticias/jairton.jpg)
Professor do Viva a Escola, Jairton Mauro Rech.