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Núcleo Regional de Educação de Toledo

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NRE Toledo

19/07/2009

Promovendo a Inclusão Digital

É quase impossível viver hoje sem interagir com a tecnologia. Eletrodomésticos, televisão e computador, só para citar alguns exemplos, fazem parte do nosso dia a dia como o forno a lenha fazia parte do dia-a-dia das gerações passadas. Neste contesto surge um novo tipo de exclusão: a exclusão digital. Sem saber lidar com as tecnologias fica difícil fazer operações bancárias, lidar com cartões magnéticos, declarar o imposto de renda, entre outras que utilizam o computador e a internet.

A escola, que deve por princípio promover a inclusão, precisa trazer as tecnologias para sua realidade cotidiana, facilitando a inclusão digital não apenas dos alunos mas também dos profissionais da educação. Pensando nisso o Governo do Estado criou o Paraná Digital, que conjuga as estruturas de laboratórios de informática, TVs Multimídia e do Portal Dia a Dia Educação, e é hoje uma realidade nas escolas do Paraná.

Entretanto, não basta apenas disponibilizar a infra-estrutura. Para que haja inclusão digital nas escolas o uso dos recursos tecnológicos precisa ser um hábito cotidiano, uma ferramenta tão comum ao professor quanto o giz e a lousa sempre foram. É aí que entra o PROINFO, uma formação continuada para professores e agentes educacionais que visa capacitá-los para o uso pedagógico das tecnologias, bem como dos recursos educacionais multimídia e digitais, disponibilizados pela web, pela SEED e pelo MEC, e que também está acontecendo no Núcleo Regional de Educação de Toledo.

Na formação eles têm a oportunidade de aprender a utilizar o Sistema Operacional Linux Educacional e o pacote de aplicativos BR Office, softwares livres que são utilizados tanto nos laboratórios do PROINFO quanto no Paraná Digital. Também aprendem noções de informática básica, como navegar na internet, utilizar o e-mail, anexar arquivos, baixar vídeos e converte-los, bem como a utilizar o pen-drive, o CR-Rom e a TV Multimídia.

A CRTE – Coordenação Regional de Tecnologia na Educação é responsável pela docência dos cursos. De acordo com a Coordenadora da CRTE Adriana Regina Perez Rech, todo o conteúdo trabalhado está envolvido com a prática pedagógica do professor: “o objetivo principal do curso é dar maiores subsídios aos professores participantes para que eles utilizem os recursos, seja o laboratório do Paraná Digital, a TV Multimídia, ou a Internet, já disponibilizada no estabelecimento, porque todo o conteúdo trabalhado está envolvido com a prática pedagógica, com a prática do professor”, ela ainda afirma: “Penso que a tecnologia é uma tendência hoje na sociedade, quer queiramos ou não ela está presente no nosso cotidiano, aí a importância de estarmos nos preparando. Bem ou mal, cada um ao seu tempo, cada um com um ritmo próprio, respeitando as diferenças, mas ao mesmo tempo se adaptando a essa nova tecnologia e repensando propostas com estes recursos. O computador e a televisão nunca vão substituir o professor, mas eles podem contribuir sim e efetivamente para a prática pedagógica, e é isso que tentamos despertar nos professores envolvidos no curso”.

No NRE Toledo, a previsão é de vinte turmas do PROINFO para o ano de 2009, dez foram concluídas no primeiro semestre, e outras dez serão abertas no segundo. A principio, o público alvo são os diretores, professores e pedagogos interessados das noventa escolas pertencentes ao NRE, sendo vinte vagas por turma.

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