Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

20/02/2013

Obras no Colégio Estadual Germano Rhoden Beneficiam Comunidade Escolar



“Uma parceria que funciona”. Com essas palavras o diretor do Colégio Estadual Germano Rhoden, de Toledo define a grande reforma nas dependências do Colégio, que comporta também a Escola Municipal Carlos João Treis, administrada pelo município.
Iniciada em janeiro, a obra trará mais conforto e segurança a professores, alunos e comunidade escolar. Segundo o diretor, Ivanor de Almeida, as dependências estavam muito deterioradas e necessitavam de inúmeras adequações “a última reforma havia sido feita a mais de 16 anos”, informa.

O Colégio tinha a previsão de ser contemplado com uma verba do Governo do Estado para reformas emergenciais, no final do ano passado, mas a prefeitura sinalizou a intenção de fazer as adequações necessárias, tendo em vista que o prédio é compartilhado, e assumiu a reforma.

Este acordo foi positivo para ambas as partes, afirma a diretora da Escola Municipal, Andreia Cristina Ramos da Silva Ikeda, pois agora a reforma está sendo completa. “A reforma inicial atenderia somente o emergencial, principalmente cozinha e banheiros. Agora, a reforma está sendo completa, com pisos refeitos, pintura de todo o prédio e inserção de itens que antes não seriam contemplados, como a cobertura da passarela até a quadra de esportes e a cobertura da rampa de acesso, destinada aos portadores de necessidades especiais. Os vasos sanitários também foram trocados. Ainda nos banheiros houve a inserção da instalação de chuveiros, que antes não teria”, conclui.

No caso da acessibilidade, estão sendo feitos ajustes para que a mesma esteja dentro das normas, prevista pela verba da acessibilidade do governo estadual, sendo que a prefeitura assumiu a parte da cobertura. Mudanças específicas para o atendimento da educação infantil também foram previstas, com a criação de um acesso direto das salas de aula aos banheiros infantis. “Antes os pequenos utilizavam os mesmos banheiros que os demais alunos, agora há banheiro exclusivo para eles, com vasos e pias adequadas à altura e idade dos alunos”, diz Andreia. Outra mudança visível são os bebedouros, que foram abaixados e organizados para uso exclusivo das crianças.

Além das obras citadas estão previstos também a instalação de ar condicionado em todas as salas, enviado pelo Governo do Estado. “Durante o dia o município ocupa seis salas que serão beneficiadas com este recurso” afirma Ivanor, “à noite todas as salas são utilizadas pelo estado, usufruindo dos investimentos do município” finaliza.

Atividades letivas
Em relação às aulas não houve nenhum prejuízo, segundo ambas as direções. Por parte do Colégio Estadual, no período diurno, do sexto ao nono ano, houve um atraso de três dias, sendo que as aulas iniciaram nesta segunda (18). Neste caso, a reposição ocorrerá nos dias de calendário escolar em que estavam previstas paradas para replanejamento e semana pedagógica. “As atividades com alunos ocorrerão normalmente, sem interrupções. Quem virá ao colégio em horários diferenciados, aos sábados, serão os professores, não os alunos” explica Ivanor. Este esforço vale a pena, segundo a professora Joceni, de Língua Portuguesa. “Os quadros estavam ruins o que dificultava o trabalho. Agora temos quadros melhores, o piso foi todo refeito, temos mais segurança e qualidade de trabalho do professor e qualidade para o aluno”, afirma. As aulas do noturno, Educação de Jovens e Adultos – EJA, não sofreu nenhuma alteração de calendário letivo. O calendário escolar da escola municipal também não terá nenhum prejuízo, segundo Andreia.


Aulas iniciaram sem prejuízos nesta segunda (18).

Satisfação
Michele da Silva Lima, aluna do sexto ano, que sempre estudou no local, relata a impressão do primeiro dia de aula “foi muito bom ver tudo pintado, a escola está quase nova, dá vontade de falar isso para todo mundo” ela também diz que se sente feliz por ser aluna do colégio estadual “tenho prazer de dizer que sou aluna do Germano Rhoden e com muito orgulho também fui aluna da Carlos João Treis, é legal poder continuar no mesmo colégio, ainda mais agora que está tudo bonito, dá até vontade de ficar mais”, completa.

A aluna Cleide Aparecida Moreira, que está iniciando o ensino médio na educação de jovens e adultos, diz que o ambiente no geral ficou mais agradável. Seu colega Fernando completa dizendo que percebeu neste ano mais interesse por parte dos alunos e também diz que um item importante é a segurança, “quando tudo está bem cuidado nos sentimos mais seguros”, completa.


Alunos do Estado e Município voltaram as aulas satisfeitos com a reforma.




Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.