Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

16/05/2013

NRE Reinaugura Biblioteca Escolar em Entre Rios do Oeste


A comunidade escolar escolheu Domingos Primieri para dar nome à Biblioteca Escolar.

O Núcleo Regional de Educação de Toledo reinaugurou na última sexta (10), a Biblioteca Escolar do CE Prof. Ildo José Fritzen, em Entre Rios do Oeste. A Solenidade foi marcada por momentos de grande emoção, já que o homenageado é um grande colaborador da educação no município, e esteve presente na solenidade.

O CE Ildo José Fritzen escolheu para denominar sua biblioteca escolar o nome de um ilustre cidadão da comunidade, que muito contribuiu com a história da educação e da cultura do município. Domingos Primieri veio para Entre Rios em 1973, sendo um dos primeiros professores do município. Além de lecionar a língua Portuguesa e o Inglês, também foi diretor, secretário, supervisor e documentador escolar do Colégio, aposentando-se em 2009.

Primieri também é escritor, tendo criado seus primeiros poemas aos 18 anos e, em 1999, publicou o livro “Poemas, Contos e Descontos”. Pela valiosa pessoa que é e por seu trabalho e atuação e, em especial, pelos anos dedicados ao Colégio, foi unânime a escolha do nome Domingos Primieri, para dar nome à biblioteca escolar.

Marcaram presença no evento, o assistente técnico do NRE, professor Ildo Bombardelli, a professora Sandra Mara Nogueira, coordenadora de Língua Portuguesa, a coordenadora da Educação Integral, Marlise H. Zanini, o diretor do Colégio, Aldemir Tortato, a diretora auxiliar, Margarete Klich Fritzen, o prefeito do município, Jones Neuri Heiden e o presidente da academia de letras de Toledo, o escritor Bruno Marcos Radunz, juntamente com o homegeado, alunos e representantes da comunidade escolar.

O assistente técnico do NRE, Ildo Bombardelli, ao falar com os presentes, parabenizou a todos pela iniciativa de homenagear alguém que faz parte da história da instituição escolar. Ele também elogiou a qualidade das apresentações culturais, desenvolvidas pelos alunos do Contraturno Escolar. “Essas belíssimas apresentações mostram a qualidade do ensino que está sendo dado a esses adolescentes, e podemos perceber que eles leram muitas histórias para compor os personagens”, comentou. Segundo Ildo, os jovens podem se inspirar no homenageado, que dedicou toda sua vida em prol da educação. “A educação e quem se dedica a ela precisa e deve ser valorizada, pois, é isto (a educação) que move e melhora a sociedade, afinal, todos passam pelo processo da educação” disse.


Alunos do Programa de Contraturno em Literatura fizeram apresentações a partir do tema Lieteratura de Cordel.

A solenidade foi marcada por apresentações dos alunos do Programa de Contraturno em Literatura, coordenado pela Professora Denise, e emocionou a todos. Para Marlise Hofstaetter Zanini, Coordenadora de Atividades de Complementação Curricular de Contraturno – ACCC no NRE, participar das reinaugurações a acompanhar o que os alunos estão desenvolvendo tem sido algo muito gratificante. “Nós percebemos a importância da leitura e pesquisa para o desenvolvimento das ACCC e o quanto isso enriquece os conteúdos trabalhados”, afirma. “Para as apresentações do dia, os alunos fizeram pesquisas sobre a Literatura de Cordel, o que fez com que eles desenvolvessem o gosto pela cultura e produzissem eles mesmos suas apresentações”, comentou.

De acordo com a Coordenadora de Língua Portuguesa e responsável pela Rede de Bibliotecas no NRE, Sandra Mara Marcello Nogueira, a intenção do Governo do Estado é incentivar os alunos ao hábito da leitura e mudar o conceito de biblioteca escolar. “A idéia é transformar a biblioteca em um centro de fomento à leitura, à cultura, e às atividades de pesquisa, discussão e produção”, explica. “Dentro desse conceito é missão da biblioteca facilitar o acesso a informação e resgatar a memória escolar, entre outras atividades”, pontua.

Após o descerramento da placa e das homenagens, Domingos Primieri dá mais “uma lição”. “Os livros auxiliam na formação do aluno e na compreensão do conteúdo. Depois que o aluno aprende a ler, a compreender, ele é o artífice de si mesmo”, pondera. E completa dizendo: “O livro é a vida da gente. Tudo aquilo que quisermos saber, os livros podem nos ensinar. A pessoa que lê e tem bons conhecimentos, possui uma conversa agradável, o assunto não se esgota, e você sempre aprende com ele”, nos ensina o homenageado.


"Tudo aquilo que quisermos saber, os livros podem nos ensinar", afirma Domingos Primieri.

Na oportunidade também foi apresentado o livro “A máquina do Tempo”, escrito por Luis Felipe Schlindwein, que tem 13 anos e está cursando o 9º ano no colégio.

Rede Integrada de Bibliotecas Escolares
A solenidade faz parte do Projeto de Implantação da Rede de Bibliotecas Escolares do Estado do Paraná, que tem como objetivo resgatar a importância do livro e promover o gosto pela leitura não apenas nos estudantes, mas em toda a comunidade escolar. Através da rede, é possível visualizar e solicitar empréstimo de exemplares presentes em qualquer unidade escolar do Estado do Paraná, que esteja integrada ao sistema. A implementação do projeto tem período de execução de 2011 a 2014. O Paraná é o primeiro estado brasileiro a implantar o sistema. .

Até o final deste ano, há previsão de interligar 532 bibliotecas à rede, com reinaugurações e homenagens a personalidades que marcam a história das instituições.

A Rede de Bibliotecas Escolares prevê ainda a implantação de um sistema eletrônico para o gerenciamento do acervo e a capacitação dos agentes de biblioteca para a utilização desse sistema. A meta da Secretaria de Estado da Educação (SEED) é expandir a Rede de forma gradativa em todas as escolas públicas, até 2014.

Veja fotos da solenidade...
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.