Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

14/11/2013

Projeto Pelotão Curumim - São Luiz Do Oeste


O Projeto é coordenado pelo Sargento Jair Chagas, do Exército de Cascavel, em parceria com a equipe das Escolas Estadual e Municipal de São Luiz do Oeste.

Cerca de 40 “curumins”, alunos da Escola Municipal São Luiz e da Escola Estadual São Luiz D’oeste, do distrito de São Luiz do Oeste/Toledo, estão participando, desde setembro deste ano, do Projeto Pelotão Curumim.

O Projeto é uma iniciativa independente, com direção e coordenação do Sargento Jair Chagas, do Exército de Cascavel. Em São Luiz, a atividade é coordenada pela diretora da Escola Estadual, Sueli Tomazini, e pela diretora da Escola Municipal, Adriana Teixeira, com apoio da comunidade escolar e APMF das escolas.

O principal objetivo é a formação de guarda vidas, além de desenvolver a capacidade de pensar criativamente, a valorização da moralidade e da ética e a formação de cidadãos responsáveis, além de oportunizar aos jovens a participação e diálogo em grupo e a formação de estudantes participativos, responsáveis e engajados em sua comunidade.

Para participar é necessário ter entre oito a quinze anos, ter boas na escola e bom comportamento. No projeto são trabalhadas noções de primeiros socorros, combate e prevenção de acidentes, combate e prevenção de incêndio, acampamentos, prevenção ao uso e consumo de drogas e entorpecentes. Ao longo do ano são desenvolvidas atividades de preservação da natureza, noções de cidadania, valorização da família, instruções sobre o estatuto da criança e adolescente (ECA), valorização da cultura regional de diversas regiões históricas do país, incluindo viagens culturais e de lazer, rapel (específico para idade com instrutores e monitores), noções de trânsito, sobrevivência na selva, projeto de vida, brincadeiras e recreação.


Atividade de Trilha noturna

As instruções são realizadas semanalmente, em geral, no período noturno, utilizando o espaço da escola. O projeto tem um custo de manutenção de R$40,00 mensais, pago pelos pais dos alunos, utilizados para o deslocamento do Sargento e instrutores e de materiais utilizados pelos instrutores. Além deste valor, há ainda outros custos adicionais, como viagens, pequenos deslocamentos, alimentação, aquisição cordas, maca rígida, extensão de luz, e roteiro de estudos históricos ao Rio Grande do Sul, que são assumidos pelas famílias do aluno e complementado pelas APMF’s da Escola Estadual e Municipal.

A primeira fase teve início no dia 28 de setembro de 2013, com acampamento nas dependências da escola. Ainda está previsto para 2013 a realização de atividades em Francisco Beltrão, acampamentos em sítios de pais de curumins, acampamento na Cachoeira da Onça, em São Roque - Marechal Cândido Rondon, Instruções na Escola, no período noturno, a Viagem com roteiro histórico ao Rio Grande do Sul e a Formatura do Pelotão Curumim.

O encerramento das atividades de 2013 acontecerá em dezembro, quando será realizada a formatura dos integrantes e entregue a farda e a carteira de resgatista (salva-vidas). O projeto deve ter continuidade no próximo ano, quando serão realizadas a segunda e terceira fase.


Aluno praticando rapel

Resultados
De acordo com Sueli Tomazini, diretora da Escola Estadual, embora o projeto tenha começado há pouco tempo, já é possível observar uma sensível melhora, sobretudo no que se refere à disciplina, comportamento e responsabilidade de alguns alunos, “É notório o orgulho e satisfação dos pais, vendo seus filhos perfilados em formação militar, rumo à evolução cidadã que os aguarda até o final do projeto, bem como é nítida a satisfação dos alunos em participar de situações inusitadas que os desafiam a cada dia”.

A iniciativa tem estreitado os laços entre Escola-Família e tem proporcionado uma forte união e trabalho em equipe. “Cada um se torna responsável por um setor, sendo todos importantes para o resultado final. Os pais colaboram com boa vontade, seja através de doações espontâneas, seja com a força de trabalho, e os estudantes procuram seguir regras e cooperar nas atividades. Assim, a expectativa em torno do projeto é grande e tem gerado bons resultados, tanto nos aspectos pedagógicos quanto sociais”, explica a gestora.

Marlei Bourscheid, mãe de um “Curumim”, diz que a comunidade aprova e apoia o projeto. “É um projeto que a comunidade estava precisando, nossas crianças estão tendo experiências que a maioria delas nunca teria por si própria”, afirma. Marlei destaca que o apoio dos pais é fundamental, pois ainda não há verbas governamentais para a manutenção do projeto.

A estudante/Curumim Milena Feroldi considera São Luiz D’Oeste “um lugar privilegiado” e se diz grata por poder participar do projeto. "Eu acredito que o Projeto Curumim irá me ajudar no futuro, para seguir a minha vida pessoal e profissional, no dia a dia, em casa, na rua e em qualquer outro lugar”.

Clique e Confira algumas Atividades que já foram realizadas...

Ainda estão previstas para 2013:

• Atividade em Francisco Beltrão
• Acampamentos em sítios de pais de curumins.
• Acampamento na Cachoeira da Onça, São Roque - Marechal Cândido Rondon.
• Instruções na Escola, no período noturno.
• Viagem com roteiro histórico ao Rio Grande do Sul
• Formatura do Pelotão Curumim
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.