Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

19/06/2013

Toledo Encerra 1ª Etapa do Formação em Ação 2013

O Núcleo Regional de Educação de Toledo encerrou nesta segunda (17), a primeira etapa do Formação em Ação 2013. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação – SEED, através dos NRE, e tem carga horária de 16 horas, dividida em duas etapas distintas de 8 horas, uma em cada semestre. Nesta primeira etapa, o evento aconteceu nos municípios pólos de Palotina, Toledo e Marechal Cândido Rondon. Participaram da formação continuada, nos três pólos, mais de três mil e quinhentos educadores, entre professores, pedagogos e agentes educacionais.


Participaram do Formação em Ação, cerca de mil educadores, no pólo de Marechal.

O último município a receber a formação continuada foi Marechal Cândido Rondon, que reuniu cerca de mil profissionais da educação, entre professores, pedagogos e agentes educacionais, pertencentes aos municípios de Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Pato Bragado, Quatro Pontes e Santa Helena.

O chefe do Núcleo Regional, Léo Inácio Anschau, ao falar com os participantes, salientou que o evento é uma oportunidade para que os profissionais que atuam nas escolas possam se reunir, conversar, encontrar os amigos de profissão e, ao mesmo tempo, trocar informações e experiências sobre o dia a dia da escola. “É importante percebermos que temos uma missão que não é a mais fácil, mas que, com certeza, nos dá muito prazer, porque sabemos que estamos ajudando e contribuindo de forma direta, para construir uma sociedade melhor”, disse.

Anschau, também apresentou avanços que a categoria da educação tem conseguido nos últimos anos, além de elogiar a grande quantidade de participantes em todos os pólos de realização do evento. “Nós superamos a quantidade de participantes dos anos anteriores e isto é muito importante, porque mostra a valorização que os profissionais estão dando à capacitação que o Estado oferece”, afirmou.

Os professores também puderam apreciar a apresentação do Coral Águas de Março, formado, principalmente, por alunos de Pato Bragado, que abrilhantaram o evento com poesia e performances musicais. Um dos momentos mais emocionantes foi à homenagem que os integrantes prestaram a todos os educadores do NRE, com a execução da música “te amo meu Paraná”.


O Coral Infanto Juvenil Águas de Março fez apresentações nos três pólos de realização do Formação em Ação, sendo muito aplaudidos e elogiados pelos educadores.

Organização
O evento contou com dois momentos específicos. Pela manhã, momento coletivo, com participação de diretores, pedagogos e professores, na Igreja de Deus, e agentes educacionais I e II na Unifass. Já o período vespertino ficou reservado para as oficinas específicas, dentro área de atuação. O primeiro grupo foi distribuído entre os colégios Maximiliano Ceretta e colégio Eron Domingues, enquanto os agentes educacionais se dirigiram ao Colégio Paulo Freire.


Cerca de 280 Agentes Educacionais participaram de Oficinas no CE Paulo Freire.

Palestras
As palestras apresentadas na Igreja de Deus tiveram como objetivo refletir sobre encaminhamentos metodológicos, planejamento e organização do trabalho docente, bem como assuntos que se relacionam com o universo escolar, além da importância de trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e a busca de parcerias para o processo de ensino e aprendizagem.

A professora Doutora Clarice Lotermann, do curso de letras da Unioeste – Campus de Marechal Rondon, ministrou palestra sobre a formação de leitores na escola, além de motivar os professores para a leitura e aperfeiçoamento profissional. “O professor precisa melhorar a sua formação como leitor, conhecer o materiais disponíveis e pensar que a formação de cidadãos que gostem de ler e compreendam o significado da leitura é compromisso de todos na escola, não somente do professor de português”, afirmou.

A outra palestrante da manha foi a professora do Curso de Filosofia da Unioeste – Campus Toledo, Ester Maria Dreher Heuser, que apresentou a proposta e resultados já alcançados com o Projeto Escrileituras. O projeto faz parte de um programa nacional chamado Observatório da Educação, que procura conciliar o trabalho desenvolvido nas Universidades, nível de graduação e pós-graduação, voltado para a formação de professores e ampliação dos índices escolares do IDEB.

O Projeto Escrileituras compreende que não há leitor que não seja também escritor. “A proposta é que as pessoas vivam o prazer de ler e, na medida em que temos contato e que amamos essa prática, também sejamos levados a produzir a nossa própria escrita. Isto tanto para os alunos quanto para os professores”, comentou Ester.

Em Toledo, o projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal André Zenere, do primeiro ao quinto ano e no Colégio Estadual Jardim Europa, a partir de oficinas semanais. Em Ouro Verde do Oeste, alunos da graduação em Filosofia, desenvolvem oficinas com alunos da rede estadual.

Na Unifass, onde se reuniram os agentes educacionais I e II, a temática das palestras foi a Diversidade e questões Étnico-Raciais, com os professores José Edione Pereira da Silva e Udilma Lins Weirich.

Resultados
A avaliação do evento foi positiva. Sheila Daiane de Carvalho Canossa, que trabalha com Português e Espanhol no CE Santo Agostinho, achou que as atividades desenvolvidas foram proveitosas. “Os assuntos abordados foram interessantes e contribuem para o cotidiano escolar. É importante esta parada para rever o planejamento, pois, no dia a dia da escola, acabamos tendo pouco tempo para avaliar nosso prática docente”, afirma.

O professor de Matemática do Ceebja de Santa Helena, Edson Mauro Klesener, disse que as palestras foram muito produtivas. “Com certeza todos puderam aproveitar alguma coisa dos momentos que tivemos hoje. É fundamental essa troca de idéias e discussões entre os professores. Sempre aprendemos, uns com os outros”, comentou.


Mais de 280 educadores, entre Diretores, Pedagogos e Professores, estiveram presentes nos colégios Maximiliano Ceretta e Eron Domingues, para as oficinas de capacitação.

Confira  fotos do evento
Coral Águas de Março (Vídeos)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.