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NRE Toledo

11/06/2009

Em Movimento Pela Paz


“Não há caminho para a paz, a paz é o caminho.” Inspirados por esta frase, 27 turmas do CE Dario Vellozo fizeram suas  presentações, em dois dias de festival. A participação dos alunos foi total, mais de 800 participantes, de quase todas as turmas  incluindo o ensino profissionalizante. O público correspondeu: compareceu em peso ao Teatro Municipal nos dois dias de  apresentações.
A competição foi dividida em três níveis, no primeiro dia apresentaram-se 5as e 6as séries, no segundo dia 7as e 8as séries, e  Ensino Médio, que apresentou-se no mesmo dia mas estava em outro nível. Os vencedores em todos os níveis receberam medalhas, os primeiros colocados receberam um passeio e os segundos colocados camisetas do evento.
A coordenação do evento este ano teve uma preocupação especial em melhorar a qualidade do evento. Isto porque uma das coordenadoras, a professora Josiane estava aplicando seu projeto PDE na escola. Ela elaborou questionários para alunos, professores e comunidade escolar, acerca de suas opiniões sobre o festival e, com base nestes dados, reformulou o evento. O objetivo era de que a dança não fosse simplesmente uma realização de movimentos, mas que fosse um conteúdo que contribuísse para a formação humana dos alunos. Assim sendo, eles estudaram fundamentos da dança como tonicidade corporal e expressão e fizeram um estudo com relação às músicas escolhidas, que deveriam destacar o tema, não fazer apologia ao crime, às drogas, entre outros, e ser em sua maioria músicas nacionais. O tema foi abordado através de várias perspectivas, a paz na sociedade, na família, no interior de cada um.
Um ponto forte dessa edição foi a aceitação ao outro, ao diferente. Vários alunos portadores de necessidades especiais participaram das apresentações, e tiveram ótimas atuações. Os colegas incentivaram e ajudaram no momento da apresentação. A professora conta que se emocionou ao ver a alegria destes alunos especiais no palco, e se emocionou mais ainda ao ver o carinho com que os colegas os ajudavam com posicionamentos, movimentação, ritmo. Uma prova real de que a dança pode ser praticada por todos, cada um com suas possibilidades, e que a dança não é apenas o movimento do corpo, mas também interação entre mentes e corações.

“Na perspectiva escolar, a dança precisa ser compreendida como um elemento que contribui para a reflexão e a crítica, pois ao movimentar o corpo em um ritmo estabelecido em grupo ou individualmente o aluno percebe melhor a si mesmo e aos outros.”
(Trecho do OAC da professora Josiane)

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