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Núcleo Regional de Educação de Goioerê

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NRE Goioerê

05/10/2020

Chefe do NRE de Goioerê, Valdemir Mellero, promoveu a reunião semanal com os diretores das escolas públicas estaduais.

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Seguindo a agenda da semana, o Chefe Valdemir Mellero promoveu a reunião semanal com os diretores das escolas públicas estaduais, na manhã da segunda-feira, 28, momento em que Mellero reforçou a necessidade da equipe gestora estar engajada com os professores no acolhimento aos alunos que estão participando das aulas on-line e principalmente aqueles que não estão. O Chefe retomou a premissa da importância da busca ativa e das vídeos aulas para que haja participação de todos alunos de forma satisfatória.

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A professora Rosemary Turkiewicz socializou uma breve análise acerca dos resultados do IDEB 2019 no NRE de Goioerê, observando a relação desse índice com os dados da própria avaliação interna da instituição de ensino, expressos pelo percentual de rendimento escolar evidenciado pelas taxas de aprovação em cada ano/série da etapa escolar avaliada.

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Rose ressaltou a importância do equilíbrio necessário entre crescimento das taxas de rendimento escolar e de resultados de proficiência demonstrados nas avaliações do SAEB de Língua Portuguesa e Matemática, para que a instituição perceba uma evolução real do processo de ensino e de aprendizagem, demonstrando que esses dados devem “caminhar” em consonância, almejando uma contínua evolução, conforme a realidade de cada contexto escolar. “Olhar” para os números e resultados, deve constituir um parâmetro para analisar as necessidades de intervenção e ações pedagógicas na própria escola, em sua comunidade, na busca por um crescimento contínuo.

 

Além disso, Rose apresentou os avanços obtidos pelas instituições quanto aos resultados de aprendizagem expressos por esses dados, no período 2017-2019, além do reconhecimento ao trabalho realizado pelas equipes escolares, professores e alunos para obtenção desse avanço.


O Técnico Pedagógico da Rede de Proteção Adenildo participou da reunião, onde disse que cabe a equipe pedagógica realizar articulações e ações junto a sua rede interna (professores, funcionários, alunos, Grêmio Estudantil, APMF, Conselho Escolar) a fim de possibilitar encaminhamentos que permitam o retorno dos alunos às atividades escolares, procurando diferenciar as dificuldades em realizar às atividades dos componentes curriculares do abandono intelectual. Para Adenildo, esgotando todas as tentativas, e a condição de abandono se mantenha, o caso deve ser registrado no Sistema Estadual Rede de Proteção e enviado à rede externa obedecendo o fluxo de seu município.


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Fonte: NRE de Goioerê

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