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NRE Cornélio Procópio

14/10/2019

Projeto Stop Motion do CE Barão do Rio Branco

Projeto Stop Motion

Disciplinas de Jornal Escolar e Tecnologia da Informação e Comunicação
Professora: Érica Cristina da Costa

Introdução Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento. Cientificamente falando, o Stop Motion só é compreendido como movimentação pelo fenômeno da Persistência Retiniana. Ele provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente quando existem mais de 12 quadros por segundo. Na verdade, o movimento desta técnica cinematográfica nada mais é que uma ilusão de ótica. Com a utilização dos recursos de informática na educação atual, integrada aos processos de ensino-aprendizagem, novas estratégias devem permear a prática educativa, viabilizando novas estratégias de ensino e levando em conta as realidades que a escola vive. Dessa forma, como dito por Saviani: o dominado não se liberta se ele não vier a dominar aquilo que os dominantes dominam. Então, dominar o que os dominantes dominam é condição de libertação (SAVIANI, 2003). Basta então perceber que a tecnologia é fator e realidade necessária na escola atual, desde suas formas menos complexas, sejam com a utilização de aparelhos de som, DVD, câmeras digitais, softwares livres etc. Assim, integra o indivíduo a sociedade atual, permitindo que ele adquira conhecimentos necessários às novas realidades a serem vivenciadas. O educando, por já nascer em meio às novas tecnologias, tem certamente mais facilidade de integração com essas, muita vezes viabilizando novos aprendizados ao educador. O Stop Motion pretende integrar as novas tecnologias ao plano de trabalho a ser desenvolvido nas disciplinas de Jornal Escolar e de Tecnologia da Informação e Comunicação, tendo como pressuposto que o individuo constrói sua aprendizagem de forma colaborativa com os demais membros envolvidos nesta.

1 Justificativa
No mundo atual, é importante que a escola ofereça aos seus alunos oportunidades de aprender por meio de diversas linguagens, possibilitando a construção dos conhecimentos e propiciando o protagonismo.
A linguagem audiovisual permite que a escola ofereça esta oportunidade ao seu aluno, pois o processo de produção de um vídeo possibilita o diálogo entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos mais gerais. Pela necessidade de ser trabalhar de forma contextualizada conteúdos a serem desenvolvidos nas disciplinas empregadas em tal projeto, levando os integrantes a uma integração e melhoria nos processos de ensino-aprendizagem e inter-relações.

2 Objetivo
2.1 Geral:
Melhorar a qualidade do ensino ofertado, oportunizando a aprendizagem e a experimentação de produção audiovisual, ampliando o horizonte cultural dos jovens, com o objetivo de despertar a visão crítica de forma a construir os conhecimentos tendo como base a criação de pequenos vídeos feitos de forma amadora com massa de modelar, objetos, desenhando, em situações cotidianas, no contexto escolar e nas variáveis que permeiam suas vidas.
2.2 Especifico:
Despertar o senso critico, a leitura, a interpretação textual e contextual.Desenvolver no indíviduo o interesse pelas novas tecnologias, de forma integra-las ao processo de ensino-aprendizagem. Estimular a criação de vídeos recontando histórias, ressaltando fatos e os apresentar a comunidade escolar.
3 Local de realização:
O projeto está sendo realizado no Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Ensino Fundamental, Médio Integrado e o Fundamental Integral nas disciplinas do componente curricular Jornal Escolar e Tecnologia da Informação e Comunicação.
4 Público Alvo:
Alunos dos 7º anos A, C, D e E do ensino Integral.
5 Avaliação:
Ocorrerá durante todo processo de elaboração e execução do presente projeto, de forma integrada as atividades a serem realizadas.
6 Recursos Necessários:
Laboratório de Informática, Massa de modelar; Celular; Cartolinas e papéis coloridos; Lápis de cor; Palito de churrasco; Cola branca; Tesoura; Régua; Objetos (brinquedos); Aplicativo Stop Motion Studio (baixado e instalado nos celulares dos alunos).
Referências:
SAVIANI, D. Escola e democracia. 36. ed. revista. Campinas: Autores Associados, 2003.
TECMUNDO. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/player-de-video/2247-o-que-e-stop-motion-.htm



Fonte: CE Barão do Rio Branco

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