Núcleo Regional de Educação de Guarapuava
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NRE Guarapuava
11/09/2019
Palavras cruzadas são utilizadas como recurso para o desenvolvimento de habilidades que estimulam a memória.
Alunos do 9º Ano, do Ensino Fundamental e também, alunos do Ensino Médio, do Colégio Estadual Michel G.P.A. Reydams, participaram uma atividade simples mas com grande potencial para o desenvolvimento de habilidades que estimulam a memória.
A atividade partiu de uma “Palavra Cruzada”, onde os alunos receberam uma palavra cruzada elaborada pela docente, professora Mauren Dalla Barba.
A utilização das palavras cruzadas em sala de aula, tem por finalidade desenvolver entre outras habilidades, a de estimular a memória. Assim, após resolverem a atividade elaborada pela professora, foi proposto que alunos elaborassem suas próprias palavras cruzadas, ofertando para isso, um vasto repertório de temas (times de futebol, esportes, carros, política, países, comidas, vestuário, doenças, flores), sendo que o aluno deveria escolher conforme sua preferência e conhecimento prévio.
Partindo disso, passaram para as elaborações, com o auxílio de pesquisas na internet, pois tinham que elaborar descrição para ao menos dez palavras, levando em consideração informações corretas, claras, objetivas, que fossem de fácil entendimento ao leitor que realizaria a execução da atividade.
Usar esse suporte pedagógico em sala de aula de modo lúdico, colabora para desenvolver nos estudantes a escrita e compreensão do sentido das palavras e sua ortografia.
A palavra cruzada tem vários subsídios importantes que colaboram no desenvolvimento do pensamento e da linguagem, além da ortografia e questões semânticas. O uso desse jogo nas escolas, também favorece e provoca o estímulo cognitivo, assim como, auxilia na compreensão e coordenação e na aprendizagem do significado das palavras.
É importante mencionar, que o uso desse recurso atende ao que está previsto na BNCC, no que diz respeito a cultura digital (Competências 4 e 5), utilizando linguagem digital, compreender e utilizar tecnologias digitais nas diversas práticas sociais (inclusive as escolares) para se comunicar, acessar, disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer o protagonismo.
Os alunos foram protagonistas de suas atividades, desde a escolha do tema, a pesquisa, a escrita e produção própria, a digitação.
Por fim, ainda contaram com a colaboração de alguns professores que toparam realizar suas palavras cruzadas, passando de professor à aluno. Com isso, além da auto estima, os alunos foram prestigiados pelos docentes, que adoraram o material elaborado por eles.
Fonte: Profª. Mauren Dalla Barba