Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Editais Professor Formador
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • CONVOCAÇÃO PSS - AVALIAÇÃO PESSOA NEGRA
  • convocações pss
  • atribuição de aulas e funções
  • Ícone conteúdos aulas on-line

Núcleo Regional de Educação de Ibaiti

Rua Nilo Sampaio, s/nº - Centro - CEP 84.900-000
Ibaiti - PR | Fone: 43 3546-8100 - Fax: 43 3546-8124  mapa Localização

NRE Ibaiti

28/08/2019

Colégio Estadual David Carneiro estabelece parceria com empresa regional para auxílio ao protagonismo juvenil

No dia 27/08/19 realizou-se no Colégio Estadual David Carneiro, município de Guapirama, o projeto Caravana do Saber. Esse projeto tem como objetivo a parceria estabelecida entre a equipe diretiva do colégio, com a mediação do diretor Darlei Gonçalves, a tutora pedagógica do NRE Rosemeyre Duarte e a Analista de Recursos Humanos do setor de Treinamento & Desenvolvimento da empresa Frango Pioneiros, Kélita Borges M. Belo e Érika Eloise da Silva, para o desenvolvimento de atividades que promovam o autoconhecimento, projeto de vida, aproximação ao mercado/mundo do trabalho e protagonismo juvenil.

Este projeto foi desenvolvido primeiramente para atendimento aos alunos do ensino médio do colégio, na perspectiva do desenvolvimento intrapessoal e interpessoal, tendo como referência a sigla CHA: Conhecimento, habilidade e atitudes, sendo manifestado na forma de pensar, sentir e agir do indivíduo (Scott B. Parry, 1996). A equipe diretiva e professores darão continuidade ao trabalho estabelecido no projeto Caravana do Saber com o planejamento de atividades significativas, temáticas contextualizadas e integradas ao ensino-aprendizagem. No mês de setembro serão agendadas visitas à indústria, para que aos alunos e professores possam participar do Programa Portas Abertas.

O diretor do Colégio, professor Darlei Gonçalves, expôs que o colégio atende aproximadamente 200 alunos que se encontram no Ensino Médio, e muitos deles já estão inseridos no mercado de trabalho, e outros buscam colocação. Nesse sentido e partindo da percepção de que os alunos não se preocupam muito com a qualificação para o mercado de trabalho, bem como a valorização do ensino dentro da escola pública, buscou-se alternativas para tentar de alguma forma solucionar esses pontos que consideramos importante na formação do cidadão, assim como diminuir a evasão e aumentar a frequência escolar. Percebeu-se que os alunos interagiram bastante durante a palestra e mostraram interesse e preocupação com os temas abordados. "Avaliamos que esta ação foi muito importante neste momento e que, se conseguirmos dar continuidade a esta proposta de trabalho, e aos temas abordados, poderemos atingir os objetivos propostos pelo Colégio", ressaltou.

Em depoimento a aluna Clarice Soboleski - 4° Ano Formação de Docentes declarou: “Eu achei bem legal a palestra, gostei da maneira como a palestrante nos incentivou a traçar objetivos na vida e sempre se dedicar para alcançá-los”.

A professora Luciana Helena ressaltou a importância do projeto: “A aproximação do mundo do trabalho com a escola é muito importante e pode contribuir no processo de formação humana integral dos educandos, especialmente para a formação da consciência de classe, o que é extremamente necessário para que o protagonismo juvenil realmente se materialize. Outro aspecto relevante é que os adolescentes e jovens estudantes se sintam como parte integrante da sociedade e possam agir e modificá-la de acordo com as necessidades coletivas”.

O Projeto Caravana do Saber da empresa Frango Pioneiros, até o final do ano, pretende percorrer colégios que ofertam o Ensino Médio dos municípios de jurisdição do NRE. Para finalizar, Kélita reiterou a importância do projeto, no sentido de estimular reflexões para que o jovem se perceba como um agente de mudança e transformação do seu contexto.

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.