Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz
Rua Sete de Setembro, 39 - Centro - CEP 84.950-000Wenceslau Braz - PR | Fone: 43 3513-1100 - Fax: 43 3513-1101 Localização
NRE Wenceslau Braz
22/08/2019
Projeto "Matemática Divertida" Incentiva Alunos a Gostarem de Aprender Matemática
Considerada pela maioria dos alunos uma das disciplinas mais difíceis de se aprender, a Matemática nunca foi tão fácil de se lidar quanto no Colégio Estadual do Campo Professor Lauro Sangreman, município de Sengés. Isso porque o professor Maycon Marrero desenvolveu com os alunos do 8º ano o projeto "Matemática Divertida" que ajuda os estudantes a aprenderem a disciplina utilizando a música.
De forma lúdica, criando paródias e incentivando os alunos a cantarem, o professor conseguiu provar que a Matemática pode ser aplicada de uma maneira gostosa e diversificada, fazendo com que eles fixassem melhor o conteúdo na cabeça e sentissem prazer em explorar essa disciplina, por vezes tão temida e incompreendida. O trabalho além de explorar os conteúdos básicos do 8 ano, é uma maneira também de revisar os descritores da Prova Paraná, pois enquanto os alunos realizavam a pesquisa bibliográfica das palavras chave relacionadas aos conteúdos, iam destacando também os descritores relacionados aos mesmos, e no final de toda aula destinada ao projeto, cada grupo recebia um problema sobre seu conteúdo, onde tinham que resolver e apresentar a solução oral em forma de verso.
A aluna Maria Luiza garante que aprender matemática assim é bem melhor "A aula de matemática ficou muito legal, o professor Maycon encontrou uma maneira gostosa de revisar conosco a Prova Paraná e reforçar os conteúdos que estamos estudando" diz.
"Quando eu percebi que os alunos tinham dificuldade de memorizar os conteúdos básicos do 8º ano como potenciação, radiciação, polinômios, monômios, produtos notáveis, frações algébricas entre outros e a forma que eles devem ser usados, resolvi criar um concurso de paródias", explica Maycon Marrero, criador do projeto. O objetivo do professor é ajudar os estudantes a saberem lidar melhor com a exatidão da matemática e mostrar que ela, apesar de complicada, também pode ser legal de se aprender.