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NRE Toledo

06/06/2019

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DAS EQUIPES GESTORAS E LANÇAMENTO DO PROGRAMA PRESENTE NA ESCOLA COM A PARTICIPAÇÃO DO SUPERINTENDENTE DA EDUCAÇÃO RAPH GOMES ALVES

Mais um encontro de formação das equipes gestoras do Núcleo Regional de Educação de Toledo, foi realizado na data de ontem, 06 de junho de 2019, no Auditório e salas da Pontifícia Universidade Católica – PUC PR.
No primeiro momento foram divulgadas informações importantes no auditório para os gestores dos estabelecimentos onde o Chefe do Núcleo Regional de Educação José Carlos Guimarães os acolheu. Na sequência, a Coordenadora da Equipe de Educação Básica, Rejane Sirlei Munchen falou sobre a organização dos trabalhos no decorrer do dia.

A Coordenadora destacou que os encontros formativos são importantes para refletirmos e discutirmos sobre os trabalhos nas escolas. Que tanto a Secretaria, o Núcleo e as instituições devem compreender a relevância desses momentos para compartilharem ações e dividirem conhecimento. Esses momentos auxiliam na divulgação de estratégias e princípios pautados na tutoria pedagógica que em breve contemplará 100% das instituições. Diante disso, uma vez por mês ao menos os tutores serão capacitados em encontros na SEED, com temas diferenciados que irão nortear os trabalhos e o Núcleo irá replicar esses temas nos encontros formativos, para que todos tenham noções e construam estratégias visando um só objetivo, ou seja, a melhoria do ensino-aprendizagem.

No encontro ainda foi explicado a essência das mudanças coordenadas pela Secretaria, os objetivos da tutoria, das avaliações diagnósticas e as melhorias acarretadas com alguns exemplos bem-sucedidos de estabelecimentos que implantaram a tutoria há mais tempo.  O compartilhamento de experiências sobre o que a tutoria representou e agregou de melhoria ao ensino foram realizados pelos gestores do Colégio Estadual Presidente Arthur Costa e Silva de Terra Roxa, com a gestora Lucilene, do Colégio Estadual Mendes Gonçalves de Guaíra, por meio da gestora Fernanda e do Colégio Estadual Jardim Zeballos por meio do gestor Volnecir.

Após as explanações dos trabalhos, os gestores foram divididos em equipes e encaminhados as salas de aulas para serem instigados a pensarem possibilidades de trabalho por meio da análise dos descritores, do envolvimento interdisciplinar e proporem novos métodos de aprendizagem a partir dos resultados da prova paraná, dos índices das disciplinas e séries com menos resultados, e da reformulação dos planos de trabalho das instituições.

A coordenadora Rejane, ainda destacou que a tutoria não deve ser vista como uma fiscalização do Núcleo nas escolas, e sim como uma ferramenta de apoio e melhoramento das ações para beneficiar a aprendizagem dos educandos.

LANÇAMENTO DO PROGRAMA PRESENTE NA ESCOLA COM A PRESENÇA DO SUPERINTENDENTE DA EDUCAÇÃO RAPH GOMES ALVES

Ainda no final da tarde de ontem, foi realizado uma reunião com o Superintendente da Educação, Raph Gomes Alves, com os Diretores dos estabelecimentos estaduais, Secretários Municipais de Educação, Representantes dos Conselhos e Órgãos de proteção ao direito da criança e adolescente e de outras secretarias, para prestigiar o lançamento do Programa Presente na Escola.

O programa visa combater a evasão escolar nos estabelecimentos, auxiliando no monitoramento a frequência escolar para que medidas preventivas possam ser tomadas e que as escolas possam elaborar estratégias para manter e trazer os estudantes afastados de volta a instituição.

O programa será vinculado ao registro de classe online, onde os professores podem inserir a frequência dos alunos off-line. Dessa forma, ao perceber a ausência contínua e sem justificativa por parte dos estudantes, a equipe pedagógica fará o monitoramento e o contato com o aluno. Segundo o superintendente, o objetivo é mostrar aos alunos que sua ausência é notada e que a escola se importa com sua evolução, mostrando que sem uma continuidade na frequência, o educando perderá trabalhos para melhoria das notas, conteúdos que farão a diferença na aprendizagem e chegarão ao fim do ano desmotivados ou mesmo reprovados por baixa frequência.

O Superintendente destacou que cerca de 89 mil estudantes abandonaram a escola em 2018, sendo a maioria do Ensino Médio, e que a Secretaria fez um estudo que levou a conclusão dos motivos os quais levam o aluno ao abandono escolar que podem ser de cunho extraescolar como violência, famílias itinerantes, drogas, doenças, cultura familiar, dificuldade de deslocamento ou Intraescolar como bullyng, falta de acolhimento, aulas com pouca relevância, falta de aulas, violência, clima escolar e infraestrutura. Essa visão é para auxiliar os educadores a prestarem atenção ao dia a dia do educando, para que possam prevenir as causas do abandono.

Ao término da reunião, o Superintendente ainda aproveitou para esclarecer dúvidas dos gestores a respeito de recursos, métodos implantados, intenções da Secretaria de Estado da Educação, e outros assuntos pertinentes a educação.


Fonte: Jaqueline B. R. Gallo

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