Núcleo Regional de Educação de Toledo
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NRE Toledo
31/05/2019
DÉCIMA TERCEIRA ETAPA DO CURSO PRESENCIAL DE FORMAÇÃO DE BRIGADISTAS ESCOLARES ACONTECE EM VÁRIOS POLOS DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO
Dia 30 de maio no Colégio Estadual Attílio Fontana de Toledo, iniciou a Décima Terceira etapa do curso presencial de Formação de Brigadistas Escolares, que acontecerá em vários polos do Núcleo Regional de Educação de Toledo. O curso é oferecido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, através dos Núcleos Regionais de Educação em parceria com a Defesa Civil através do Corpo de Bombeiros e visa a capacitação de profissionais da educação para a atuação em situações de emergência e riscos nas escolas.
Atualmente a legislação possui normas que estabelecem procedimentos às empresas exigindo proteção contra incêndio, saídas de emergência, equipamentos suficientes para combater o fogo e pessoal treinado no uso correto desses equipamentos. Para esse objetivo, o curso Formação de Brigadistas Escolares possui carga horária total de 68 horas, e visa capacitar funcionários das Escolas Públicas Estaduais do Paraná para criação e composição de Brigadas Escolares em todos os estabelecimentos.
O curso é ofertado em EaD com 60 horas, e outras 8 horas presenciais para os módulos de Primeiros socorros, Simulação de Plano de Abandono Escolar e Combate a Princípios de Incêndio. As orientações práticas no encontro presencial foram repassadas pelos docentes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, Soldado Alvaro da Costa e Sousa Neto Junior e Soldado Arialdo de Oliveira vulgo Soldado Coutinho.
Segundo a Diretora Carmem Miranda Marcola de Siqueira do Colégio Estadual Jardim Maracanã, os cursos de prevenção são muito importantes na prevenção de incêndios e também para os primeiros socorros. Para os profissionais que se empenham em aprender, é possível ter uma resposta eficiente frente a situações inesperadas nos estabelecimentos de ensino.
O Soldado Coutinho esclarece que a capacitação é mais prática com profissionais da educação, por se tratarem de profissionais que já possuem formação em outras áreas, e uma bagagem de experiências, então as respostas as práticas são mais rápidas, assim como o nível técnico de aprendizagem. Citou que os formandos fazem a parte EaD a partir do ambiente virtual AVA com vários conteúdos relevantes, e por fim fazem a parte prática para perceberem a dificuldade de interação com as vítimas, ou possíveis vítimas e colegas que estarão atuando em caso de incêndio. O soldado acredita que o curso prepara o profissional ao socorro inicial, pois a parte prática fornece segurança e uma resposta diante de situações de risco.
Frisou ainda que a prática apresenta apenas noções básicas de combate a princípios de incêndio, pois os formandos não estarão equipados corretamente e protegidos para combater incêndios de grandes proporções. Mas acredita que se os mesmos conseguirem evitar princípios utilizando extintores ou hidrantes, conseguirão evitar que o fogo se propague e tome proporções maiores. Destacou que o foco do programa é trabalhar com princípios de incêndio e pré-hospitalar como casos de trauma, parada respiratória para que eles saibam atuar até que chegue o socorro especializado através dos Bombeiros, SIATE ou SAMU.
Fonte: Jaqueline B. R. Gallo. Site da SEED.