Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Concurso Agrinho 2021
  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Chamada ordem de serviço 2020
  • Editais Professor Formador
  • Coronavírus 2020
  • convocações pss
  • CONVOCAÇÕES PARA VERIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL
  • atribuição de aulas e funções
  • Agendamento PRPrev
  • divulgue sua escola
  • oliimpíada de língua portuguesa
  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Núcleo Regional de Educação de Toledo

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1287 - Centro - CEP.: 85900-180
Toledo - PR | Fone/FAx: (45) 3379-7200  mapa Localização

NRE Toledo

16/05/2019

PALESTRA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO SUICÍDIO – PARCERIA ENTRE CE JD PORTO ALEGRE E SECRETARIA DA JUVENTUDE

Percebendo a necessidade de ações de prevenção ao suicídio e transtornos mentais dentro do ambiente escolar, o Grêmio Estudantil e Direção do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre efetivaram uma parceria junto a Secretaria da Juventude do município de Toledo, para promover hoje dia 16 no período da manhã e noite uma palestra de intervenção com adolescentes e jovens do Ensino Médio.

Segundo a diretora Salete do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, essa ação se fez necessária diante dos alertas emitidos pelos alunos da instituição, como relatos, distúrbios emocionais, tentativas de suicídios e conflitos familiares, e que a iniciativa veio por parte do Grêmio Estudantil. Assim, juntos procuraram desenvolver ações efetivas que contribuíssem para a orientação e acompanhamento desses jovens. 

Dentro do planejamento anual do Grêmio estudantil, já existe a promoção de atividades de combate e prevenção a doenças e fatores de risco no ambiente escolar. Assim, com o apoio de instituições e profissionais especializados, buscam minimizar casos de suicídios, transtornos mentais, isolamento social e outros. Nessa perspectiva, o presidente do Grêmio Estudantil Gustavo Barboza juntamente com a Diretora Salete contataram a Secretaria e realizaram uma reunião com o Secretário da Juventude e o psicólogo responsável para debater a pauta da palestra com os itens mais importantes e necessários aos alunos.

O profissional palestrou acerca do suicídio e outros potenciais desencadeadores, como bullying, depressão, ansiedade, abuso de drogas, violência doméstica, isolamento social, falta de motivação e sobre a necessidade da valorização da pessoa humana, do desenvolvimento da autoconfiança e autoestima.  Abordou ainda dicas de auxílio a pessoas que estão passando por situações de risco e sanou dúvidas dos estudantes, que puderam fazer perguntas anônimas. O objetivo foi promover o conhecimento e mostrar ao jovem e adolescente que há alternativas, que eles podem buscar auxílio de profissionais, dos líderes na escola, amigos, dentre outros.

Essa é apenas o início de atividades que serão realizadas no ambiente escolar, principalmente com alunos que apresentam problemas significativos. A escola junto com o Grêmio irá desenvolver ações diversas de combate, prevenção e promoção do conhecimento como rodas de conversa, festival de talentos, teatro, jogos, dinâmicas, abordagem de problemas específicos com grupos menores, ações que trabalhem a motivação dos estudantes, o desenvolvimento da confiança, do bem-estar e da autoestima. Outra iniciativa da instituição será delimitar um horário intermediário para promover reuniões e atender essa demanda quinzenalmente ou mensalmente.

SECRETARIA DA JUVENTUDE DE TOLEDO

A Secretaria da Juventude possui projetos de intervenção dentro dos centros da juventude. Mas como o intuito é divulgar cada vez mais essas ações a população, desde o ano passado ela realiza palestras em escolas e outras instituições que estão abertas a parcerias. A palestra é desenvolvida pelo psicólogo Rodrigo Dalanhol, que aborda temas diferenciados de acordo com a necessidade dos educandos e da comunidade escolar.

O Psicólogo Rodrigo Dalanhol trabalha na Secretaria com atendimento e acompanhamento a famílias e adolescentes que possuem problemas de relacionamento, distúrbios emocionais e que necessitam de orientação. Toda atividade e matrícula efetuada nos centros possui o aval do psicólogo para acompanhamento, orientação e prevenção. O profissional ainda atende a bolsistas da rede estadual do programa Paraná seguro, alunos que desenvolvem projetos de prevenção dentro das escolas.

Segundo o Secretário, Jairo Cerbarro, o centro da juventude está descentralizando as ações, levando um pouco das atividades aos alunos e comunidade para que eles conheçam as diversas iniciativas e saibam onde procurar auxílio. Ressaltou ainda que essas parcerias contribuem para a diminuição de mortes, acidentes, agressões e doenças entre jovens e adolescentes na instituição. Ressaltou ainda que as escolas que queiram trabalhar o tema em parceria com o centro podem entrar em contato com a Secretaria para organizar ações de prevenção.


Fonte: Jaqueline B. R. Gallo

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.